sexta-feira, 8 de abril de 2011

07. Papel ético das empresas

18/04/11 - 07. Responsabilidade social / Código de ética empresarial (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 175-188);

30 comentários:

  1. Cíntia Tamiko Nomizo10 de abril de 2011 às 20:32

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    RESPONSABILIDADE SOCIAL

    “A responsabilidade social sempre foi preocupação de partido político e de governos, mas nas últimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas. Num primeiro momento elas tomaram consciência de que deviam prestar atenção não só aos sócios ou acionistas (stockholders), mas também a todas as pessoas que se relacionavam com ela (stakeholders), fornecedores, clientes e empregados; num segundo momento, conscientizaram-se de sua responsabilidade para com a sociedade em geral” (p.175).
    Pode-se dizer que “[...] o exercício da responsabilidade social pela empresa e a ética pessoal de seus dirigentes e funcionários estão intrinsecamente ligados” (p.176).
    “A responsabilidade social “é vista como um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem [...]”” (p.176).
    “A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida”.
    Pode-se dizer que é “[...] proativa, não depende de situações emergenciais, decorre de princípios e políticas da empresa e está prevista na sua estratégia de negócios e no seu orçamento anual, visando à solução programada de problemas sociais específicos” (p.178).

    CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    “[...] a ética social não fala desta ou daquela empresa pública ou privada, tampouco da família ou da nação; sob o vocábulo sociedade, refere-se a todo e qualquer agrupamento humano, unido para determinado fim. Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade” (p.182).
    “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum” (p.183).
    Pode-se dizer que a empresa atua como uma julgadora dos atos errados que acontecem dentro dela, para isto, é formada uma Comissão de Ética que possui autonomia para estabelecer padrões de jurisdição administrativo-disciplinar a fim de reduzir atos criminais cometidos por funcionários e dirigentes, assim como, efetuar tais punições, conforme a gravidade do ato.
    Na elaboração de seus códigos de ética as empresas devem ser orientadas por algumas recomendações: “1 – pela presença de um consultor externo, que interprete a personalidade da empresa e os potenciais perigos de comportamento antiético, seja da empresa, seja de seus funcionários, clientes e fornecedores; 2 – pela representatividade, não só da direção, mas também de outros níveis da empresa, e do consultor, na comissão encarregada de realizar o Código; 3 – pelo processo de divulgação e implantação” (p.184).

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  2. Oi Geraldino estou tentando postar é assim mesmo, é só um teste, ok

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  3. Hilda Cristina de Souza11 de abril de 2011 às 13:33

    QUESTÕES ÉTICAS NA EMPRESA

    A empresa é uma sociedade intermediária, construída pelo ser humano, que se distingue pela atividade-meio: o trabalho,ela é a conjunção do trabalho de várias pessoas para realizar determinados fins, mas o trabalho grupal,existiu sempre, desde que surgiu a primeira tarefa para cuja realização um homem sozinho era incapaz. A atividade empresarial está integrada pela atividade tanto de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda a atividade da empresa.Deve-se reconhecer a presença de grandes avanços éticos na empresa moderna no sentido de fugir dos extremos. Mais ainda, a empresa sente-se culpável de muitos desatinos e erros cometidos; ela teoricamente aceita que a primazia corresponde ao ser humano - não aos meios de produção. A ética empresarial impica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para a frente. Forma-se assim círculo virtuoso e enriquecedor. Dado que a empresa é um ente abstrato que decide e age em função do que desejam as pessoas que a compõem, devemos reconhecer que não tem sentido real falar de empresa ética ou não ética. Devemos falar é do comportamento ético das pessoas. Os problemas éticos são distintos, nas duas fases da vida da empresa: na sua constituição e na sua operação.

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  4. Hilda Cristina de Souza11 de abril de 2011 às 15:47

    PRINCÍPIOS,VALORES E PADRÕES

    Formalmente, podemos definir a Ética Empresarial como " o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal". Os princípios da Ética Social são seis: a dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum. Valor exprime necessidade ou utilidade das coisas. Aquilo de que necessitamos, o alimento, água, a casa, tem valor. Aquilo que nos é útil, o carro, o relógio, o computador, o telefone celular, tem valor. Os valores das coisas são mensuráveis pelos preços que estamos dispostos a pagar por elas. Valores éticos, como sabemos, só podem ser atribuidos a pessoa, pois elas são únicos seres que agem com conhecimentos de certo e errado, de bem e mal e com liberdade para agir. A empresa deve, sem dúvida, promover os seus valores, mas é bom que sejam identificados aqueles que são simplesmente úteis à empresa daqueles que mantêm um ambiente moralmente sadio, que estimulam as virtudes de quantos nela trabalham. Padrões comprtamentais são modelos que servem de paradigma ou exemplo a seguir. Através deles, a empresa visa alcançar determinados ovjetivos, que entende serem convenientes. Na empresa há padões distintos para cada departamento.

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  5. VIVIANE GONÇALVES DE MORAIS15 de abril de 2011 às 09:11

    FICHAMENTO 7 –Responsabilidade Social

    Referência

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    “A responsabilidade social sempre foi preocupação de partido político e de governos, mas nas últimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas. Num primeiro momento elas tomaram consciência de que deviam prestar atenção não só aos sócios ou acionistas (stockholders), mas também a todas as pessoas que se relacionavam com ela (stakeholders), fornecedores, clientes e empregados; num segundo momento, conscientizaram-se de sua responsabilidade para com a sociedade em geral” (p.175).
    “[...] a responsabilidade da empresa pelo atendimento ás necessidades sociais retorna para todas as pessoas da empresa, porque aguça a sua sensibilidade ética; o resultado final é maior satisfação no emprego, que se reflete beneficamente em todas as atividades da empresa.” (p.176).
    “Pode-se concluir que o exercício da responsabilidade social pela empresa e a ética pessoal de seus dirigentes e funcionários estão intrinsecamente ligados.” (p.176).
    “A responsabilidade social promove o equilíbrio entre responsabilidade e poder das empresas; o poder sem responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum”. (p.177).
    “A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida.” (p.178).
    “A responsabilidade social é proativa, não depende de situações emergenciais, decorre de princípios e políticas da empresa e está prevista na sua estratégia de negocio e no seu orçamento anual, visando à solução programada de problemas sociais específicos.” (p.178).

    FICHAMENTO 7 – Código de Ética Empresarial

    “A ética social não fala desta ou daquela empresa pública ou privada, tampouco da família ou da nação; sob o vocábulo sociedade, refere-se a todo e qualquer agrupamento humano, unido para determinado fim. Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade” (p.182).
    “[...] aos códigos de ética das empresas e também aos códigos de ética dos organismos profissionais a eles devem obediência todos os que trabalham na empresa.” (p.182).
    “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum” (p.183).
    “Códigos de Ética devem prever sanções – advertência, suspensão e exclusão – para os infratores e devem contar com Comissão de Julgamento, integradas por pessoas da própria corporação, de reputação ilibada, e por pessoas estranhas à corporação.” (p.183).
    “A empresa no desenvolver o seu código de ética ela deve se orientar por algumas recomendações: “1- pela presença de um consultor externo, que interprete a personalidade da empresa e os potenciais perigos de comportamento antiético, seja da empresa, seja de seus funcionários, clientes e fornecedores; 2- pela representatividade, não só da direção, mas também de outros níveis da empresa, e do consultor, na comissão encarregada de realizar o Código; 3 – pelo processo de divulgação e implantação” (p.184).

