sexta-feira, 1 de abril de 2011

05. Ética empresarial

11/04/11 - 05. Questões éticas nas empresas / Princípios, valores e padrões (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 141-153);

29 comentários:

  1. Juliana Natália de O. Silva8 de abril de 2011 às 22:13

    Questões éticas nas empresas/Princípios, valores e padrões.

    “Empresa alude a várias pessoas que perseguem um mesmo objetivo, trabalhando. Essa perseguição do fim com empenho e esforço é um traço distintivo da atividade empresarial; não e uma ação frouxa, relaxada ou dispersiva, mas exigente e concentrada na obtenção do objetivo.” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 141).
    “A atividade empresarial esta integrada pela atividade tanto de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda a atividade da empresa.” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 141).
    “Nas organizações convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade (diretor, gerente, administrador e presidente) e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas. Como qualquer sociedade, devem as organizações ter definido o seu bem comum.” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 142).
    “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente. Forma - se assim círculo virtuoso e enriquecedor.” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 144).
    Uma empresa que trabalha de forma ética e que sempre é ética, e trabalha atuando pelos seus princípios éticos sociais (respeito, dignidade, direito de propriedade, primazia de trabalho, solidariedade e etc.) ela além de receber os reconhecimento e agradecimento de seus colaboradores, mas principalmente de seus clientes e ou consumidores.
    Qualquer empresa esta sujeita a problemas antiéticos no dia – a dia, entre eles se destacam alguns como: injustiça, desequilíbrio entre outras que são bem evidentes.
    As empresas possuem muitas políticas, e diretrizes de conduta, então a empresa precisa e necessita ensinar, fixar alguns comportamentos e atitudes daqueles que nela trabalham.
    Toda e qualquer empresa tem seus princípios éticos, seu valores empresariais e padrões e todos eles devem ser seguidos à risca. Para que a empresa tenha seu reconhecimento, crescimento e sucesso profissional.

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  2. FRANCELINA AZAMBUJA9 de abril de 2011 às 16:35

    Questões éticas na empresa, princípios, valores e padrões
    “A empresa é uma sociedade intermediaria, construída pelo ser humano, que se distingue pela atividade-meio: o trabalho”. (ALONSO, 2008 p. 141).
    “O trabalho grupal existiu sempre, desde que surgiu a primeira tarefa para cuja realização um homem sozinho era incapaz”. ( ALONSO,2008 p. 141).
    “Nas organizações convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade (diretor, gerente, administrador, presidente) e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas”. (ALONSO, 2008 p.142).
    A ética esta presente em todos os departamentos da empresa desde a produção que é feita pelos operários até a parte burocrática que é feita pelos administradores, ou seja, não importa qual seja a posição dentro da empresa o que deve haver em todos os departamentos é a ética em meio aos atos humanos.
    “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente”.(ALONSO, 2008 p.144), ou seja, desde que haja interação entre os colaboradores da organização tudo tende a se desenvolver melhor, portanto desde que tenha ética de saber compreender seu companheiro de trabalho, haja o mínimo de educação, que é bom e todo mundo gosta de ser bem tratado, tudo que é bom dentro da empresa é repassado para o consumido final.
    “Os princípios da ética social são seis: a dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum”. (ALONSO, 2008 p. 147-148).
    “Valores éticos, como sabemos, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo ou errado, de bem e mal, e com liberdade para agir”. (ALONSO, 2008 p.149).
    “Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplos a seguir... na empresa há padrões distintos para cada departamento, entrar na sala da contabilidade estará proibido aos que dela não façam parte ou q dela fazem parte estará proibido retirar documentos”, (ALONSO, 2008 p.150), portanto, toda empresa apresenta padrões que devem ser respeitados e seguidos.

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  3. Luzia da Silva Ferreira - 8 periodo9 de abril de 2011 às 23:27

    Questões Éticas na Empresa

    A ética está presente em todos os atos humanos, portanto, em toda a atividade da empresa, pois convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas. As organizações devem definir seu bem comum.
    Há, portanto, nas organizações pessoas a considerar, o bem comum a cuidar e um objetivo concreto a perseguir. E ocorrem nelas complexas séries de ações e decisões a serem pautadas pela ética; organizações e empresas são jazidas éticas (ou antiéticas).
    Após a Revolução Industrial com a substituição do trabalho humano por máquinas, que proporcionava superior regularidade, por causa dos estoques; além do mais, atraente ao homem porque no fundo ele sempre aprecia a convivência social. Mas surgia também a necessidade de maior disciplina sobre o ser humano (horários comuns) e o domínio do proprietário dos bens de produção.
    Todos têm proposto a solução do problema social com a colaboração de todos os envolvidos, patrões e empregados, autoridades e cidadãos, países e organismos internacionais, norteados pela justiça e pela solidariedade.
    Mas o predomínio dos bens de produção e do capital tem-se acentuado, nas últimas décadas, agora em decorrência de novas e caras tecnologias.
    Em qualquer sociedade, e, portanto na empresa, o princípio ético fundamental é a dignidade da pessoa. Em conseqüência, a empresa capitalista ofende a Ética quando prioriza o capital sobre o trabalho. Não há capital sem trabalho, nem trabalho sem capital.
    Existe a ocorrência de comportamentos antiéticos muito graves, de grandes empresas, muitas delas multinacionais. São bem conhecidos casos, como os acordos de preços entre empresas concorrentes, a desumanização do trabalho em empresas operando em países subdesenvolvidos, a indústria bélica promovendo guerras com sua atividade comercial; grandes negócios, obtidos à força de propinas e subornos; abusos na globalização com a exploração de países pobres por parte de ricos; abusos por parte do capital flutuante; maquiagens de balanços etc.
    Devido a esses fatos muitas empresas estão criando seus códigos de ética, auditorias, programas de treinamento e contratação de assessorias especializadas em Ética, códigos do consumidor, políticas de valorização dos empregados e outros.
    As razões de fundo são, sem dúvida, as principais: a ênfase da Ética na empresa funciona como o elixir de tudo vai melhorar. Aprimora as pessoas, ajuda a que cada uma galgue os degraus do seu auto-aperfeiçoamento, melhore o próprio trabalho, desenvolva suas qualidades pessoais, o relacionamento com os companheiros. Não existe comportamento ético sem qualidade no trabalho. A ética torna o ser humano íntegro, coerente e feliz.
    As razões de conveniência para a ênfase ética na empresa são cada vez mais evidentes. A empresa ética, que atua pelos princípios éticos e sociais (respeito à dignidade pessoal, direito de propriedade, primazia do trabalho, solidariedade, princípio da subsidiariedade e primazia do bem comum), recebe o reconhecimento não só dos que nela trabalha, mas principalmente dos clientes ou consumidores.
    A conduta antiética é ruinosa a longo prazo e, muitas vezes, a curto prazo. A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente.
    Não tem sentido real falar de empresa ética ou não ética. Devemos falar é do comportamento ético das pessoas .
    Condutas antiéticas podem surgir na constituição da empresa como: injustiça, desequilibro entre capital e trabalho e fixação de normas à medida do capitalismo, ou até mesmo nas: relações com os empregados; fornecedores; fisco; clientes e sócios.

