sábado, 19 de março de 2011

04. Considerações sobre ética

29/03/11 - 04. Considerações sobre ética face aos modernos desafios (SÁ, 2009, 265-289);

26 comentários:

  1. Juliana Natália de Oliveira Silva27 de março de 2011 às 13:46

    Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos.

    Citações Diretas: “A ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais”. (Sá, 2009. p. 265).
    “Embora imprevisível seja o que possa ainda vir a ocorrer é, todavia, aceitável entender que a explicação sobre a essência do comportamento humano, no campo cientifico,está a ampliar sua visão sob o influxo da metodologia do “holismo”. (Sá, 2009. p. 266).
    “O comportamento humano, a Ética, pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço científico, teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência.” (Sá, 2009. p. 267).
    “Em nosso cérebro, todavia, circulam energias, estas que estão em todas as coisas.” (Sá, 2009. p. 267).
    “O pensamento, pois, é considerado fruto da energia processada no cérebro, com qualidade e intensidade que a organização mental consente distribuir.” (Sá, 2009. p. 268).
    “Cada ser é, portanto, “transformador” de energia, competente para dar a ela vibrações “positivas” ou” negativas”, consoante a estrutura da “ consciência”.” (Sá, 2009. p. 268).
    “Tudo isso permite admitir que entre o complicado sistema mental e a ocorrência da vida existe uma área de penumbra ainda por pesquisar.” (Sá, 2009. p. 269).
    “Tudo indica que o Universo não é formado de “perdas”, mas de “transformações”.” (Sá, 2009. p. 271).
    “As ciências do “entender – se” e do “relacionar – se”, todavia, não conseguiram constatar ainda a aplicação de todos os seus acervos com a intensidade suficiente, necessária à felicidade dos seres.” (Sá, 2009. p. 275).
    Citações Indiretas: A ciência tem tentado descobrir que o espírito, é algo que a tudo move e que também parece ser o responsável pela própria vida.
    È preciso que se assuma a posição de quem realmente tem buscado a verdade, e quem tem a humildade de considerar que todos os esforços para a conquista da realidade perseguida.
    Sabemos que não nos basta apenas conhecer a natureza e todos os seus seres, é também necessário e um dever ético respeitá - los acima de tudo a partir de um estado específico de inteligência emocional.
    Devemos estar preparados para saber o que é o dever ético, e cabe a cada um “treinar” a mente, seja através de especialistas, ou seja, se educando e treinando por esforço próprio.

    ResponderExcluir
  2. tema 4- Considerações sobre ética

    Andreia Ap.da Silva Dias

    considerações sobre a ética face aos modernos desafios cientificos.

    Citações direta:"A ciência é um grande campo onde existem diversos sitios de indagações, cujas dilatações implicam mutuações de limites e assimulação de enriquecimentos culturais".(Sà,2009, pag 265).
    Citações diretas:"o conhecimento de si mesmo, a vida consciente, em suma, fatores essenciais perante a Ética também foram tangidos por várias ciências, especialmente beneficiados pela Psicanálise, Pscologia,Neurociência,Biogenética,parapsicologia, ramos cujo estudo se inter-relacionam diretamente com a Ètica"(Sá,2009,pag 265-266).
    Citação direta";o comportamento humano, a Ética,pois, em relaçao a determinadas coisas, diante do avanço científico, teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência"(Sá,2009,pag 267).
    No entanto viver esta empenhado com a vida, é um dever ético, ou seja, não basta sentir-se existindo, sendo necessário fazer da existência uma oportunidade de ser útil, como também se obriga a ser ativo, a contribuir para a evolução.
    Pois devemos saber que a inteligência proceda da propria existência do cerebro.Mas nem sempre vamos depender do cerebro para uma açõa inteligente, mas sim dos conceitos tradicionais, basta seguirmos os conceitos e regras que conseguimos a atingir o objetivo que pretendemos.

