sexta-feira, 24 de maio de 2013

24 maio


24 maio - 

Certificação SA 8000 / Desenvolvimento ético na empresa (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 189-199);

Processo de decisão ética / Liderança e ética / Desenvolvimento moral do administrador (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 203-214);
                     
Código de ética do CRA (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 215-219).

5 comentários:

  1. Com a implantação da SA 8000 a empresa demonstra que está preocupada com a Responsabilidade Social com relação a seus empregados.”[2], pois os requisitos que a norma abrange referem-se ao trabalho infantil, trabalho forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, discriminação, práticas disciplinares, carga horária de trabalho, remuneração e sistemas de gestão. Sendo certo que a norma SA 8000 tanto causa o desenvolvimento quanto poderá aumentar a produtividade das empresas brasileiras.
    Segundo Resende (2012) Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humann.
    Moral significa algo relativo aos costumes e deriva do latim, moral se originou quando os romanos traduzirem a palavra grega êthica. A moral encontra-se com a ética, pois a suporta, uma vez que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. Para alguns dicionários, moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas.
    O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, a organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. Parágrafo único. A infringência a esse preceito resulta em sanções disciplinares aplicadas pelo Conselho Regional de Administração, mediante ação do Tribunal Regional de Ética dos Administradores (TREA), cabendo recurso ao Tribunal Superior de Ética dos Administradores (TSEA), obedecidos o amplo direito de defesa e o devido processo legal, independentemente das penalidades estabelecidas nas leis do país.

    ResponderExcluir
  2. A certificação AS 8000 é uma norma internacional cuja certificação garante a responsabilidade trabalhistas na empresa. A SA tem por objetivo encorajar a participação de todos os setores da sociedade na busca de boas e dignas condições de trabalho. Segundo Ruiz (2008) a certificação AS 8000 atesta a qualidade das relações de trabalho da empresa certificada.
    Ruiz (2008) afirma que a conduta real das pessoas, sob o prisma da ética, depende de muitos fatores: dos valores e tradições da empresa, das oportunidades de ganho, da influencia de terceiros e dos valores pessoais dos indivíduos que concretamente tomam as decisões.
    As empresas tem uma cultura que enfatiza lucros de curto prazo e leva seus gestores e empregados a agir contra sua ética individual, pois precisam compreender os custos de tal comportamento. As empresas podem influenciar negativamente o comportamento ético dos seus empregados, como também podem fazê-lo positivamente, criando condições que incentivem o bom comportamento e desestimulem o mau comportamento, utilizando códigos de ética e programas de treinamento e desenvolvimento Moral.
    Toda a empresa deve estar especialmente atento ao ponto ético, como a verdade, justiça, fortaleza etc. Antes de uma organização decidir algo é preciso que a mesma conheça bem a situação ou o conjunto de fatos sobre os quais se vai decidir.É preciso confirmar bem os acontecimentos em várias fontes, como manda a virtude da prudência.
    A liderança das empresas costuma ser difusa, e pode acontecer que careça de autoridade. Nessas situações o administrador, torna-se importante, pois cabe a ele, através do oficio e da bagagem profissional, contribuir para a estabilidade da empresa. Sem administração diga-se claramente não há empresa. Igualmente, sem ética não há administração.