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  4. Luzia da Silva Ferreira - 8 periodo9 de abril de 2011 às 23:32

    Princípios, Valores e Padrões.

    A ética é de extrema relevância na empresa.Formalmente, podemos definir a Ética Empresarial como “o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal”.
    Afinal, as decisões e condutas são das pessoas que na empresa atuam.
    Tais políticas e diretrizes são mera expressão de uma filosofia de negócio, uma forma de nortear o comportamento da empresa na direção do sucesso.
    Os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum.
    O princípio da dignidade, por exemplo, exige que o empregado seja devidamente remunerado, assistido em suas necessidades pessoais e que não seja submetido à exploração, constrangimento ou humilhação.
    E se enlaça também com a subsidiariedade, isto é, com o dever de deixar que as pessoas façam tudo o que é de sua responsabilidade, com o dever de deixá-las se desenvolverem e crescerem. Os fins e os meios devem ser sempre honestos.
    Por outro lado, a lucratividade em si mesma não está nos princípios da Ética Social.
    A propaganda, ao igual, não está em princípio ético social algum, embora seja necessária para a empresa sobreviver.
    Valor Empresarial: o valor exprime necessidade ou utilidade das coisas. A uma pessoa podemos atribuir um valor econômico (por competência profissional), um valor político ou social (por ser líder comunitário) e um valor ético (por ser honesto ou responsável).
    Valor ético, como sabe, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo e errado, de bem e mal, e com liberdade para agir.
    A solidariedade; os princípios da dignidade e do direito de propriedade sugerem que se dêem aos bens necessários à sobrevivência um valor maior que aos bens supérfluos.
    Os padrões comportamentais são modelos que serve de paradigma ou exemplo a seguir. Através deles, a empresa visa alcançar determinados objetivos, que entende serem convenientes.
    Os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos.
    Por exemplo, o departamento de seleção, define e adota o padrão de não discriminar as pessoas por sexo, etnia, credos políticos ou religiosos, em todo processo de recrutamento e seleção de pessoal.
    Dentre todos os padrões comportamentais ditados pela empresa, interessa destacar aquele que traça condutas, que trocam em miúdos os valores éticos. O valor da responsabilidade leva à não perder o tempo e a fazer o trabalho com esmero; dele podem derivar vários padrões de conduta: não fazer ligações telefônicas pessoais, no horário de trabalho; não ficar navegando pela Internet, para satisfazer a curiosidade; terminar o trabalho sem falhas ou defeitos, ter um rendimento superior à média, etc.
    O da lealdade exige o respeito devido a todas as pessoas e dá origem a numerosos padrões de conduta, tais como: não falar mal dos outros; não injuriá-los nem difamá-los, comentando desnecessariamente seus defeitos; não permitir maledicências relativas a terceiros; corrigir franca e diretamente o colega, a sós com ele; quando se está produzindo uma perda material (depósito vazando, torneira jorrando, burocracia inútil), agir imediata e pessoalmente, se for possível, ou avisar o encarregado.

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  5. Jacques Amâncio da Silva

    Questões Éticas nas Empresas


    A empresa é vital, indispensável para sobrevivência, tanto é assim que existe desde os primórdios da humanidade. Empresa alude a varias pessoas que perseguem um mesmo objetivo trabalhando, onde convivem pessoas que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridades e muitas subordinadas, em atividades produtivas e administrativas, onde pessoas considerar, o bem comum a cuidar e um objetivo concreto a perseguir. Com a evolução da ética empresarial, surge um problema, e uma pergunta: o que vale mais na empresa os trabalhadores ou os bens necessários para trabalhar? A Iniciativa ou a subordinação?
    Retorno da conduta ética baseada no comportamento ético e apresenta-se sob duas ordens, uma de fundo e outra de conveniência. As razões de fundo aprimora as pessoas ajuda a cada um construir seus degraus, as razões de convivência atua pelos princípios éticos sociais e primazia do bem comum.
    Problemas freqüentes que encontramos como constituição da empresa, as tradições culturais e leis independentes dos operadores da empresa, injustiça, desequilíbrios entre outros. Mas a empresa pode ter condutas antiéticas como, nas relações com os empregados, fornecedores e com o fisco e ate com os sócios.Princípios éticos são seis: dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade a subsidiariedade e a primazia do bem comum. Valores da empresa deve-se implicar com valores éticos, segurança do trabalhador é prioritária em relação ás metas de produção. Devemos dar valor a lealdade o respeito a todas as pessoas pois mais vale o exemplo vivo do que o padrão escrito.

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  6. Wesley Cabral Fernandes Gonzaga10 de abril de 2011 às 20:13

    Questões éticas nas empresas / Princípios, valores e padrões (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 141-153

    De acordo com ALONSO (2008), a ética empresarial, para mim ética profissional, seria uma forma de criar uma cultura ética dentro do ambiente de trabalho, onde a mesma aspira em um crescimento próprio, onde cria alavancagem de uma energia interna da organização onde esta guia para sua vida ética, tornando assim um ciclo vicioso, porém virtuoso e enriquecedor para a organização.
    Não diferente da afirmação do autor, sabemos que as empresas alocam diversas pessoas que perseguem objetivos pessoais, isso significa que estes indivíduos perseguem estes traços com empenho e esforço e, isto pode ser extremamente beneficiador para organização que também pretende alcançar objetivos. Nas organizações convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade (diretor, gerente, administrador e presidente) e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas. Como qualquer sociedade, devem as organizações ter definido o seu bem comum. (ALONSO, 2008, p.142).
    Uma organização que constrói uma forma de trabalhar eticamente correta e que mantêm a mesma em atitudes, não somente em palavras, ganha o reconhecimento dos seus colaboradores e também o prestígio de seus consumidores/clientes. Algo difícil de se acontecer por vontade própria das organizações, não dizendo que sou o dono da verdade, mas muitas das empresas possuem e seguem princípios éticos somente com interesses, em termos “financeiros”, pois uma empresa má vista nos olhos da sociedade como uma empresa antiética não é algo bom para os negócios.
    Mas voltando ao assunto, ALONSO (2009), também cita que os princípios da ética são basicamente em seis: dignidade, direito a propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedidade e a primazia do bem comum.
    Concordando com o autor, os valores éticos só podem ser “repassados” para as pessoas como forma de filosofia, mas elas mesmas são as responsáveis em distinguir sobre o que é certo ou errado, do bem e mal, tendo assim liberdade de agir, mesmo talvez sendo antiética em sua decisão. Coisa que não é nada diferente de empresas, pois a atitudes empresariais é somente um conjunto ordenado de ações humanas, ou seja, cedo ou tarde, pode e vai haver situações antiéticas. Mas cabe as organizações saber reconhecer quando um incidente como este ocorrer, e se retratar de tal ato, como um ser humano em sua plena consciência e saúde mental agiria.

