sexta-feira, 22 de abril de 2011

08. Desenvolvimento ético na empresa

02/05/11 - 08. Certificação SA 8000 / Desenvolvimento ético na empresa (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 189-199);

5 comentários:

  1. Certificação SA 8000

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador, edição 08ª, São Paulo, Atlas 2009.
    Zaiana Moura Prates Silveira

    A SA 8000 é uma norma internacional que define os requisitos referentes às práticas sociais do emprego por fabricantes e seus fornecedores. A SA 8000 é reconhecida mundialmente como a norma mais aplicável ao ambiente de trabalho, e pode ser auditada em qualquer porte de organização, em qualquer localidade geográfica e setor industrial. Entre as áreas cobertas pela SA 8000 estão: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e direito a acordos coletivos, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho, compensação e sistemas de gestão. Estabelecendo padrões que governam os direitos dos trabalhadores, a SA 8000 adota acordos internacionais existentes, incluindo as Convenções Internacionais do Trabalho, Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo deste capítulo é a ética nas empresas, onde mostra o sentido de motivar ações, mudanças de conduta, e uma nova avaliação do código de ética que é aplicado pelas empresas. Pode-se dizer que a ética é a educação de nosso caráter, que busca um sentido na vida. Isto é um processo consciente ou até intuitivo em que vamos aprendendo com o tempo de nossas vidas, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões. Há muitas formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em geral. Você pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade.

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  2. ACADÊMICA: CAROLINE G. C. BOBATO 8 Sem. Adm.
    Prof.: Geraldino
    Fichamento: Certificação SA 8000.
    Referência: SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador. 8° edição. São Paulo: Atlas 2009.


    A norma SA8000 traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições do local de trabalho. Estas condições incluem[4] trabalho infantil, trabalhos forçados, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, carga horária, benefícios e as responsabilidades da gerência em manter e melhorar as condições do trabalho.
    A norma é considerada como a mais propícia para aplicação global de processos de auditoria de locais de trabalho, e pode ser implementada em instalações de qualquer porte, região ou setor da indústria. O CEPAA criou requisitos extremamente rigorosos para as organizações responsáveis pela certificação e registro, justamente para assegurar que os auditores sejam devidamente qualificados, que os procedimentos de certificação sejam meticulosamente implementados e que haja grande credibilidade junto ao público.
    A norma SA8000 se assemelha em muitos aspectos à série de normas ISO 9000, principalmente no que se refere a ações preventivas e corretivas, revisão gerencial, planejamento e eficácia na implementação e avaliação, controle de fornecedores, registros, além da necessidade de provas objetivas e constatáveis.
    Entretanto, há algumas diferenças entre os requisitos da norma SA8000 e os requisitos da série ISO 9000. Algumas características da norma SA8000 incluem certos cuidados na divulgação de informações confidenciais a terceiros, a credibilidade dada a entrevistas com funcionários – que poderão ser confidenciais e ocorrer fora das dependências da empresa – e a coleta de provas em fontes externas à empresa, como, por exemplo, em departamentos locais de saúde, agências de estudos econômicos, igrejas ou escolas. O escopo do registro não deve se limitar a apenas alguns edifícios, linhas de montagem, processos ou divisões: todas as instalações deverão ser avaliadas, desde áreas de recreação até dormitórios, quando disponíveis.
    Além da norma SA8000 há outras normas nesta categoria, entre elas, o Fair Labor Association Code, o American Apparel Manufacturers Code, o International Council of Toys Industries Code, além de vários códigos próprios das empresas. Cada norma ou código tem pequenas variações em seu escopo, em seus requisitos de monitoração e aceitação.
    Os principais beneficiados da norma SA8000 e de outros códigos de Responsabilidade Social incluem: 1) varejistas, em busca de garantias na cadeia de suprimentos, os gestores Relações Públicas e de mídia favorável; 2) empresas que apóiam o consumo de produtos “éticos” e “verdes”; 3) o interesse e a pressão dos próprios consumidores; 4) o setor que investe em responsabilidade social.