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  6. Jakeline Matias Leonardi17 de abril de 2011 às 15:18

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    RESPONSABILIDADE SOCIAL

    “A responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas ultimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas”.(p.175)
    “[...] a ética é, em primeiro lugar pessoal. A fonte dela é só a pessoa e sua inteligência prática”. (p.176). “Hoje é consenso de que existe também um efeito em sentido inverso, isto é, de que a responsabilidade da empresa pelo atendimento às necessidades sociais retorna para todas as pessoas da empresa, porque aguça a sua sensibilidade ética; o resultado final é maior satisfação no emprego, que se reflete beneficamente em todas as atividades da empresa”. (p.176). “[...] pode-se concluir que o exercício da responsabilidade social pela empresa e a ética pessoal de seus dirigentes e funcionários estão intrinsecamente ligados”. (p.176).
    “A responsabilidade social “é vista como um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem [...].” (p.176).
    “A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida”. (p.178). “Toda empresa tem obrigações sociais que devem ser satisfeitas: pagamento de salários, de contribuições à previdência social, de impostos e taxas etc”.(p.178). “As obrigações emergenciais, [...] surgem perante situações calamitosas, como inundações, terremotos, incêndios etc. Nessas emergências, imprevisíveis, a sociedade é chamada a colaborar, para amenizar ou aliviar a situação dos mais atingidos; as empresas são movidas a contribuir. Trata-se, porem, de uma resposta de solidariedade com a situação, chamada de reatividade social”. (p.178).

    CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
    “Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade. Há, assim, códigos de ética de organismos públicos e, de igual forma, códigos de ética de empresas privadas”. (p.182). “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum”. (p.183).
    “Códigos de Ética devem prever sanções- advertência, suspensão e exclusão- para os infratores e devem contar com Comissões de Julgamento, integradas por pessoas da própria corporação, de reputação ilibada, e por pessoas estranhas à corporação”. (p.183).
    “O código de ética deve partir da realidade do que cada empresa é, estabelecendo comportamentos corretos, a partir de bem diagnosticar a sua própria problemática ética e de enfrentá-la. O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sanção correspondente a cada uma delas”. (p.183).
    Para uma empresa desenvolver o seu código de ética, que ela se oriente por algumas recomendações: 1. Pela presença de um consultor externo; 2. Pela representatividade, não só da direção, mas também de outros níveis da empresa; 3. Pelo processo de divulgação e implantação.

    JAKELINE MATIAS LEONARDI
    4ºANO ADM

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  7. Luzia da Silva Ferreira - 8 período17 de abril de 2011 às 18:15

    Responsabilidade Social
    O exercício da responsabilidade social pela empresa e a ética pessoal de seus dirigentes e funcionários estão intrinsecamente ligados.
    A empresa consome recursos naturais, renováveis ou não, direta ou indiretamente, que são patrimônio gratuito da humanidade; utiliza capitais financeiros e tecnológicos que, no fim da cadeia, pertencem a pessoas físicas e consequentemente à sociedade; também utiliza a capacidade de trabalho da sociedade; finalmente, subsiste em função da sociedade e do que a ela pertence, devendo, em troca, no mínimo prestar-lhe contas das eficiências com que usa todos esses recursos.
    Quando administradores decidem destinar recursos da empresa a causas sociais, de onde provêm esses recursos? Provêm ou do lucro dos acionistas, ou da remuneração dos empregados, ou dos preços pagos pelos consumidores. Este último caso é pior, porque preços altos podem ser rejeitados pelos consumidores, reduzir vendas e prejudicar seriamente o negócio; aí perdem todos os envolvidos na empresa.
    A solução dos problemas sociais é de competência dos representantes da sociedade, escolhidos pelo povo, do poder público, e não das empresas.
    Os homens de negócios estão habituados em suas empresas a um estilo “monárquico” de liderança que não combina com a liderança verdadeiramente democrática exercida nas organizações sociais; eles não estão preparados para comandar essas organizações.
    A visão socioeconômica argumenta que a Responsabilidade Social Empresarial pode ser citado como fazendo parte: a existência de uma expectativa do público quanto ao apoio das empresas aos projetos sociais de toda natureza, comprovada pela experiência das organizações sociais.
    Estudos e pesquisas de escolas de administração mostram que o comportamento socialmente responsável das empresas e as boas relações com a comunidade propiciam, com mais segurança, lucros a longo prazo; os objetivos sociais da empresa contribuem para a sua boa imagem pública; a melhoria do ambiente interno é outro resultado do bom desempenho social da empresa, ao gerar um clima de idealismo e de solidariedade entre os empregados, com a valorização dos empregos e da própria empresa; existe interesse dos acionistas, mostrado pela crescente procura de investidores por ações de empresas consideradas socialmente responsáveis; com o atendimento a problemas e carências sociais, as empresas evitam mais regulamentos do governo; a responsabilidade social promove o equilibro entra responsabilidade e poder das empresas; o poder sem a responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum; a empresa conta com disponibilidade de recursos financeiros, de especialistas e talento gerencial, de que necessitam das organizações sociais; a responsabilidade serve de ação preventiva, pois o adiamento na solução de problemas da sociedade pode torná-los mais agudos e sua solução mais cara com risco para a própria empresa; é considerada uma obrigação ética, pois uma responsabilidade social além de ser eticamente boa, correto em si mesmo é um dever da empresa para com a sociedade graças a qual a empresa vive e obtém seu retorno.
    A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva assumir livremente atividades em cargos em prol da sociedade em que está inserida; as empresas têm obrigações sociais que devem ser satisfeitas como: pagamento de salários, contribuição à previdência social, impostos e caixas. São de caráter legal e contratual, que não se inserem a responsabilidade social que provém do princípio voluntário e livre.
    Desde década de 80 o Brasil vem desenvolvendo a pratica da responsabilidade social da parte das empresas: de doações e ajudas eventuais a sociedade sociais ou filantrópicas até a sofisticação de ajudas incluídas no planejamento estratégico para grandes projetos sociais e a constituição de fundações voltada para as carências da sociedade.

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  8. luzia da silva ferreira17 de abril de 2011 às 21:34

    Códigos de Ética Empresarial

    Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum.
    Códigos de Ética devem prever sanções – advertência, suspensão e exclusão – para os infratores e devem contar com comissões de julgamento, integradas por pessoas da própria corporação, de reputação ilibada, e por pessoas entranhas à corporação.
    Assim, a empresa passa a atuar no seu espaço interno como entidade jurisdicional preliminar, independente dos tribunais.
    O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e as sanções correspondentes a cada uma delas. Não se pode esquecer de que ele também tem um caráter punitivo ou sancionador e que, portanto, deve seguir o modelo dos códigos penais. Por isso deve estabelecer, em primeiro lugar, no que consiste o delito, para só depois estabelecer a pena.
    Os códigos de ética estabelecem certa jurisdição administrativa - disciplinar interna. Convém ter a melhor disciplina possível, até para reduzir a probabilidade de que seus empregados ou dirigentes cometam delitos sujeitos a processo criminal.
    As sanções geralmente são advertências reservada, a censura publica, a suspensão e a demissão.
    Em sua imensa maioria, os profissionais trabalham como empregados de empresas e dessa forma estão sujeitos a dois códigos de ética: o conselho regional da sua profissão e o da empresa. Em principio são âmbitos distintos: uma coisa é a profissão, com os seus deveres profissionais próprios, e outra, distinta, a empresa em que se trabalha. Os dois costumam ter regras em comum: quando há infração simultânea a ambos os códigos, é de boa norma que a infração seja julgada pela comissão ética que primeiro receber a denuncia.
    Cabe lembrar que, em muitos casos, infrações éticas graves são também crimes que estão sujeitos às leis penais da nação. Independentemente dos procedimentos profissionais estão sujeitos ao poder judiciário.
    Em alguns casos exemplares, a publicação e a distribuição de um código é uma forma de assumir explicitamente um conjunto de valores que já vêm governando a empresa e seus funcionários há um tempo considerável. Em outros casos, a publicação e distribuição de um código não passa de uma tentativa desesperada de persuardir ou ameaçar os funcionários a aceitarem um conjunto de princípios em seu dia a dia.