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  7. Cíntia Tamiko Nomizo10 de abril de 2011 às 20:17

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    PRINCÍPIOS, VALORES E PADRÕES

    “A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração, que só existe reclusa na interioridade da pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial”, sendo que a ética empresarial seria “o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal” (p.147).
    “[...] os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa; o direito da propriedade; a primazia do trabalho; a solidariedade; a subsidiariedade e a primaria do bem comum” (pp.147-148), sendo que o princípio da dignidade da pessoa “[...] sugere e exige que se valorize o respeito às pessoas, exige que elas não sejam tratadas como robôs”; o do bem comum prega “[...] valores como a solidariedade”; o direito a propriedade “[...] sugerem que se dêem aos bens necessários à sobrevivência um valor maior que aos bens supérfluos”; a primazia do trabalho “[...] sugere como valor que a segurança do trabalhador é prioritária em relação às metas de produção”; o princípio da subsidiariedade estabelece “[...] a delegação de responsabilidade aos subordinados e, depois, o respeito do superior ao seu subordinado, nas tarefas em que este ficou responsável” (p.149).
    “Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir”, sendo que “os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa” (p.150).

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  8. Cíntia Tamiko Nomizo10 de abril de 2011 às 20:41

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    QUESTÕES ÉTICAS NAS EMPRESAS

    Existem inúmeros definições do que é uma empresa. Pode-se dizer que todas recaem sobre alguns aspectos semelhantes como um ‘organismo vivo’, formado por inúmeras pessoas que executam diferentes funções, tendo um fator que as diferenciam uma das outras que é a questão do trabalho que possui suas características peculiares, que descrevem a cultura organizacional, as metas, os objetivos, missão e visão que a empresa possui.
    Desde muito cedo a questão da ética esta presente no ambiente empresarial, pois nas primeiras empresas procurou-se poupar o esforço físico, porém ao mesmo tempo, como consequência, surge também comportamentos antiéticos que no caso seria a valorização da quantidade produzida dentro da empresa ao invés da figura do homem.
    “[...] em qualquer sociedade, e portanto na empresa, o princípio ético fundamental é a dignidade da pessoa. Em consequência, a empresa capitalista ofende a Ética quando prioriza o capital sobre o trabalho” (p.143).
    Todos estes problemas éticos “[...] tem levado muitas empresas a criarem códigos de ética, auditorias, programas de treinamento e contratação de assessoria especializadas em Ética, códigos do consumidor, políticas de valorização dos empregados e outros” (p.143).
    “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente. Torna-se assim círculo virtuoso e enriquecedor” (p.144).
    É errôneo dizer que a empresa é antiética, o certo é reconhecer que tal é formada por pessoa e que são estas que determinam a conduta desta associação, ou seja, a classificação da empresa depende do próprio comportamento das pessoas que estão dentro dela. Podendo, a conduta antiética ser dividida em duas vertentes dentro da organização: Constituição (injustiça, desequilíbrio entre capital e trabalho; fixação de normas à medida do capitalismo) e na Operação (relação com o empregado; fornecedor; fisco; clientes; sócios).
    “Um problema a que a empresa deve sempre estar atenta é o da ofensa à transcendência do bem comum, no sentido de que ela não existe só para a satisfação dos interesses dos sócios e dos empregados. É preciso considerar o Bem Comum da sociedade mais ampla da nação. Isto exige que a atividade seja boa em todos os sentidos, o objeto da empresa não pode prejudicar outras, usando meios ilícitos” (p.145).

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  9. VIVIANE GONÇALVES DE MORAIS11 de abril de 2011 às 12:16

    FICHAMENTO 5 – Questões Éticas na Empresa

    Referência

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    “A empresa é uma sociedade intermediária, construída pelo era humano, que se distingue pela atividade-meio: o trabalho. A empresa é a conjunção do trabalho de várias pessoas para realizar determinados fins.” (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008).
    “[...] em qualquer sociedade, e portanto na empresa, o princípio ético fundamental é a dignidade da pessoa. Em conseqüência, a empresa capitalista ofende a Ética quando prioriza o capital sobre o trabalho” (p.143).
    Todos esses comportamentos éticos “[...] tem levado muitas empresas a criarem código de ética, auditorias, programas de treinamentos e construção de assessorias especializadas em Éticas, código do consumidor, políticas de valorização dos empregados e outros.” (p.143).
    “A conduta antiética é ruinosa a longo prazo e, muitas vezes, a curto prazo. Essas condutas ordinariamente permanecem encobertas, escondidas, porém, mais cedo ou mais tarde são descobertas , abalando a empresa.” (p.144).
    “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente. Forma-se assim círculo virtuoso e enriquecedor” (p.144).
    “[...] não tem sentido real falar de empresa ética ou não ética, devemos falar é do comportamento ético das pessoas.” (p.144).
    “Um problema a que a empresa deve sempre estar atenta é o da ofensa à transcendência do bem comum, no sentido de que ela não existe só para a satisfação dos interesses dos sócios e dos empregados. É preciso considerar o Bem Comum da sociedade mais ampla da nação. Isto exige que a atividade seja boa em todos os sentidos, o objeto da empresa não pode prejudicar outras, usando meios ilícitos” (p.145).

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  10. VIVIANE GONÇALVES DE MORAIS11 de abril de 2011 às 12:19

    FICHAMENTO 5 – Princípios, Valores e Padrões

    Referência

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    “A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração, que só existe reclusa na interioridade da pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial”, a ética empresarial pode ser definida “como o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal” (p.147).
    “Os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa; o direito da propriedade; a primazia do trabalho; a solidariedade; a subsidiariedade e a primaria do bem comum” (p.147,148).
    “Os seis princípios éticos sociais têm precedência absoluta sobre os chamados valores e padrões comportamentais da empresa e quando bem apanhados, são de grande eficácia para estabelecer presença da ética na tomada diuturna de decisões”. (p.148).
    “Valores éticos, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo e errado, de bem e mal, e com liberdade para agir. Valores éticos são indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos princípios éticos.” (p.149).
    “Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir, os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa” (p.150).

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  11. KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de Ética em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.