    ResponderExcluir
  3. Em conformidade aos autores no ano de 1997 uma organização não governamental, inovou ao criar uma nova certificação; estruturada na mesma linha de outras certificações internacionais que obtiveram sucesso (p 189). Esta norma garante a certificação da responsabilidade trabalhista das organizações, abrangendo alguns aspectos trabalhistas.
    Existe uma grande semelhança entre a norma SA8000 e alguns aspectos da série de normas ISO 9000, especialmente no que se alude a planejamento e eficácia na implementação e avaliação, controle de fornecedores, ações preventivas e corretivas, revisão gerencial, registros e existência provas objetivas e constatáveis. A relevância desta normativa se dá em função da mesma proibir o trabalho infantil e trabalho forçado, orientar nos aspectos de segurança do trabalhador e cuidados com a saúde. Contudo Alonso et al (2008), afirmam que algumas empresas implantam essa certificação, porém visando o lucro, e para agregar valor aos seus produtos e não sob a ótica original da mesma.
    A norma vigente aqui em nosso país exige que a empresa cumpra toda legislação disposta na Constituição que se refere ao trabalho, assim como na Consolidação das Leis do Trabalho e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ALONSO ET Al, 2008, p 191).
    Neste sentido conforme os autores salientam a ética vem a se enquadrar nesta normativa, uma vez que é por meio dela que as pessoas se sentem mais envolvidas com a organização e assim buscar a melhoria contínua da qualidade referente ao relacionamento interno. No entanto é alertado que devido a racionalidade do homem, por mais que se tenha o discernimento da obrigatoriedade de fazer o bem e evitar o mal, o individuo pode fazer o mal conscientemente mesmo sabendo que não o deveria ter feito.
    Segundo Alonso et al (2008) existe a possibilidade de treinar as ações dos indivíduos, porém alguns estudiosos que considera dispensável devido ao comportamento ser inerente a natureza humana e compreendem que é a família a responsável por oferecer as condições ideais para o desenvolvimento moral do ser humano; em especial na fase infante; uma vez que educar é exteriorizar os valores éticos existentes no intimo do filho.
    As pessoas são condicionadas as tradições e aos valores, e com base neles desenvolvem sua cultura, entretanto empresas que são donas de uma cultura voltada exclusivamente para lucro podem levar as pessoas a agirem contra sua própria ética (ALONSO ET Al, 2008).
    Conforme os autores as empresas têm o poder de influenciar negativamente ou positivamente o comportamento dos seus colaboradores, uma vez que são elas as criadoras das condições para que seus funcionários tenham ou não bom comportamento, empregando para tanto os programas de treinamentos (programa de avanço de desenvolvimento ético, programas especiais de interaçã) e o Códigos de Ética Institucional.
    A ética vem, no âmbito administrativo, dar orientação ao gestor como atuar de forma correta em uma organização sem deixar que os negócios maculem sua honestidade. Desta forma mesmo que surja propostas tentadoras, porém que burlam a ética, o administrador estará preparado para recusar-se a aceita-la.
    Conforme os autores a abordagem da ética no campo administrativo deveria ter certa prioridade, para que se possa se tenha um maior envolvimento nas áreas e ações que o cerca, pois assim conseguir-se-ia maior preocupação com aspectos relacionados a valores e os princípios dos indivíduos atuantes nas frentes de negócios.
    No código de ética do administrador, faz ressalva ao dever de se adotar ética em todas as situações do exercício da função.

    ResponderExcluir
  4. Certificação SA 8000
    A AS 8000 se trata de uma norma internacional, onde esta certificação garante a responsabilidade trabalhista das empresas. Surgiu, após algumas empresas internacionais sofrerem diversos prejuízos em relação a sua imagem, advindo de mão de obra infantil vinda de países subdesenvolvidos.Em 1997 uma organização não governamental, com sede nos EUA, denominada SAI ( Social Accountability Iternational), criou esta nova certificação, e a estruturou com base na ISSO 9000 ( Garantia de qualidade) e ISSO 14000 (Gestão Ambiental). A SAI 8000 tem como objetivo aprimorar o bem-estar e as boas condições de trabalho, buscando encorajar a participação de todos os setores da sociedade em busca de dignas e boas condições de trabalho.
    A SAI destaca nove aspectos relacionados à âmbitos universais legais:
    • Proibição do trabalho infantil;
    • Proibição do trabalho escravo ou forçado;
    • Cuidados com a saúde e segurança do trabalhador;
    • Liberdade de associação dos trabalhadores e direito à negociação coletiva;
    • Praticas disciplinares humanas;
    • Não-discriminação
    • Horário de trabalho de oito horas, com intervalo para refeições, descanso semanal, férias e remuneração de horas extras.
    • Remuneração mínima suficiente para as necessidades básicas e
    • Sistema de gestão da SA 8000 com a representação dos trabalhadores.
    O ser humano é por natureza um ser ético, e dessa forma é capaz de distinguir o bem do mal.
    A empresa pode ser considerada um agente moral, cuja sua responsabilidade é manter valores básicos e um conjunto de pesos e contrapesos que visam incentivar a conduta ética.
    Já, por outro lado, a cultura das empresas, visa a obtenção de lucros à um curto prazo, o que leva alguns gerentes e empregados a agirem com a ética individual.
    Aquelas pessoas que devem decidir na empresa, se deparam com diversos dilemas , onde o código de ética das empresas proíbe qualquer tipo de corrupção. Onde todo empreendimento deve estar atento ao ponto ético, verdade, justiça, fortaleza etc.
    O administrador deve ficar atento e colaborar com a justiça social distributiva do Estado e engajar-se em ações voluntarias.
    Um administrador é quem serve, diante de sua profissão, seja ele qual for o nível gerencial. Um administrador tem um cargo de confiança na empresa, ou seja, um administrador tem grandes possibilidade de evidenciar-se como um líder.
    A implementação e a manutenção da conduta ética organizacional, depende mais dos administradores. A maior garantia de uma conduta ética é a formação moral da pessoa, ou seja um nível desenvolvido um nível atingido por um processo de desenvolvimento moral.
    Dessa forma, o principal fundamento para uma tomada de decisão ética é a formação ética pessoal. Não se tratando apenas de conhecer a ética, seus princípios e valores, porém incorporar ou interiorizar pessoalmente esse conhecimento levando-o para a pratica.
    O CEPA ( código de ética profissional do administrador) começa definindo a ética como a explicitação teórica do fundamento ultimo do agir humano, visando a busca do bem comum e da realização individual.