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  9. SERGIO HENRIQUE CARVALHO FARIA – 8º SEM - ADM

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    RESPONSABILIDADE SOCIAL

    “A responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas ultimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas”. (pag. 175)
    “Hoje é consenso de que existe também um efeito em sentido inverso, isto é, de que a responsabilidade da empresa pelo atendimento às necessidades sociais retorna para todas as pessoas da empresa, porque aguça a sua sensibilidade ética; o resultado final é maior satisfação no emprego, que se reflete beneficamente em todas as atividades da empresa”. (pag. 176).
    “A responsabilidade social promove o equilíbrio entre responsabilidade e poder das empresas; o poder sem responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum”. (pag. 177).
    “A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida”. (pag. 178).
    “A responsabilidade social é proativa, não depende de situações emergenciais, decorre de princípios e políticas da empresa e está prevista na sua estratégia de negocio e no seu orçamento anual, visando à solução programada de problemas sociais específicos.” (pag. 178).


    CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    “A ética social não fala desta ou daquela empresa pública ou privada, tampouco da família ou da nação; sob o vocábulo sociedade, refere-se a todo e qualquer agrupamento humano, unido para determinado fim. Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade” (pag. 182).
    “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum” (pag. 183).
    “O código de ética deve partir da realidade do que cada empresa é, estabelecendo comportamentos corretos, a partir de bem diagnosticar a sua própria problemática ética e de enfrentá-la. O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sanção correspondente a cada uma delas”. (pag. 183).
    “A empresa no desenvolver o seu código de ética ela deve se orientar por algumas recomendações: “1- pela presença de um consultor externo; 2- pela representatividade; 3 – pelo processo de divulgação e implantação” (pag. 184).

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  10. Lucas Henrique Correia

    “Hoje é consenso de que existe também um efeito em sentido inverso, isto é, de que a responsabilidade da empresa pelo atendimento às necessidades sócias retorna para todas as pessoas da empresa, porque aguça a sua sensibilidade ética; o resultado final é maior satisfação no emprego, que se reflete beneficamente em todas as atividades da empresa.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 176)

    “Neste inicio do novo milênio, entende-se que o mencionado “compromisso com a humanidade em geral” deva traduzir-se pela destinação não só de recursos, mas também da atenção dos seus funcionários a atividades com fins sócias, por exemplo, em favor da infância abandonada, da alfabetização, da saúde, escola, assistência aos necessitados etc.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 176)

    “Toda empresa tem obrigações sociais que devem ser satisfeitas: pagamento de salários, de contribuições à Previdência Social, de impostos e taxas etc. São de caráter legal, contratual e, por isso, não se consideram como parte da denominada responsabilidade social, que é por principio voluntária e livre.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 178)

    “A codificação da ética, quer dizer, uma autoridade estabelecer por escrito normas que dimanam do interior das pessoas a partir do primeiro principio pratico, é um fenômeno societário usual (ubi societas ibi ius). Nas nações, as leis e as constituições estão certamente embebidas de princípios e normas éticas; não nos esquecemos de que toda sociedade é formada por pessoas e que a ética lhes é inerente.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 181)

    “O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sanção correspondente a cada uma delas. Não se pode esquecer de que ele também tem um caráter punitivo ou sancionador e que, portanto, deve seguir o modelo dos códigos penais. Por isso deve estabelecer, em primeiro lugar, no que consiste o delito, para só depois estabelecer a pena. Conhecido adágio jurídico diz: “nullum crimen sine lege”, não há crime sem lei que descreve o crime.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 183)

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  11. RUIZ ALONSO, Félix. Curso de ética em administração. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

    Responsabilidade Social

    Responsabilidade social sempre foi preocupação de paridos políticos e de governos, porem nas últimas décadas tem tido uma atenção especial cada vez maior de empresas.
    “A responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa em relação a humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente lhe pertencem”, ou seja, a responsabilidade social de uma empresa pode ser encarada como uma obrigação implícita de devolver a sociedade e ao meio ambiente o que lhe foi consumido.
    Para que uma empresa exerça sua responsabilidade social, a ética deve ser posta em prática dentro da administração, e mais, no interior de cada uma das pessoas. A partir dessa idéia, pode-se concluir que o exercício da responsabilidade social e a ética de seus dirigentes e funcionários estão intrinsecamente ligados.
    Existem diferenças entre responsabilidade social, obrigação social e obrigações emergências.
    A responsabilidade social é uma decisão da empresa, uma escolha a partir de sua consciência; de assumir atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida. É designada como uma ação voluntária.
    Já as obrigações sócias, como o próprio nome já diz, são aquelas ações que a empresa deve adotar independente da sua vontade, são elas: pagamento de salários, de contribuições a Previdência Social, de impostos e taxas etc.
    As obrigações emergenciais, de igual forma não são ações voluntarias, são obrigações que a empresa deve aos seus funcionários em circunstancias calamitosas, como inundações, terremotos, incêndios etc., e nesses casos a empresas são movidas a contribuir.
    No Brasil, desde a década de 80, as empresas começaram a praticar ações de responsabilidade social como: doações e ajudas eventuais a entidades sociais ou filantrópicas até a sofisticação de ajudas incluídas no planejamento estratégico para grandes projetos sociais e constituição de fundações voltadas para as carências significativas da comunidade.
    Na década de 80 também foi construído em São Paulo o Instituto Ethos, com 11 empresas pioneiras na prática de responsabilidade social; em 2003, o Ethos já contava com um milhar de associados.
    Para se ter uma idéia de como a responsabilidade social tem tomado grandes proporções no Brasil, o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), traz dados dessa nova realidade em pesquisa realizada no ano de 2003, que aborda que 60% das empresas do país desenvolviam ou apoiavam ações sociais, investindo anualmente dois bilhões de dólares em projetos comunitários.
    Do mesmo ano, o instituto ADVB de Responsabilidade social realizou uma pesquisa com 2.330 firmas brasileiras. Essa pesquisa mostrou como a responsabilidade social é uma preocupação cada vez maior entre os empresários do país. Os principais resultados desse estudo são: 1,88% das empresas desenvolvem projetos sociais voltados para a comunidade; 2,65% incentivam a participação voluntaria dos empregados nos projetos; 3,97% consideram a responsabilidade social um tema estratégico.