    Questões Éticas na Empresa

    A ética existe desde os primórdios da civilização, desta forma o indivíduo foi desenvolvendo seu modo de agir, ou seja, o que era certo ou errado. Eles passaram a trabalhar em grupo, com o desenvolvimento constituíram comércios e hoje se discute muito sobre questões éticas nas empresas. Pois cada um possui uma cultura, seus valore, princípios, enfim, cada ser é diferente, pensam de forma diferente e isso se torna um assunto que preocupam a todos os gestores.
    Portanto, de acordo com Alonso, López e Castrucci (2008) “a atividade empresarial está integrada pala atividade tanto de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda atividade da empresa”. Dessa maneira, cabe a empresa dirigir seu pessoal, distinguindo o que pode ou não ser feito dentro do ambiente de trabalho, o que é ético ou antiético.
    Essa discussão teve seu desenvolvimento na Revolução Industrial, quando surge uma questão. O teria mais valor: as pessoas ou os recursos que desenvolvem esse trabalho? Pois nesse período o homem foi substituído pelas máquinas. Mais adiante, no que diz respeito ao comportamento ético, os autores destacam que se apresentam sob duas ordens. A razão de fundo tem como fundamento que tudo melhora, ou seja, no comportamento com os colegas, no aprimoramento de suas qualidades, enfim a ética tona as pessoas íntegras.
    Enquanto as razões de conveniência ressaltam que a empresa ética trabalha com princípios éticos sociais, tais como respeito à dignidade pessoal, solidariedade, o que acarretará em valor agregado a empresa, esta será conhecida pelos clientes e pala sociedade, ou seja, terá sucesso no mercado. Essas são condutas éticas em favor a própria organização, mas em muitos casos para obter maior lucratividade, gestores se envolvem em condutas antiéticas tais como: fraudes, extorsões, adulterações de produtos, o que os levam ao fracasso.

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  12. KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de Ética em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    Princípios, Valores e Padrões

    Percebe-se que a ética é um elo entre as pessoas e seu comportamento, isto é, os atos humanos. Conforme Alonso, López e Castrucci (2008, p 145) a ética não é uma prioridade íntima nem da razão, nem dos sentimentos (coração) ela vai além, encontra-se no ethos empresarial, definido como “o conjunto de princípios, valore e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem e do mal”.
    Esse conjunto é constituído pelas próprias pessoas da empresa a fim de permitir sua existência no mercado, e é também uma forma de direcionar as pessoas (funcionários) a um bem comum, o principal objetivo de qualquer empresa: o sucesso. Valor é uma qualidade que faz estimável algo ou alguma coisa. No meio empresarial é um bem com qualidade superior. Destaca-se que são mensuráveis pelos preços, ou seja, no caso o cliente atribui um valor maior em relação ao tamanho do preço.
    Contudo, o valor vai além do econômico (dinheiro), pode ser estético, sentimental, político, social (benefícios a sociedade) e ético (honestidade e responsabilidade). Os valores éticos guiam o indivíduo a uma boa relação para com os demais indivíduos e para com a sociedade, pois se fala de honestidade, do respeito para o outrem, da solidariedade (ética social).
    Na empresa, abrange-se o valor da segurança no trabalho, que deve ser maior que os objetivos da produção, o respeito dos patrões, gerentes com os funcionários. Enfim, os valores colocados em pratica são de suma importância para que a empresa tenha um ambiente sadio e incitam as virtudes das pessoas que formam esse contexto.
    Em relação aos padrões comportamentais, se une os valores éticos e os princípios, um bom exemplo citado pelos autores é o princípio da dignidade e o valor do respeito para com as pessoas; numa seleção os padrões são: não discriminar pelo sexo, etnia, credos políticos e religiosos, um bom comportamento empresarial começa por aí, certamente levará esses padrões para a hierarquia da organização. Vale ressaltar que sem ética não haveria sociedade e vice-versa.

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  13. CAROLINE GOMES CHAVES BOBATO 8° Sem. de Adm.

    Referência: ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de Ética em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.


    PRINCÍPIOS, VALORES E PADRÕES


    O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão da Moral e da Ética.

    Moral e Ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia a Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional. Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas fechadas (moral).

    Finalmente, deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Assim, muitos preferem associar à palavra ética os valores e regras que prezam, querendo assim maçar diferenças com os “moralistas”. Diz-se que uma pessoa possui um valor e legitima as normas decorrentes, quando, sem controle externo, pauta sua conduta por elas.

    Mas o que leva alguém a pautar suas condutas segundo certas regras? Como alguns valores tornam-se traduções de um ideal de Bem, gerando valores?

    Alguns valores éticos:

    1. Honestidade
    2. Lealdade
    3. Dignidade
    4. Responsabilidade
    5. Solidariedade
    6. Respeito à diversidade
    7. Diálogo
    8. Honra
    9. Racionalidade
    10. Caráter
    11. Respeito mútuo
    12. Justiça
    13. Profissionalismo
    14. Seriedade
    15. Competência

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  14. Lucas Henrique Correia


    Segundo Alonso, Lopez e Castrucci, empresa alude varias pessoas que tem o mesmo objetivo de trabalho. Essa perseguição do fim com empenho e esforço é um traço distintivo da atividade empresarial; não é uma ação frouxa, relaxada ou dispersiva, mas exigente e concentrada na obtenção de objetivo.

    “Deve-se reconhecer a presença de grandes avanços éticos na empresa moderna, no sentido de fugir dos extremos. Mais ainda, a empresa sente-se culpável de muitos dos desatinos e erros cometidos; ela teoricamente aceita que a primazia corresponde ao ser humano – não aos meios de produção” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 143)

    “ São bem conhecidos casos, como os acordos de preços entre empresas concorrentes, a desumanização do trabalho nas empresas operante em subdesenvolvidos, a industria bélica promovendo guerras com sua atividade comercial; grandes negócios, obtidos a força de propinas e subornos; abusos na globalização com a exploração de paises pobres por parte de ricos; abusos por parte do capital flutuante; maquiagens de balanços etc. Esses comportamentos, mais a sua ampla divulgação pela mídia, tem influenciado fortemente a gestão das empresas no sentido de adotar padrões éticos, cada vez mais aprimorados. (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 143).