    ResponderExcluir
  5. Certificação SA 8000.
    Luciano Costa Maia
    A certificação SA 8000 estabelece a responsabilidade trabalhista das empresas, bem como visa aprimorar o bem estar e as boas condições de trabalho, porém surgiu após algumas empresas de âmbito internacional sofrerem graves prejuízos. Sendo que a partir desta em 1997 empresas não governamentais sediada nos EUA, criaram novas certificações como ISSO 9000 (garante a qualidade), ISO 14000 (gestão ambiental).
    Para certificação da norma se faz necessário à comprovação por meio de documentação, onde a empresa estabeleça seu representante, os funcionários também elejam um representante, sendo que até os fornecedores da empresa deve atender as normas específicas na SA 8000. Tendo em vista que no ano de 2003 o Brasil possuía 30 empresas com a certificação, onde que por sua vez essas empresas se tornam mais competitivas no mercado exterior.
    As “experiências nos mostram que, apesar da intuição da obrigatoriedade de “fazer o bem e evitar o mal” é um fenômeno universal”. No entanto é preciso, é possível o treinamento de pessoal. Segundo Félix (2008) “A ética, incorpora gradativamente nas pessoas envolvidas no negócio e na empresa, encontrará sempre novas oportunidades para garantir a contínua melhoria da qualidade de relacionamento empresa-empregado”.
    Para melhoria do negócio nas empresas hoje estão adotando as seguintes estratégias; treinamento, programa de integração, programa avançado de desenvolvimento ético, programas especiais, curso de ética nas universidades, bem como técnicas que incorporem conceitos e práticas de ética.
    A arte das decisões éticas, antes de decidir é preciso conhecer bem a situação ou conjunto de fatos sobre os quais se vão decidir. Como em qualquer caso difícil, é preciso confirmar bem os fatos, em várias fontes, como manda a virtude da prudência.
    Para ser um líder, não é ser audacioso ou inconsequente, mas sim manter as qualidades que precisamente o integra; como a virtude da prudência, mantendo como essencial a conduta integra, pois esta evidenciara uma ética pessoal.
    No mundo organizacional abe ao administrador preponderante papel de agente do desenvolvimento social, em especial focando a empresa. Tendo como premissa o bem comum, ou seja, um administrador não deve mentir, nem quando a falsidade possa produzir ganhos, seguindo CEPA no seu artigo 6°, que arrola 30 deveres do administrador.
    Portanto se faz necessário ter o conhecimento de causa para assim tomar uma decisão onde se adote a razão e não a emoção, de forma que suas tomadas de decisão prevaleça a um bem comum, seguindo todos os padrões éticos estabelecidos no CEPA.

    ResponderExcluir