    Lilian Beatriz de Azevedo

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  12. Códigos de Ética Empresarial

    “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum”. Como existe uma linha muito tênue entre o ético e o jurídico, freqüentemente nesse Código se repitam normas legais.
    Os códigos de ética, são codificações concretas de determinada sociedade, por exemplo, códigos de ética de organismos públicos e, de igual forma, códigos de ética de empresas privadas. Essas codificações referidas aqui, significa, uma autoridade estabelecer por escrito normas que dimanam do interior das pessoas a partir do primeiro principio pratico.
    O código de deve partir da realidade de cada empresa, estabelecendo comportamentos corretos, a partir do diagnóstico de sua própria problemática ética e de enfrentá-la.
    Esses códigos devem prever sansões – advertência, suspensão e exclusão – para os infratores e devem contar com Comissões de Julgamento, integradas por pessoas da própria corporação, de reputação ilibada, e por pessoas estranhas a corporação. Mas para aplicar essas punições primeiramente é preciso ter um código de ética em que fica bem definido o que se consiste em um delito, para só depois estabelecer a pena.
    Cabe lembrar que, em muitos casos, infrações éticas graves também são crimes que estão sujeitos as leis penais da nação. Ocorrendo sentença condenatória deste poder, é boa a conduta que a entidade de classe ou a empresa apliquem a sanção ética correspondente. Porém, nada impede a sanção pelo código de ética independente do processo criminal.
    Mas quando ocorre a infração simultânea a ambos os códigos, é de boa norma, que a infração seja julgada pela comissão ética que primeiro receba a denuncia.
    As empresas costumam seguir dois procedimentos pra a elaboração e implantação de um Código de Ética. No processo tradicional,um executivo é escolhido, dentre as áreas, jurídica e de recursos humanos para gerenciar o projeto de implantação do código, eventualmente auxiliado por uma consultoria externa. Em um procedimento mais inovador e participativo uma equipe responsável pelo projeto é encarregada de concluir todo o projeto através de quatro etapas:
    1ª Levantamento dos principais valores éticos com todos os funcionários da empresa.
    2ª Indagação sobre os quais dos seis princípios da ética estão na base de cada valor escolhido. Esta indagação deve ser feita em reuniões dirigidas, com amostras de funcionários de cada área e nível da empresa.
    3ª Com o resumo dos valores e dos principais associados, grupos de funcionários de cada setor apontam o seu padrão especifico de comportamento ético concreto, adequado aos citados princípios e valores.
    4ª Redação final do texto, que deve ser claro e objetivo, e, por ultimo, oficialização do código pela diretoria da empresa.
    Este segundo procedimento oferece maior vantagem em relação ao primeiro como: envolvimento e preparação dos funcionários no código, simultaneamente com a elaboração e a implantação; garantia de objetividade; garantia de encadeamento “princípios-valores-padrões” de comportamento ético.

    Lilian Beatriz de Azevedo

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  13. Ariovaldo da Silva

    A responsabilidade sempre foi uma preocupação de partidos políticos e governos, mas nas ultimas décadas tem recebido crescente atenção das empresas. Num primeiro momento, elas tomaram consciência de que deviam prestar atenção não só em sócios ou acionistas, mas também a todas as pessoas que se relacionam com ela (stakeholders), fornecedores, clientes e empregados; num segundo momento conscientizaram-se de sua responsabilidade para com a sociedade em gera l(p. 176).
    A partir da década de 60, despertou uma maior sensibilidade pelo meio ambiente ou ecologia. Hoje pode se dizer que o exercício da responsabilidade social pela empresa e a ética pessoal de seus dirigentes e funcionários estão intrinsecamente ligados.
    Responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com a humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem, (p. 176).
    A duas visões por parte dos economistas sobre a responsabilidade social, a primeira é que a empresa deve maximizar o lucro para seus acionistas, já a segunda propõe que a empresa não só deve buscar lucro, mas também proteção e a melhoria da qualidade de vida das comunidades em que operam, e da sociedade geral.
    O autor menciona que existe diferença entre responsabilidade social e o cumprimento de obrigações sociais e das obrigações emergenciais. Obrigações já são um bem garantido, porem responsabilidade social deve partir da política da empresa programada para solução de problemas sociais específicos, (p. 178).
    Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum. A tênue fronteira entre o ético e o jurídico faz com que frequentemente nesse código se repitam normas legais, pois a ética está presente em todas as normas jurídicas, (p. 183).
    Os códigos de ética estabelecem certa jurisdição administrativo-disciplinar interna. Comvem ter a melhor disciplina possível, até para reduzir a probabilidade de que seus dirigentes cometam delitos sujeitos ao processo penal, o autor propõe uma sequência de passos na elaboração de um código de ética empresarial, (p.183).
    Quase todas as profissões são norteadas por seus códigos de ética, mas em determinadas ocasiões o empregado está exposto a dois códigos de ética, um da sua empresa e outro de sua profissão e surge daí um terceiro o social que norteia todas suas ações.

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  14. Mariane G. Rufino Vasconcelos18 de abril de 2011 às 18:19

    Responsabilidade Social
    Nos últimos tempos a responsabilidade social ganhou espaço nas empresas, atenção dos políticos e governos. As organizações aceitaram que não só os sócios ou acionistas necessitavam de atenção, mas sim todos que estavam envolvidos direta ou indiretamente com a empresa, e passaram a considerar a sociedade em geral.
    O século XX ficou marcado pelos visíveis estragos provocados ao meio físico decorrente as crescentes concentrações urbanas e também pelo avanço alcançado nos estudos científicos sobre os limites dos recursos terrestres. Esse progresso permitiu também descobrir injustiças encobertas por algumas fábricas, como a exploração de melhores, produtos prejudiciais à saúde, etc.
    A ética é considera a pratica da inteligência de uma pessoa, para que a organização consiga desenvolver a responsabilidade social, a ética precisa existir principalmente dentro da administração e na essência de cada pessoa que colabora com a empresa. Quando um ambiente de trabalho é constituído de bons exemplos e incentivos saudáveis, resulta em maior satisfação de todos no desempenho das tarefas. Podemos concluir que a pratica da responsabilidade social e a ética de seus dirigentes e funcionários caminham juntos para o êxito profissional.
    A Responsabilidade social é compreendida como um compromisso das empresas com relação à população em geral. Este pensamento lógico partiu da idéia de que as organizações utilizam recursos naturais, direto ou indireta, patrimônios estes que são gratuitos da humanidade, então nada mais justo, que as empresas explorem de forma consciente e posteriormente preste contam de como foi utilizados estes recursos.
    Existem duas formas de visualizar a responsabilidade social de uma instituição, a primeira é a maneira clássica, onde os executivos buscam somente maximizar o lucro dos acionistas, mas esta forma de pensamento já foi ultrapassada, os empresários atuais têm objetivos diferentes, eles sabem que só o lucro não é suficiente, é necessária a proteção e a melhoria da qualidade de vida oferecida para comunidade onde esta inserida e a população em geral.
    Faze-se necessário diferenciar responsabilidade social de obrigações sociais e emergenciais. Responsabilidade social é realizada espontaneamente em prol da sociedade, obrigações sociais são direitos legais e contratuais, como salários, contribuições à Previdência Social, enquanto isso, as obrigações emergenciais ocorrem de fatos não planejados, como incêndios, inundações, etc.