    “ O principio da dignidade pessoal, por exemplo, exige que o empregado seja devidamente remunerado, assistido em suas necessidades pessoais e que não seja submetido a exploração, constrangimento ou humilhação. Dito principio vai mais longe: a dignidade pessoal exige que o trabalhador possa desenvolver suas capacidades, que tenha espaço e condições para tanto, que seja respeitado como um ser livre e inteligente, sem reduzir-se a cumprir rotinas que o deixem estagnado.” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 149)

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  15. A empresa é a união do ser humano e suas atividades: o trabalho
    A atividade empresarial está ligada tanto quanto aos operários quanto aos administradores , ou seja está presente em toda empresa, assim como a ética deve estar presente em todos os atos dos seres humanos.
    A evolução na ética empresarial não se trata da história da ética dos mercados, mas sim da ética empresarial na área de produção e sua evolução posterior.
    Tempos atrás as empresas se baseiam no comportamento ético que traz a organização da produção das empresas tornando mais fácil a vida dos administradores e seus subordinados.
    No campo ético a empresa deve bem vista não só por seus fundadadores ou colaboradores, mas também por toda sociedade, que tem uma visão ampla da empresa enquanto sistema, por isso que o comportamento aético provoca estragos na reputação de uma empresa.
    É difícil falar de ética numa empresa pois a mesma depende do ato das pessoas que possuem seus próprios princípios e valores,que são indiferentes entre si.
    A dignidade por exemplo, é um dos princípios que asseguram o colaborador que acordo com seus direitos no trabalho bem como necessidades pessoais, e que não seja exposto a nenhum tipo de constrangimento pessoal no trabalho.
    Os valores éticos são pessoais e indiscutíveis pois estão bem ligados á ética social .

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  16. A empresa é a união do ser humano e suas atividades: o trabalho
    A atividade empresarial está ligada tanto quanto aos operários quanto aos administradores , ou seja está presente em toda empresa, assim como a ética deve estar presente em todos os atos dos seres humanos.
    A evolução na ética empresarial não se trata da história da ética dos mercados, mas sim da ética empresarial na área de produção e sua evolução posterior.
    Tempos atrás as empresas se baseiam no comportamento ético que traz a organização da produção das empresas tornando mais fácil a vida dos administradores e seus subordinados.
    No campo ético a empresa deve bem vista não só por seus fundadadores ou colaboradores, mas também por toda sociedade, que tem uma visão ampla da empresa enquanto sistema, por isso que o comportamento aético provoca estragos na reputação de uma empresa.
    É difícil falar de ética numa empresa pois a mesma depende do ato das pessoas que possuem seus próprios princípios e valores,que são indiferentes entre si.
    A dignidade por exemplo, é um dos princípios que asseguram o colaborador que acordo com seus direitos no trabalho bem como necessidades pessoais, e que não seja exposto a nenhum tipo de constrangimento pessoal no trabalho.
    Os valores éticos são pessoais e indiscutíveis pois estão bem ligados á ética social .

    JAQUELINE CORREA GOMES

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  17. Jerusa J. Bezerra dos Santos
    Questões éticas nas empresas/ Princípios, valores e padrões.
    A atividade empresarial está integrada pela atividade tanto de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda a atividade da empresa. ( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.141).
    *O desejado equilíbrio nesta questão já foi amplamente definido na Doutrina Social Cristã: não há capital sem trabalho, nem trabalho sem capital. Aqui a questão é da empresa antes que do sistema. Vê – se claramente que não se pode separar o ¨capital¨do trabalho e que, de maneira nenhuma, se pode contrapor uns aos outros os homens concretos , que estão por detrás destes conceitos (...). ( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.143).
    Dado que a empresa é um ente abstrato que decide e que age em função do que desejam as pessoas que a compõem, devemos reconhecer que não tem sentido real falar de empresa ética ou não ética. Devemos falar é do comportamento ético das empresas. ( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.144).
    A ética é de extrema relevância na empresa, posto que esta consiste num complexo novelo de atos humanos. A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração, que só existe reclusa na interioridade da pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial. ( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.147).
    Como já vimos os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum. A ditos princípios chega – se através da razão das faculdades superiores. ( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.147, 148)
    Valores éticos como sabemos, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo e errado, de bem e mal e com liberdade para agir.Valores éticos são indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos princípios éticos. ( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.149 ).
    Os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa. Por exemplo, o departamento de seleção, com base no princípio da dignidade da pessoa e no conseqüente valor do respeito devido a cada pessoa, define e adota o padrão de não discriminar as pessoas por sexo, etnia, credos políticos ou religiosos, em todo o processo de recrutamento e seleção de pessoal.( Alonso, Lopes, Castrucci, 2008; pag.150 ).
    A ética envolve pessoas e empresas está no interior e reflete no comportamento humano e no contexto organizacional interligado com capital e trabalho, influencia os princípios éticos que são: a dignidade, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum e atribui-se valores as pessoas que identifica algo se certo ou errado.

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  18. JEAN MARCOS CUSTÓDIO FIRME
    Para uma organização conseguir o certificado ETHOS, suas atividades precisam desenvolver métodos de trabalhar dentro de alguns parâmetros.
    Para conseguir o Indicador de numero 20, que é o compromisso com a melhoria da qualidade ambiental, preciso desenvolver um processo de quatro estágios. São eles:
    Estagio 1; a empresa precisa desenvolver programas internos de melhoramento ambiental.
    Estagio 2; priorizar políticas preventivas e criar um comitê responsável pelo meio ambiente.
    Estagio 3; tratar a questão ambiental como estrutura transversal da empresa e incluí-la no planejamento estratégico.
    Estratégia 4; desenvolver novos produtos e negócios que levem em conta a questão ambiental e oportunidades a ela relacionadas.
    Da mesma forma pra que uma empresa consiga o Indicador de numero 21, é necessário que ela conscientize e ensine seus funcionários sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência da humanidade em atitudes simples do dia a dia.
    Para o indicador 22 a organização precisa produzir de acordo com as normas um relatório anual de impactos gerados sobre o meio ambiente pelas suas atividades alem de cumprir com afinco a legislação conforme o determinado.
    O indicador 23 mostra a importância da Economia florestal. Para isso, é preciso conhecer os detalhes dos insumos utilizados durante o processo de produção para verificar se estão de acordo com a legislação vigente.
    O indicador 24 visa à minimização de entrada e saídas de materiais com o objetivo de amenizar perdas. Neste objetivo esta também reduzir o consumo de água e energia, monitorar periodicamente o consumo de recursos naturais com o objetivo de verificar se o mesmo esta realmente funcionando.