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  3. KELLY CRISTIANE 8° PERÍODO

    Certificação SA 8000

    “Foi em 1997 que uma organização não governamental [...] criou uma nova certificação; estruturou-a na esteira de outras certificações internacionais bem sucedidas” (p 189). Esta é uma norma que garante a certificação da responsabilidade trabalhista das organizações, contudo, destaca-se que ela abrange determinados aspectos trabalhistas.
    A norma SA8000 se assemelha em muitos aspectos à série de normas ISO 9000, principalmente no que se refere a ações preventivas e corretivas, revisão gerencial, planejamento e eficácia na implementação e avaliação, controle de fornecedores, registros, além da necessidade de provas objetivas e constatáveis.
    Essa norma é de suma importancia para as empresa pois destaca aspectos como proibição do trabalho infantil e trabalho forçado, cuidados com a saúde e segurança do trabalhador, entre outros. Muitas empresas implantam essa certificação somente visando o lucro, e para agregar valor aos seus produtos.
    “No caso do Brasil, a certificação exige cumprimento de toda a legislação brasileira que trata do trabalho: as normas da Constituição brasileira que se referem ao trabalho, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e o Estatuto da Criança e do Adolescente” (p 191).
    A ética faz parte desse curso pois “incorpora gradativamente nas pessoas envolvidas no negócio e na empresa, encontrará sempre novas oportunidades para garantir a contínua melhoria da qualidade do relacionamento empresa-empregado”.

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  4. KELLY CRISTIANE 8° PERIODO

    Desenvolvimento Ético na Empresa

    Pelo fato do ser humano ser racional, ele é conseqüentemente ético, dessa forma sabe distinguir o certo do errado, ou melhor, o bem do mal. Portanto, em muitos casos o individuo, “apesar da intuição da obrigatoriedade de fazer o bem e evitar o mal” (p 195), faz enumeras vezes o mal conscientemente mesmo sabendo o que realmente deveria ter feito.
    Destaca-se a possibilidade de treinar os atos das pessoas, a uma determinada parte que considera dispensável devido ao comportamento ser inseparável a natureza humana e afirmam é a “família que oferece as condições naturais para o desenvolvimento moral do ser humano; sobretudo na infância, educar é conduzir para fora os valores éticos existentes na intimo da natureza dos filhos” (p 195).
    Nas empresas segundo Alonso, López e Castrucci apud Ferrell (2008, p 198) “pode ser considerada um agente moral, com a responsabilidade de manter valores básicos e um conjunto de pesos e contrapesos que incentivem a conduta ética”. E de acordo com estudos, as pessoas para desenvolverem sua conduta dependem dos valores e tradições das empresas, porém aquela empresa que possui uma cultura que visa lucro leva as pessoas a agirem contra sua própria ética.
    Observa-se que as empresas têm o poder de influenciar de forma negativa o comportamento dos seus empregados, assim como também podem influenciar de forma positiva, pois as empresas criam condições para que seus funcionários tenham um bom comportamento, usando assim Códigos de Ética e Programas de Treinamento, tais como: programa de interação, programa de avanço de desenvolvimento ético, programas especiais e cursos de ética em universidades.

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  5. Wesley Cabral Fernandes Gonzaga9 de maio de 2011 às 19:27

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador, edição 08ª, São Paulo, Atlas 2009

    A norma SA8000 traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições do local de trabalho. Estas condições incluem trabalho infantil, trabalhos forçados, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, carga horária, benefícios e as responsabilidades da gerência em manter e melhorar as condições do trabalho.
    A norma é considerada como a mais propícia para aplicação global de processos de auditoria de locais de trabalho, e pode ser implementada em instalações de qualquer porte, região ou setor da indústria. O CEPAA criou requisitos extremamente rigorosos para as organizações responsáveis pela certificação e registro, justamente para assegurar que os auditores sejam devidamente qualificados, que os procedimentos de certificação sejam meticulosamente implementados e que haja grande credibilidade junto ao público.

    Adotando uma postura ética e transparente através da certificação das suas operações e da sua cadeia de fornecimento, em conformidade com os requisitos da SA 8000, sua organização alcançará os seguintes benefícios:
    -Aumento da lealdade e preferência do seu cliente e consumidor
    -Ajuda no acesso a novos mercados e na construção da consciência de uma marca mais forte.
    -Sustenta sua estratégia de comunicação, reforçando os principais valores da sua organização, bem como um meio de praticá-los.
    -Reforça a motivação e o comprometimento progressivo dos colaboradores, impactando então positivamente na qualidade do seu serviço e produtos.
    -Melhora a gestão e a performance da sua cadeia de fornecimento.

    Wesley 4º Ano ADM -8ºSemestre

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