    Códigos de Ética Empresarial
    Observamos que a ética social, faz referência a toda aglomeração de pessoas, para um determinado fim. E os códigos de ética surgiram para estabelecer por escrito normas e procedimentos a serem seguidos caso aja necessidade de utilização. “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum.” Nele estão previstas medida repressiva – advertências, suspensão e exclusão.
    A criação deste código parte de acordo com a necessidade da empresa, por exemplo, a profissão de administrador possui o seu código de ética, assim como, os contadores e as demais profissões. Todas as penalidades devem estar devidamente esclarecidas, não deixando nada a desejar.

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  15. Responsabilidade social/ código de ética empresarial

    As empresas do século XXI estão com criando uma consciência ética de responsabilidade com a sociedade em geral, nos anos 60 e 70 foi criada a sensibilidade ambientalista ou ecológica.
    Para a empresa exercer sua responsabilidade social, a ética deve ser posta em prática dentro da administração, no interior de cada pessoa, pode-se dizer que a responsabilidade social pela empresa e a ética pessoal são intrinsecamente ligados.
    A responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com relação á humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem. (pg. 177)
    A empresa utiliza de recursos naturais que é um patrimônio da humanidade, então não só a empresa deve enfatizar a idéias, mas também seus funcionários com fins sociais sejam de ordem econômica, política, defesa de direitos entre outros.
    A visão clássica ou econômica que visa apenas maximização de lucros tem como idéia que os valores empregados em ações sociais são tirados do lucro dos acionistas, ou da remuneração dos funcionários ou até do bolso com clientes.
    Outra visão a socioeconômica visa o lucro, mas também a melhoria da qualidade de de vida dos comunidade onde operam e da sociedade em geral.
    - apoio em projetos sociais, relação de instabilidade/ lucra em longo prazo e a boa imagem publica valorização do ambiente interno / clima idealista, criar vínculos com empresas sociais responsáveis, equilíbrio entre responsabilidade e poder, disponibilidade de recursos, bem estar em relação à sociedade.
    A responsabilidade social de diverge de obrigações sociais e as obrigações emergenciais nas empresas, pois, as obrigações são como: pagamento de salário, contribuição com a previdência social entre impostos, e já as responsabilidade social é feita de livre consciência á sociedade. As obrigações emergenciais são em caso de situações imprevistas como: terremotos e alagamento.
    No Brasil as praticas de responsabilidade social, por parte das empresas doações entidades social e instituições filantrópicas a favor do combate á fome, á redução do desemprego, ao apoio aos deficientes, e apoio a terceira idade.
    Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum (pg 183). Nele deve conter advertências, suspensões e exclusão integradas por pessoas da própria corporação, de reputação.
    O código de ética deve se adequar a realidade de cada empresa, especificar previsíveis mudanças na estrutura.
    A empresa deve desenvolver seu código de ética e se orientar em relação a ele, deve conter presença de um consultor externo, pela representatividade em níveis das empresas, e do processo de divulgação e implantação.
    Os códigos de ética profissionais estão organizadas com intermédio dos conselhos, a pessoa deve seguir aos códigos de ética dos conselhos e das empresa

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  16. Responsabilidade Social e Códigos de ética Empresarial

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador, edição 08ª, São Paulo, Atlas 2009.
    Zaiana Moura Prates Silveira

    As transformações sócio-econômicas nos últimos anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas, até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem entendido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos. A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações. Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor desempenho nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade. A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética deve ser à base da construção da vida profissional. Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade é dever de todos comprometido com a sociedade, com os colegas e com a classe. Precisamos ouvir o chamado da população e, se realmente quisermos um Brasil melhor, devemos começar por nós mesmos, exercendo a profissão de forma digna e responsável.

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  17. KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA

    Responsabilidade Social e Código de Ética Empresarial

    A responsabilidade social nas últimas décadas deixou de ser uma preocupação apenas dos partidos políticos e de governos, já que as empresas tomaram consciência da importância da responsabilidade social.
    As empresas nas décadas de 60 e 70 do século XX desenvolveram uma nova sensibilidade ambientalista e ecológica, em virtude de diversos estragos ecológicos. Houve, ainda, um aumento da fiscalização em relação ao trabalho infantil e os produtos prejudiciais à saúde, tais como o fumo e o álcool.
    Devido à inserção da responsabilidade social nas empresas, foi possível a criação de ONGs como a Organização Não Governamental Business for Social Responsability (1992).
    É importante mencionar que o exercício da ética é essencial para o desenvolvimento da responsabilidade social nas empresas. Segundo Melo, a responsabilidade social constitui “um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral [...]”, ou seja, a empresa passou a exercer atividades com fins sociais, como por exemplo, alfabetização, saúde, escola etc.
    A responsabilidade social da empresa é dividida em: visão clássica ou econômica (defensor Milton Friedman) e a visão socioeconômica (defensor Paul Samuelson).
    Na visão clássica a empresa visa maximizar o lucro para seus acionistas, pois acreditam que a solução dos problemas sociais é de competência dos representantes da sociedade.

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  18. KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA

    Codiga de etica empresarial

    Na visão socioeconômica as empresas não buscam apenas o lucro, mas também a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral. Seus defensores argumentam que: as boas relações com a comunidade propícia lucros em longo prazo; objetivos sociais contribui para a boa imagem pública da empresa; ocasiona melhoria do ambiente interno; além de promover o equilíbrio entre a responsabilidade e o poder das empresas; serve de ação preventiva; e é considerada uma obrigação ética.
    Far-se-á necessário diferenciar responsabilidade social, obrigações sociais e obrigações emergenciais. A responsabilidade social é por princípio voluntária e livre. As obrigações sociais são de caráter legal e contratual, por exemplo, contribuição à Previdência Social. Já as obrigações emergenciais surgem perante situações de calamidade (inundações, incêndios etc), trata-se de uma resposta de solidariedade com a situação, é conhecida como reatividade social.
    A inclusão da responsabilidade social nas empresas brasileiras aumentou muito deste a década de 80, o que proporcionou a criação de diversos projetos sociais voltados à redução do desemprego, apoio aos deficientes, combate à fome etc.