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  19. Questões éticas na empresa

    Para entendermos as questões éticas na empresa primeiramente temos primeiramente que entendermos que e uma empresa. Empresa pode ser definida como a conjunção do trabalho de varias pessoas em função de um determinado objetivo, muda constantemente o modo como é realizado o trabalho, e também as formas de relacionamento das pessoas que trabalham na empresa. Como a atividade empresarial é composta tanto pelas atividades dos operários, quanto dos administradores; e a ética estabelece todos os atos humanos, a mesma está presente em todas as atividades da empresa.
    Mas a ética não está presente somente em empresas que visam lucros, mas também em organizações sem fins lucrativos, ou seja, a partir do momento em que um grupo de pessoas está empenhado em atingir um ideal juntas, surgem questões éticas.
    O primeiro problema ético surgiu no mesmo momento em que surgiu a primeira fabrica com a revolução industrial. Esse problema ético tinha a seguinte questão: o que vale mai na empresa, os trabalhadores ou os bens necessários para trabalhar? A iniciativa ou subordinação?
    Mas atualmente já temos definido que nas empresas o principio fundamental ético é a dignidade da pessoa, ou seja, uma empresa capitalista ofende a ética quando prioriza o capital sobre o trabalho.
    Como exemplos de comportamento antiéticos nas empresas podem ser citados: os acordos de empresas concorrentes, a desumanização do trabalho nas empresas operando em países subdesenvolvidos, grandes negócios obtidos a força de propina e subornos, exploração de países pobres por parte dos ricos, maquiagens de balanço, etc.
    Mas como hoje todos esses comportamentos são expostos pela mídia, cada vez mais empresas criam códigos de ética, auditorias, programas de treinamento e contratação de acessórias especializadas em Ética, códigos do consumidor, políticas de valorização de empregados;enfim; tudo isso no sentido de adotar padrões éticos para serem bem vistas aos olhos de seus consumidores.
    Para se ter uma conduta ética é preciso apenas nortear seu comportamento por seis princípios: respeito a dignidade pessoal, direito de propriedade, primazia do trabalho, solidariedade, princípio da subsidiariedade e primazia do bem comum.
    Dentro de uma empresa existem inúmeras situações que colocam as pessoas em duvida quanto o que é ético e o que não é. São alguns exemplos do que não é ético em uma empresa:
    • Nas relações com os funcionários: injustiças, desinteresse, manutenção de salários baixos, nepotismo, favoritismo e assedio sexual; desrespeito, desconsideração, trato desumano, etc.
    • Nas relações com fornecedores: cobrança de comissões indevidas; superfaturamento, especificações incompletas etc.
    • Nas relações com o fisco: sonegação, subfaturamento, suborno de agentes fiscais, concordância com a corrupção ativa, contabilidades falsas etc.
    • Nas relações com os clientes: preços abusivos, medições falsas, adulteração de produtos, publicidade enganosa, criação de dependências etc.
    • Nas relações com os sócios: lançamentos e informações falsas, maquiagem de balanços, lucros forjados, avaliações inchadas, abusos do controlador ou de sócios que gozam de poderes especiais, abusosdos administradores, caixa dois etc.

    Para uma empresa ser considerada ética, ela deve considerar o Bem Comum da sciedade, e não apenas para a satisfação dos interesses do sócios e dos empregados.

    Lilian Beatriz de Azevedo

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  20. Princípios, valores e padrões

    Segundo Feliz (2008) podemos definir formalmente a ética empresarial como “ o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal”.
    Os princípios da ética social são seis: respeito a dignidade pessoal, direito de propriedade, primazia do trabalho, solidariedade, princípio da subsidiariedade e primazia do bem comum.
    O princípio da dignidade aborda pro exemplo, que o empregado seja devidamente remunerado, assistido em suas necessidades pessoais e que não seja submetido a exploração, constrangimento ou humilhação. Aprofundando esse princípio,: a dignidade pessoal exige que o trabalhador possa se desenvolver suas capacidades, que tenha espaço e condições, para tanto, que seja respeitado como um ser livre e inteligente, sem reduzir-se a cumprir rotinas que o deixem estagnado.
    O principio da dignidade se enlaça com o da subsidiariedade, que trata de deixar que as pessoas façam tudo que é de sua responsabilidade, com o dever de deixá-las se desenvolverem e crescerem.
    O bem comum da empresa, também está ligado à dignidade, não apenas dos que trabalham, mas também dos que nela não trabalham.
    O princípio da primazia do trabalho sobre o capital sugere como valor que a segurança do trabalhador é prioritária em relação as metas de produção.
    O princípio da subsidiaridade exige que se estabeleça na empresa, com valor, a delegação de responsabilidade aos subordinados e, depois, o respeito do superior com seu subordinado, nas tarefas em que ficou responsável.
    É bom ressaltar que, os princípios éticos sociais têm precedência absoluta sobre s chamados valores e padrões éticos comportamentais da empresa; mas vale ressaltar que estes quando bem usados, são de grande eficácia para estabelecer a presença da ética nas tomadas de decisões. Então pode-se concluir que valores éticos são indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos principio éticos.

    Lilian Beatriz de Azevedo

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  21. Modelo da empresa capitalista social
    A empresa que segue o modelo capitalista social ultrapassa o egoísmo e o interesse próprio, da maior atenção a pessoa, a sua natureza e dignidade, mas vale ressaltar, que o social aqui exposto não tem nada haver com o socialismo e sim com a tomada de consciência do caráter social do ser humano, pode-se então afirmar que esse modelo capitalista social é um modelo ético empresarial.
    São quatro bases filosóficas a se considerar nesse modelo:
    1) O ser humano é natural e essencialmente social (AQUINO, Shumma Theol). Isso pelo fato de que todos os seres humanos em praticamente todas as suas atividades são em grupo, devido à dependência física, psicológica, econômica e espiritual entre todos os seres humanos.
    2) Conseguir sua auto-realização, com base na adoção de valores éticos absolutos, com a qual alcançara sua verdadeira felicidade.
    3) Para atingir o bem-estar social e espiritual de todos, os seres humanos estabelecem objetivos comuns, somente alcançáveis quando todos colaboram para sua realização.
    4) Deve-se agir sempre dentro da lei, mas também alem dela, em situações nas quais os princípios e os valores éticos o exigem.
    Empresas que seguem o modelo capitalista social conseguem combinar valores altruístas com a motivação pelo lucro. Nele se inserem as políticas de programas de qualidade e de valorização do cliente. Para tanto a empresa deve basear-se em algumas filosofias:
    1) As empresas devem criar algo (produto ou serviço) que beneficie os clientes, que atenda alguma necessidade, promovendo o seu bem-estar e satisfação.
    2) Deve haver na atividade empresarial um lucro satisfatório como decorrência do trabalho, embora absolutamente necessário para a sobrevivência do negocio, os resultados financeiros, são apenas conseqüência do objetivo principal.
    3) A empresa deve buscar conhecer as necessidades e preferências dos clientes e oferecer-lhes o melhor, e jamais explorar a posição relativamente frágil dos mesmos.
    4) Agir dentro da lei e alem dela. Por exemplo, se a empresa tem condições de pagar um salário razoável, não é eticamente correto pagar apenas o solário mínimo.
    5) Respeitar os valores éticos absolutos, como a honestidade, transparência, solidariedade etc., mesmo que haja prejuízo financeiro.
    Pode-se afirmar que a empresa que segue o modelo ético capitalista social apresenta grande semelhança com os princípios e valores éticos clássicos da pessoa com o bem comum. E esse comportamento nada impede da empresa buscar um lucro satisfatório, desde que seguindo os valores do comportamento ético.

    Lilian Beatriz de Azevedo

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  22. Questões Éticas na Empresa
    Segundo o autor a empresa funciona de forma intermediária, na vida das pessoas e é vital para evolução humana, nota-se sua existência desde início da humanidade nesse ambiente pessoas de variadas culturas interagem em busca dos objetivos da organização.
    A ética está presente em todos os atos humanos, seja em cargos de gerencia ou chão de fábrica, por isso é fundamental conduta ética em todas as ações. Nota-se algumas condutas antiéticas em grande empresas, um exemplo de conduta antiética é a venda de informações por funcionários duma empresa. A ética empresarial implica desenvolver uma cultura, própria de condutas e/ou padrões aceitos na cultura empresarial.
    No estudo citado pelo autor, é abordado algumas atitudes antiéticas, cabe a empresa avaliar e corrigir tais comportamentos. Porém como o corpo intelectual das organizações é composto valores distintos, cabe a organização gerenciar e direcionar as condutas dos empregados para que todos sigam os objetivos comuns.
    É mencionado no texto, alguns princípios éticos, como dignidade pessoal e bem comum estão acima de qualquer valor empresarial. Existem condutas virtuosas dentro das empresas que fazem com que um grande número de pessoas as sigam. Em fim, o autor encerra com uma frase muito interessante, “o exemplo vivo vale mais do que um padrão escrito”.



    Ariovaldo da Silva.

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  23. Jakeline Matias Leonardi11 de abril de 2011 às 17:25

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    Princípios, Valores e Padrões

    “A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração, que só existe reclusa na interioridade da pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial. Podemos definir ética empresarial como [...] o conjunto de princípios, valores e padrões que regulam o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal”. (p.174).
    “[...] os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum”. (p. 147-148).
    “A empresa ética deve conduzir-se de tal maneira que os seis princípios, além de figurar em suas políticas e diretrizes, sejam fielmente observados. Mas, além disso, deve evitar infringir os princípios éticos da pessoa. Os fins e os meios devem ser sempre honestos”. (p.148).
    “Valores éticos são indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos princípios éticos”. (p.149). A empresa deve “[...] promover os seus valores, mas é bom que sejam identificados aqueles que são simplesmente úteis à empresa daqueles que mantêm um ambiente sadio, que estimulam as virtudes de quantos nela trabalham”. (p.149).
    “Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir. [...] os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa”.(p.150).

    JAKELINE MATIAS LEONARDI
    4ºANO ADM

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  24. Jakeline Matias Leonardi11 de abril de 2011 às 17:32

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    Questões éticas na empresa

    “A empresa é vital, indispensável para a sobrevivência, tanto é assim que existe desde os primórdios da humanidade”. (p.141). “[...] a empresa é uma sociedade intermediaria, construída pelo ser humano, que se distingue pela atividade-meio: o trabalho”.(p.141).
    “A atividade empresarial está integrada pela atividade tanto de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda a atividade da empresa”. (p.141).
    “Deve-se reconhecer a presença de grandes avanços éticos na empresa moderna, no sentido de fugir dos extremos. Mais ainda, a empresa sente-se culpável de muitos dos desatinos e erros cometidos; ela teoricamente aceita que a primazia corresponde ao ser humano- não aos meios de produção”. (p.143). A partir disso as empresas tem criado códigos de ética, programas de treinamento, códigos do consumidor, entre outros.
    “A empresa ética, que atua pelos princípios éticos sociais (respeito à dignidade pessoal, direito de propriedade, solidariedade [...], recebe o reconhecimento não só de quantos nela trabalham, mas principalmente dos clientes ou consumidores”. (p.144). “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma.” (p.144).
    Algumas condutas antiéticas que podem estar surgindo na organização são: Injustiça, desequilíbrio entre capital e trabalho, fixação de normas à medida do capitalismo, nas relações com fornecedores, com empregados, com os sócios etc.
    “Um problema a que a empresa deve sempre estar atenta é o da ofensa à transcendência do bem comum, no sentido de que ela não existe só para a satisfação dos interesses dos sócios e dos empregados. É preciso considerar o Bem Comum da sociedade mais ampla da nação. Isto exige que a atividade seja boa em todos os sentidos; o objeto da empresa não pode prejudicar outras, usando meios ilícitos”. (p.145).

    JAKELINE MATIAS LEONARDI
    4ºANO ADM

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  25. SERGIO HENRIQUE CARVALHO FARIA – 8º SEM. ADM

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    Questões éticas na empresa

    “A atividade empresarial esta integrada pela atividade tanto de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda a atividade da empresa.” (pag. 141).
    “Nas organizações convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade (diretor, gerente, administrador e presidente) e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas. Como qualquer sociedade, devem as organizações ter definido o seu bem comum.” (pag. 142).
    Todos esses comportamentos éticos “[...] tem levado muitas empresas a criarem código de ética, auditorias, programas de treinamentos e construção de assessorias especializadas em Éticas, código do consumidor, políticas de valorização dos empregados e outros.” (pag. 143).
    “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente. Torna-se assim círculo virtuoso e enriquecedor” (pag. 144).
    “A conduta antiética é ruinosa a longo prazo e, muitas vezes, a curto prazo. Essas condutas ordinariamente permanecem encobertas, escondidas, porém, mais cedo ou mais tarde são descobertas , abalando a empresa.” (pag. 144).
    “Um problema a que a empresa deve sempre estar atenta é o da ofensa à transcendência do bem comum, no sentido de que ela não existe só para a satisfação dos interesses dos sócios e dos empregados. É preciso considerar o Bem Comum da sociedade mais ampla da nação. Isto exige que a atividade seja boa em todos os sentidos; o objeto da empresa não pode prejudicar outras, usando meios ilícitos.” (pag. 145).


    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    Princípios, Valores e Padrões

    “A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração, que só existe reclusa na interioridade da pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial”, a ética empresarial pode ser definida “como o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal” (pag. 147).
    Como já vimos os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum. A ditos princípios chega – se através da razão das faculdades superiores. (pag. 147, 148)
    “A empresa ética deve conduzir-se de tal maneira que os seis princípios, além de figurar em suas políticas e diretrizes, sejam fielmente observados. Mas, além disso, deve evitar infringir os princípios éticos da pessoa. Os fins e os meios devem ser sempre honestos”. (pag. 148).
    “Valores éticos, como sabemos, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo ou errado, de bem e mal, e com liberdade para agir.” (pag. 149).
    “Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir”, sendo que “os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa” (pag. 150).