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  19. Jaqueline Correa Gomes
    No cenário mundial contemporâneo observa-se o processar de inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, ambientam o aparecimento de novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultando em esforços múltiplos para o atendimento de objetivos compartilhados.
    Através da convergência entre metas econômicas e sociais, emergem os modelos de organizações preocupadas com a elevação do padrão de qualidade de vida de suas comunidades. Estas organizações–cidadãs desenvolvem o processo denominado responsabilidade social.
    O movimento denominado responsabilidade social orienta o aparecimento de alguns novos conceitos e tendências profissionais que solicitam reflexões.
    O trabalho de buscar uma definição para Responsabilidade Social solicita inicialmente reflexões acerca do conceito de ética e do desenvolvimento do processo de cidadania.
    Falar sobre ética e sua relação com responsabilidade social nos remete diretamente ao problema do costume – hábitos ligados às manifestações de cada coletividade através de suas tradições, vivências e crenças.
    Basicamente podemos definir dois tipos de uso: aquele que, com o passar do tempo, se transforma em costumes jurídicos (regulamentados), pois cumprem todas as condições materiais e formais destes. E o uso que, por não satisfazer determinados requisitos, não se caracteriza como costume de Direito, isto é, norma exigida, ampliada pelos mecanismos sancionadores correspondentes.
    Uma análise mais aprofundada sobre o conteúdo dessa definição suscita algumas reflexões: a íntima convicção social que determina uma norma ou conjunto de obrigações, ainda que não reconhecidas pelo ordenamento jurídico positivo, pertence ao campo da ética, ou seja, os valores morais e os princípios ideais de conduta humana. Assim sendo, responsabilidade social é processo resultante do desenvolvimento de posturas éticas inerentes aos estágios de evolução de determinados grupos ou organismos sociais.
    Entrecruzando-se com o conceito de ética, posto que a ele permanece estreitamente vinculado, vamos encontrar o conceito de cidadania.
    Inúmeros fatos poderiam ser resgatados e analisados numa tentativa de pontuar historicamente os aspectos econômicos, políticos e sociais que favoreceram o processar do conceito de cidadania nas diversas sociedades.
    Acreditamos, no entanto, que esse resgate oferece conteúdo para um trabalho à parte. Partindo dessa constatação, nos limitaremos a apontar apenas alguns fatos a título de introdução na área da cidadania organizacional, em especial no contexto brasileiro.
    Ao final das reflexões apresentadas chegamos a conclusão que algumas considerações são necessárias para precisão de um conceito voltado para responsabilidade social.

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  20. Douglas R. Machado de Oliveira Grande

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    A responsabilidade social é uma decisão da empresa, uma escolha a partir de sua consciência; de assumir atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida. É designada como uma ação voluntária.
    “Toda empresa tem obrigações sociais que devem ser satisfeitas: pagamento de salários, de contribuições à Previdência Social, de impostos e taxas etc. São de caráter legal, contratual e, por isso, não se consideram como parte da denominada responsabilidade social, que é por principio voluntária e livre.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 178)
    “A codificação da ética, quer dizer, uma autoridade estabelecer por escrito normas que dimanam do interior das pessoas a partir do primeiro principio pratico, é um fenômeno societário usual (ubi societas ibi ius). Nas nações, as leis e as constituições estão certamente embebidas de princípios e normas éticas; não nos esquecemos de que toda sociedade é formada por pessoas e que a ética lhes é inerente.” (Alonso, Lopez e Castrucci, 2008, pág. 181)

    CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

    A empresa atua como uma julgadora dos atos errados que acontecem dentro dela, para isto, é formada uma Comissão de Ética que possui autonomia para estabelecer padrões de jurisdição administrativo-disciplinar a fim de reduzir atos criminais cometidos por funcionários e dirigentes, assim como, efetuar tais punições, conforme a gravidade do ato.
    “Código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum” (p.183).
    Na elaboração de seus códigos de ética as empresas devem ser orientadas por algumas recomendações: “1 – pela presença de um consultor externo, que interprete a personalidade da empresa e os potenciais perigos de comportamento antiético, seja da empresa, seja de seus funcionários, clientes e fornecedores; 2 – pela representatividade, não só da direção, mas também de outros níveis da empresa, e do consultor, na comissão encarregada de realizar o Código; 3 – pelo processo de divulgação e implantação” (p.184).

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  21. CAROLINE GOMES CHAVES BOBATO 8° Sem.

    Fichamento: Responsabilidade Social e Código de Ética

    Referência: ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de Ética em Administração. São Paulo: Atlas, 2008.


    Hoje não mais se aceita a idéia de que o único e exclusivo objetivo da empresa seja produzir lucro. É óbvio que sem lucro nenhuma empresa se sustenta, mas há um conjunto de valores e processos que integram as estratégias das empresas, além do exclusivamente econômico. A ética, a responsabilidade social, o meio ambiente são questões que devem preocupar a alta direção e os conselhos de administração das empresas que pretendem ser sólidas e deixar lastro.
    A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros. Esses valores atribuídos às empresas, na realidade são inerentes aos indivíduos que as criaram e as representam.
    É a ética dos empresários, dos homens e mulheres de negócios que imprimirá uma cultura ética à empresa. O dia a dia das empresas refletirá essa cultura que advém de seus fundadores e das pessoas que eles nomearam para geri-las.
    Assim, como os eixos econômico, social e ambiental referem-se à sustentabilidade da empresa, pode-se referir os três valores que se ligam à sustentabilidade e atuação ética de cada ser humano inserido na empresa. São eles: consciência, liberdade e responsabilidade.
    Cada pessoa é portadora da chave, do segredo para conhecer com profundidade o ser humano. Dispõe da lei da consciência, inserida no seu próprio ser. Trata-se de uma lei, que, no dizer de Lewis (1997:38), não foi criada pelo ser humano, da qual ele não consegue se livrar, mesmo que o tente, e à qual sabe que deve seguir, e quando não a segue sente desconforto.
    A verdadeira liberdade é aquela que permite à cada pessoa agir como convém ao ser humano, cujo anseio é a felicidade. A integridade, honradez, a coerência entre o modo de ser e de agir, são o caminho para alcançar o bem e a verdade. Assim, a pessoa será tanto mais livre quanto mais próxima estiver de atingir esses valores.
    A responsabilidade, por sua vez, corresponde à resposta a um imperativo que cada cidadão percebe em seu íntimo. O exercício da solidariedade, a cidadania, a responsabilidade social, a busca do bem comum são valores da humanidade e nenhum cidadão pode se eximir dessas práticas.
    O passaporte para a sustentabilidade poderá ser alcançado na medida em que cada pessoa que integra as empresas, desde o último colaborador contratado até o Presidente do Conselho de Administração, se conscientize de sua missão, cada um em seu nível de atuação, e use a sua liberdade para desempenhá-la com total responsabilidade e comprometimento com a atuação ética.

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  22. Alyne Mitie Sasazima19 de abril de 2011 às 17:14

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008.

    RESPONSABILIDADE SOCIAL
    “A responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas ultimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas”. (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.175).
    “Hoje é consenso de que existe também um efeito em sentido inverso, isto é, de que a responsabilidade da empresa pelo atendimento às necessidades sócias retorna para todas as pessoas da empresa, porque aguça a sua sensibilidade ética; o resultado final é maior satisfação no emprego, que se reflete beneficamente em todas as atividades da empresa”. (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.176).
    “Neste inicio do novo milênio, entende-se que o mencionado “compromisso com a humanidade em geral” deva traduzir-se pela destinação não só de recursos, mas também da atenção dos seus funcionários a atividades com fins sócias, por exemplo, em favor da infância abandonada, da alfabetização, da saúde, escola, assistência aos necessitados etc” . (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.176).
    “A responsabilidade social promove o equilíbrio entre responsabilidade e poder das empresas; o poder sem responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum”. (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.177).
    “Toda empresa tem obrigações sociais que devem ser satisfeitas: pagamento de salários, de contribuições à Previdência Social, de impostos e taxas etc. São de caráter legal, contratual e, por isso, não se consideram como parte da denominada responsabilidade social, que é por principio voluntária e livre”. (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.178).

    CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
    “A ética social não fala desta ou daquela empresa pública ou privada, tampouco da família ou da nação; sob o vocábulo sociedade, refere-se a todo e qualquer agrupamento humano, unido para determinado fim. Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade” . (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.182).
    “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum”. (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.183).
    “O código de ética deve partir da realidade do que cada empresa é, estabelecendo comportamentos corretos, a partir de bem diagnosticar a sua própria problemática ética e de enfrentá-la. O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sanção correspondente a cada uma delas” . (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.183).

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  23. Jerusa J. Bezerra dos Santos

    Responsabilidade social

    Ä responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas últimas décadas tem recebido crescente por parte das empresas¨. (Alonso, Lopes e Castrucci, 2008; pág.175).

    Ä responsabilidade social promove equilíbrio entre responsabilidade e poder das empresas; o poder sem responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum¨. (Alonso, Lopes e Castrucci, 2008; pág.177).

    Ä responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida. ( Alonso, Lopes e Castrucci, 2008; pág.187).

    Código de ética empresarial

    “Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade. Há, assim, códigos de ética de organismos públicos e, de igual forma, códigos dê ética de empresas privadas”. (Alonso, Lopes e Castrucci, 2008; pág.182) .

    “O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sansão correspondente a cada uma delas. Não se pode esquecer de que ele também tem um caráter punitivo ou sancionador e que, portanto, deve seguir o modelo dos códigos penais. Por isso deve estabelecer, em primeiro lugar, no que consiste o delito, para só depois estabelecer a pena. Conhecido adágio jurídico diz : “nullurn crirnen sine lege”, não há crime sem lei que descreve o crime.” (Alonso, Lopes e Castrucci, 2008; pág.183) .

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  24. Juliana Natália de O. Silva23 de abril de 2011 às 20:25

    Responsabilidade Social/Código de ética empresarial

    “A responsabilidade social “é vista como um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem [...]” (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 176)”.
    “A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que esta inserida (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 178).”
    “Na década de 80, constituiu – se em São Paulo o Instituto Ethos, com 11 empresas pioneiras na prática da responsabilidade social; em 2003, o Ethos já contava com um milhar de associados (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 179)”.
    “As promessas de fim de ano são sempre muito parecidas. Além daquelas metas difíceis de cumprir, como emagrecer, fazer exercícios regularmente ou parar de fumar, é comum pensar em fazer ‘caridade’. (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 180).”
    “Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum. A tênue fronteira entre o ético e o jurídico faz com que, frequentemente, nesse Código se repitam normas legais (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 183)”.
    “O código de ética deve partir da realidade do que cada empresa é, estabelecendo comportamentos corretos, a partir de bem diagnosticar a sua própria problemática ética e de enfrenta – lá (Alonso, Lopez, Castrucci, 2008, 183)”.
    Sabemos que diversas empresas têm seus valores e que evidentemente sempre haverá um limite que poderá conter um tipo de valor obscuro.
    Ao se fazer uma breve análise mais aprofundada sobre o conteúdo dessa definição sucinta algumas reflexões: de que é íntima a convicção social que determina uma norma ou conjunto de obrigações, ainda que não reconhecidas pelo ordenamento jurídico positivo, pertencente ao campo da ética, ou seja, os valores morais e os princípios ideais de conduta humana.

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  25. Marcos dos s. Barbosa.
    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008

    Ä responsabilidade social promove equilíbrio entre responsabilidade e poder das empresas; o poder sem responsabilidade social pode estimular comportamentos irresponsáveis contra o bem comum¨. (Alonso, Lopes e Castrucci, 2008; pág.177).
    CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
    “A ética social não fala desta ou daquela empresa pública ou privada, tampouco da família ou da nação; sob o vocábulo sociedade, refere-se a todo e qualquer agrupamento humano, unido para determinado fim. Os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade” . (ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.182).
    A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros. Esses valores atribuídos às empresas, na realidade são inerentes aos indivíduos que as criaram e as representam.
    A responsabilidade, por sua vez, corresponde à resposta a um imperativo que cada cidadão percebe em seu íntimo. O exercício da solidariedade, a cidadania, a responsabilidade social, a busca do bem comum são valores da humanidade e nenhum cidadão pode se eximir dessas práticas.

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  26. FICHAMENTO

    RESPONSABILIDADE SOCIAL/ CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAL


    ALONSO, Felix Ruiz; LOPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de administração. 1.ed.. São Paulo: Atlas, 2008.
    Para Alonso; Lopez; Castrucci ( 2008, p.175) “a responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas últimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas.”
    A responsabilidade social pode ser considerada como sendo o compromisso da empresa com relação à humanidade, sendo essa uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e no uso de recursos que lhes pertencem, onde a responsabilidade social da empresa e de seus executivos é a de maximizar o lucro para seus acionistas. Alguns argumentos da responsabilidade social podem ser destacados tais como: expectativa do público, estudos e pesquisas de escolas de administração, objetivos sociais da empresa contribuem para a sua boa imagem pública, a melhoria do ambiente interno, existe interesse dos acionistas, com o atendimento a problemas e carências sociais, a responsabilidade social promove o equilíbrio entre a responsabilidade e o poder das empresas, a empresa conta com disponibilidade de recursos financeiros, de especialistas e de talento gerencial, a responsabilidade social serve de ação preventiva e é considerada como uma obrigação ética (ALONSO; LOPEZ; CASTRUCCI, 2008).
    Segundo Alonso; Lopez; Castrucci ( 2008, p.178) “ a responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que esta inserida.”
    Os códigos de ética são codificações concretas de determinada sociedade, sendo esses numerosos e variados. De acordo, com Alonso; Lopez; Castrucci ( 2008, p.183) “ é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum, o código de ética devem prever sanções para os infratores e devem contar com comissões de julgamento, integradas por pessoas da própria corporação e por pessoas estranhas à corporação.”
    O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sanção correspondente a cada uma delas que estabelecem certa jurisdição administrativo-disciplinar interna. O processo deve contar com sete passos: (ALONSO; LOPEZ; CASTRUCCI, 2008).
    -recebimento da representação ou denuncia ética;
    -defesa prévia do denunciado;
    -rejeição ou acolhimento da representação;
    -defesa do denunciado que indicara provas;
    -audiência de instrução;
    -razões finais de defesa; e
    -julgamento.
    Para os autores o encadeamento princípios-valores-padrões, de comportamento ético evitam um defeito freqüente nos códigos de empresa, que é omitir a referencia aos princípios da ética social, aos fundamentos tanto dos valores quanto dos padrões.