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  26. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI11 de abril de 2011 às 19:10

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008

    QUESTÕES ÉTICA NA EMPRESA
    A empresa é construida pelo ser humano através da junção do trabalho de várias pessoas com o mesmo objetivo.Todo ato realizado na atividade empresarial,está relacionado com a ética,já que nessas organizaçõesconvivem pessoas ocupando diferentes funções,é preciso estabelecer um bem em comum.
    Com a mudança tecnológica,surgiu a necessidade de obter maior disciplina do ser humano,exigindo do proprietário domínio sob os bens de produção.A empresa prega qua a dignidade da pessoa é o princípio éti9co,mas é possível ver através da mídia,que grandes empresas possuem comportamentos anti-éticos,devido essa divulgação elas adotam padrões éticos mais aprimorados.
    A empresa quando é ética,ela possui razóes de fundo que desenvolve a qualidadedas pessoas e do trabalho,tornando o ser humano coerente e feliz.Já na razão de conveniência a empresa decebe o reconhecimento de todos,desde trabalhadores,clientes e consumidores,sendo assim mais valorizada.
    No processo de constituição da empresa podem surgir condutas anti-éticas como:injustiça,desequilíbrio entre capital e trabalho e fixação de normas à medida do capitalismo.Na operação da empresa é comum ocorrercondutas anti-éticas nas relações com empregados,fornecedores,fisco,clientes e sócios.
    A ética empresarial é definida como conjunto de valores príncipios e padrões,que regulamenta o comportamento das atividades da empresa.Contudo a empresa deve fixar e ensinar a seus trabalhadores comportamentos e a atitudes,que garantam sua sustentabilidade e continuidade.
    Os príncipios da ética social se relaciona com os príncipios da dignidade pessoal,primazia do trabalho,com o bem comum da empresa,com o lucro justo e a publicidade honesta e doa.
    Valor pode ser definido como a necessidade ou utilidade das coisas,com a qualidade das pessoas,com um valor social,econômico e a um valor ético.
    O valor ético pode ser atribuido a pessoas indicando o grau de atendimento dos princípios éticos,a dignidade faz valorizar o respeito á honestidade,o princípio do trabalhador,a delegação de responsabilidades aos subordinados e o respeito ao superior.
    Os padrões comportamentais são modelos a sequir,visando alcançar determinados objetivos convenientes para a empresa,destacando o valor da responsabilidade,exige que não ocorra perda de tempo e realize o trabalho com esmero e o valor da lealdade,exigindo o respeito a todas as pessoas.

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  27. Douglas R. Machado de Oliveira Grande
    Questões éticas nas empresas
    (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 141-153)

    Uma organização que constrói uma forma de trabalhar eticamente correta e que mantêm a mesma em atitudes, não somente em palavras, ganha o reconhecimento dos seus colaboradores e também o prestígio de seus consumidores/clientes. Algo difícil de se acontecer por vontade própria das organizações, não dizendo que sou o dono da verdade, mas muitas das empresas possuem e seguem princípios éticos somente com interesses, em termos “financeiros”, pois uma empresa má vista nos olhos da sociedade como uma empresa antiética não é algo bom para os negócios.
    Mas voltando ao assunto, ALONSO (2009), também cita que os princípios da ética são basicamente em seis: dignidade, direito a propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedidade e a primazia do bem comum.
    Todos esses comportamentos éticos “[...] tem levado muitas empresas a criarem código de ética, auditorias, programas de treinamentos e construção de assessorias especializadas em Éticas, código do consumidor, políticas de valorização dos empregados e outros.” (p.143).
    “A conduta antiética é ruinosa a longo prazo e, muitas vezes, a curto prazo. Essas condutas ordinariamente permanecem encobertas, escondidas, porém, mais cedo ou mais tarde são descobertas , abalando a empresa.” (p.144).
    “A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para frente. Forma-se assim círculo virtuoso e enriquecedor” (p.144).
    “[...] não tem sentido real falar de empresa ética ou não ética, devemos falar é do comportamento ético das pessoas.” (p.144).

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  28. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 141-153)
    Questões éticas na empresa, princípios, valores e padrões
    “A empresa é uma sociedade intermediaria, construída pelo ser humano, que se distingue pela atividade-meio: o trabalho”. (ALONSO, 2008 p. 141).
    A ética está presente em todos os atos humanos, portanto, em toda a atividade da empresa, pois convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas.
    Uma organização que constrói uma forma de trabalhar eticamente correta e que mantêm a mesma em atitudes, não somente em palavras, ganha o reconhecimento dos seus colaboradores e também o prestígio de seus consumidores/clientes.
    “Nas organizações convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade (diretor, gerente, administrador, presidente) e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas”. (ALONSO, 2008 p.142).
    Todos esses comportamentos éticos “[...] tem levado muitas empresas a criarem código de ética, auditorias, programas de treinamentos e construção de assessorias especializadas em Éticas, código do consumidor, políticas de valorização dos empregados e outros.” (p.143).
    atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo ou errado, de bem e mal, e com liberdade para agir”. (ALONSO, 2008 p.149).
    A ética é uma fora de regular ações dentro de uma organização, são valores subjetivos de cada ser da organização, valores que são dispostos para regular a vida em grupo.

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  29. Alyne Mitie Sasazima11 de abril de 2011 às 20:47

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.
    “Empresa alude a várias pessoas que perseguem um mesmo objetivo, trabalhando. Essa perseguição do fim com empenho e esforço é um traço distintivo da atividade empresarial; não e uma ação frouxa, relaxada ou dispersiva, mas exigente e concentrada na obtenção do objetivo.” (ALONSO, 2008 p.141).
    “Nas organizações convivem pessoas, que ocupam distintas funções, umas investidas de autoridade (diretor, gerente, administrador, presidente) e muitas envolvidas subordinadamente, em atividades produtivas e administrativas”. (ALONSO, 2008 p.142).
    “Um problema a que a empresa deve sempre estar atenta é o da ofensa à transcendência do bem comum, no sentido de que ela não existe só para a satisfação dos interesses dos sócios e dos empregados. É preciso considerar o Bem Comum da sociedade mais ampla da nação. Isto exige que a atividade seja boa em todos os sentidos, o objeto da empresa não pode prejudicar outras, usando meios ilícitos” (ALONSO, 2008 p.145).
    “A ética não é uma propriedade íntima da razão ou do coração, que só existe reclusa na interioridade da pessoa; ela extravasa da intimidade e aparece no ethos humano e no ethos empresarial”, sendo que a ética empresarial seria “o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal” (ALONSO, 2008 p.147).
    “Valores éticos, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos seres que agem com conhecimento de certo e errado, de bem e mal, e com liberdade para agir. Valores éticos são indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos princípios éticos.” (ALONSO, 2008 p.149)..
    “Padrões comportamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir, os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa” (ALONSO, 2008 p.150).

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