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  27. JAQUELINE QUIM

    FICHAMENTO

    RESPONSABILIDADE SOCIAL/ CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAL


    ALONSO, Felix Ruiz; LOPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de administração. 1.ed.. São Paulo: Atlas, 2008.
    Para Alonso; Lopez; Castrucci ( 2008, p.175) “a responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas últimas décadas tem recebido crescente atenção por parte das empresas.”
    A responsabilidade social pode ser considerada como sendo o compromisso da empresa com relação à humanidade, sendo essa uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e no uso de recursos que lhes pertencem, onde a responsabilidade social da empresa e de seus executivos é a de maximizar o lucro para seus acionistas. Alguns argumentos da responsabilidade social podem ser destacados tais como: expectativa do público, estudos e pesquisas de escolas de administração, objetivos sociais da empresa contribuem para a sua boa imagem pública, a melhoria do ambiente interno, existe interesse dos acionistas, com o atendimento a problemas e carências sociais, a responsabilidade social promove o equilíbrio entre a responsabilidade e o poder das empresas, a empresa conta com disponibilidade de recursos financeiros, de especialistas e de talento gerencial, a responsabilidade social serve de ação preventiva e é considerada como uma obrigação ética (ALONSO; LOPEZ; CASTRUCCI, 2008).
    Segundo Alonso; Lopez; Castrucci ( 2008, p.178) “ a responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que esta inserida.”
    Os códigos de ética são codificações concretas de determinada sociedade, sendo esses numerosos e variados. De acordo, com Alonso; Lopez; Castrucci ( 2008, p.183) “ é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum, o código de ética devem prever sanções para os infratores e devem contar com comissões de julgamento, integradas por pessoas da própria corporação e por pessoas estranhas à corporação.”
    O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sanção correspondente a cada uma delas que estabelecem certa jurisdição administrativo-disciplinar interna. O processo deve contar com sete passos: (ALONSO; LOPEZ; CASTRUCCI, 2008).
    -recebimento da representação ou denuncia ética;
    -defesa prévia do denunciado;
    -rejeição ou acolhimento da representação;
    -defesa do denunciado que indicara provas;
    -audiência de instrução;
    -razões finais de defesa; e
    -julgamento.
    Para os autores o encadeamento princípios-valores-padrões, de comportamento ético evitam um defeito freqüente nos códigos de empresa, que é omitir a referencia aos princípios da ética social, aos fundamentos tanto dos valores quanto dos padrões.

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  28. Wesley Cabral Fernandes Gonzaga25 de abril de 2011 às 19:15

    ALONSO, Félix Ruiz; LÓPEZ, Francisco Granizo; CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008

    A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que esta inserida (AlONSO; LOPEZ; CASTRUCCI,2008, p.178)
    Ainda os autores, os códigos de ética, entretanto, são codificações concretas de determinada sociedade.
    Há, assim, códigos de ética de organismos públicos e, de igual forma, códigos dê ética de empresas privadas(AlONSO; LOPEZ; CASTRUCCI,2008,; pág.182).
    Os autores comentam que a responsabilidade, por sua vez, corresponde à resposta a um imperativo que cada cidadão percebe em seu íntimo. O exercício da solidariedade, a cidadania, a responsabilidade social, a busca do bem comum são valores da humanidade e nenhum cidadão pode se eximir dessas práticas.
    A responsabilidade social é uma decisão da empresa, uma escolha a partir de sua consciência; de assumir atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida. É designada como uma ação voluntária.
    Melhor dizendo, Toda empresa tem obrigações sociais que devem ser satisfeitas: pagamento de salários, de contribuições à Previdência Social, de impostos e taxas etc. São de caráter legal, contratual e, por isso, não se consideram como parte da denominada responsabilidade social, que é por principio voluntária e livre(ALONSO; LÓPEZ; CASTRUCCI, 2008, p.178).O código de ética deve se adequar a realidade de cada empresa, especificar previsíveis mudanças na estrutura

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  29. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI2 de maio de 2011 às 19:27

    RESPONSABILIDADE SOCIAL
    A responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com relação á humanidade em geral,e uma fo9rma de prestação de contas do seu desempenho,baseado na apropriação e uso dos recursos que originalmente não lhe pertence.A denonimada visão classica ou ecônomica acha que a única responsabilidade social da empresa e de seus executivos é a maximizar o lucro para seus acionistas.P176
    A responsabiidade social é uma tomada de consci~encia da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida.Toda empresa tem obrigações sociais que devem ser satisfeitas.As obrigações emergenciais,de igual forma,não se incluem na responsabilidade social.Nessas emergências ,impresíviseis,a sociedade é chamada a colaborar,para amenizar ou aliviar a situação dos mais atingidos,as empresas são motivadas a contribuir.Trata-se porém deuma resposta de solidariedade com a situação,chamada de reatividade social.P178

    CODIGO DE ÉTICA DA EMPRESA
    Os códigos de ética são modificações concretas de determinada sociedade.A codificaçaõ da ética quer dizer,uma autoridade estabelecer por escrito normas que dimanam do interior das pessoas a partir do primeiro príncipio prático,é um fenômeno societário usual.P182
    Um código ético empresaruial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoruidade empresarial com vistas ao bem comum,devendo prever sansões-advertências para infratores e devem contar com Comissões de Julgamento,integradas pr pessoas da própria corporaçaõ.O código de ética deve partir da realidade do que cada empresa é estabelecendo comporatamentos corretos,a patrir de bem diagnosticar a sua própria plomemática é tica e de enfrentá-la.P.183

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  30. JEAN MARCOS CUTÓDIO FIRME
    Fichamento de responsabilidade social e Código de ética
    A responsabilidade social sempre foi preocupação de partidos políticos e de governos, mas nas ultimas décadas tem recebido atenção por parte das empresas. Num primeiro momento, elas tomaram consciência de que deviam prestar atenção não só aos seus sócios ou acionistas (stackholders), mas também a todas as pessoas que se relacionam com ela, fornecedores, clientes e empregados; num segundo momento, conscientizaram-se de sua responsabilidade para com a sociedade em geral (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008).
    Hoje é consenso de que existe também um efeito em sentido inverso, isto é, de que a responsabilidade da empresa pelo atendimento ás necessidades social retorna para todas as pessoas da empresa, porque aguça a sua sensibilidade ética; o resultado final é maior satisfação no emprego, que se reflete beneficamente em todas as atividades da empresa.
    De acordo com Alonso, Lopez, Castrucci, (2008)a responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com relação á humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas de seu desempenho baseado na apropriação de recursos que originalmente não lhe pertencem.
    A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade na qual esta inserida.
    Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), em 2003, mostrou que 60% das empresas do pais desenvolviam ou apoiavam ações sociais, investindo anualmente dois bilhões e meio de dólares em projetos comunitários apud (Exame, Guia da Boa Cidadania Corporativa 2003).
    A condição da ética, quer dizer, uma autoridade estabelecer por escrito normas que dominam do interior das pessoas a partir do primeiro principio pratico, é um fenômeno societário (ubi societas ibi ius). Nas nações, as leis e as constituições estão certamente embebidas de princípios e normas éticas; não nos esqueçamos de que toda sociedade é formada por pessoas e que ética lhes é interessante. (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008).
    Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum. A tênue fronteira entre o ético e o jurídico faz com que, freqüentemente, nesse código se repitam normas legais.
    O código de ética deve especificar as infrações previsíveis e a sansão correspondente a cada uma delas. Não se pode esquecer de que ele também tem um caráter punitivo ou sancionador e que, portanto, deve seguir os modelos dos códigos penais. Por isso deve estabelecer, em primeiro lugar, no que consiste o delito, par só depois estabelecer a pena.
    Alonso, Lopez, Castrucci (2008) afirmam que em sua imensa maioria os profissionais trabalham como empregados de empresas e dessa forma estão sujeitos a dois códigos de ética: o do Conselho Regional da sua profissão e o da empresa. Em principio são âmbitos distintos: uma coisa é a profissão, com os seus deveres profissionais próprios, e outra distinta, a empresa em que se trabalha. Os dois costumam ter regras em comum: quando há infração simultânea a ambos os códigos, é boa norma que a infração seja julgada pela comissão ética que primeiro receba a denuncia. É chamada prevenção quer dizer: é comportamento aquele a quem primeiro veio a denuncia.

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