    ResponderExcluir
  3. Cíntia Tamiko Nomizo27 de março de 2011 às 20:14

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS

    “Cada ciência é, por sua vez, um aspecto da inteligência que se afirma num dado momentos do tempo e numa certa região do espaço” (SÁ, 2009, p.265 apud GUSDORF, 1988, p.255).
    Hoje, não se pode ver o homem como o centro do mundo (antropocentrismo), pois a necessidade de analisar os fatores que influenciam o homem se tornou algo essencial para que se tenha, realmente, conhecimento sobre a raça humana.
    “O comportamento humano, a Ética, pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço científico teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência” (p.267).
    “O pensamento, pois, é considerado fruto da energia processada no cérebro, com qualidade e intensidade que a organização mental consente distribuir”. Assim, “cada ser é, portanto,’ transformador’ de energia, competente para dar a ela vibrações ‘positivas’ ou ‘negativas’, consoante a estrutura da ‘consciência’” (p.268).
    “[...] menos a sensação e mais a natureza interna, a consciência de si mesmo, é o que nos aproxima das essências e nos conduz a evitar o mal ou a absorver o bem” (p.269).
    “Viver, estar emprenhado com a vida, é um dever ético” (p.269).
    A questão do viver no sentido de ser um bem ético, pode ser visto, também, como um princípio que o homem deve adotar.
    “A consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser” (p.273).
    Uma análise holística “[...] avigora o argumento que o exercício de uma vida inteligente depende do conhecimento de si mesmo, de um comportamento que enseje o bem-estar próprio e o de terceiros, tudo dependendo da formação de uma robusta consciência ética” (p.274).
    “A consciência é essencialmente uma entidade cuja contribuição deve-se iniciar e evoluir dentro do ser em favor da missão que este tem a cumprir, não devendo, todavia, ser considerada isoladamente, mas como elemento de um conjunto” (p.275).
    “Até que limite será possível entender a consciência atada ao conceito de apenas uma crítica da razão é, todavia, ainda um desafio expressivo que se faz presente aos cientistas da mente e aos filósofos” (p.277).
    “A consciência é fruto de uma construção composta de matérias mutáveis, mas tais transformações constantes, para que sejam eficientes, devem ter caráter evolutivo” (p.278).
    “Se a natureza é um patrimônio comum, é obrigação de cada ser, em reverência ao coletivo, preservar tais bens através de uma utilização racional que permita o que a ciência moderna denomina ‘desenvolvimento sustentável’” (p.285).
    “A infelicidade causada pelo uso irresponsável do poder permitido aos seus é uma dívida cósmica, um procedimento aético cujo efeito não é permitido em toda a extensão avaliar, mas, por outro lado, não impede supor venha a ser objeto de dura cobrança pelo destino” (p.286).
    “A falta de equilíbrio comportamental não só cria situações anti-humanas, como também é algo considerado anômalo perante a Ética” (p.286).
    Com isto, “importante, pois, é buscar um ‘equilíbrio desejável’, aguardando a oportunidade para respostas adequadas” e “é norma de saudável comportamento o admitir que cada ser tenha sua parcela de responsabilidade pelo que acontece, assim como é a relativa ao que se decide sobre o que fazer com a própria vida” (p.289).

    ResponderExcluir
  4. Zaiana Moura Prates Silveira27 de março de 2011 às 22:41

    Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador, edição 08ª, São Paulo, Atlas 2009.
    Zaiana Moura Prates Silveira

    Citações Diretas: A ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais. Pg 265
    Cada vez mais se tem acentuado o entendimento sobre a necessidade de visões de maior amplitude na maioria dos ramos do conhecimento, mesmo quando o analisado refere-se a uma só parcela de um todo. Pg 266
    O comportamento humano, a Ética, pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço científico, teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade com essência. Pg 267
    As teorias modernas sobre a “energia” comprovaram que tudo o que vemos como “coisas” e “pessoas” em realidade são autênticos “universos” povoados por um expressivo número de minúsculos “sistemas”. Pg 267
    O pensamento, pois, é considerado fruto da energia, competente para dar a ela vibrações “positivas” ou “negativas”, consoante a estrutura da “consciência”. Pg 268
    O holismo leva à reflexão sobre o imenso complexo do qual participamos e isto obriga a ser ativo, a contribuir para a evolução. Pg 269
    O compromisso com a vida é, portanto, sem dúvida, nesse contexto, um fundamento, não apenas um argumento perante a doutrina da Ética. Pg 271
    O ser humano tem deveres para consigo mesmo no sentido da promoção do bem-estar e da felicidade própria em harmonia com os deveres éticos. Pg 271
    A consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser. Pg 273
    A consciência é fruto de uma construção composta de matérias mutáveis, mas tais transformações constantes, para que sejam eficientes, devem ter caráter evolutivo. Pg 278
    Citações Indiretas: Seguindo a atual tendência das ciências de se embasarem não só na lógica, mas também na metafísica, este capítulo estuda a consciência ética e o dever ético sempre com base em filósofos clássicos e modernos significativos no que diz respeito à ética profissional na sociedade contemporânea.

    ResponderExcluir
  5. Douglas Rodrigo Machado de Oliveira Grande
    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS

    Citações Diretas: A ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais.
    “Cada vez mais se tem acentuado o entendimento sobre a necessidade de visões de maior amplitude na maioria dos ramos do conhecimento, mesmo quando o analisado refere-se a uma só parcela de um todo.
    O conhecimento de si mesmo, a vida consciente, em suma, fatores essenciais perante a Ética também foram tangidos por várias ciências, especialmente beneficiados pela Psicanálise, Psicologia, Neurociência, Biogenética, parapsicologia, ramos cujo estudo se inter-relacionam diretamente com a Ética.” Pg 265-266.
    Temos a necessidade de assumir a posição de quem realmente tem buscado a verdade, e quem tem a humildade de considerar que todos os esforços para a conquista da realidade perseguida.
    Não nos basta apenas conhecer a natureza e todos os seus seres, é também necessário e um dever ético respeita acima de tudo a partir de um estado específico de inteligência emocional.
    Embora estejamos numa conjuntura social onde a rapidez da troca de informações e as respostas imediatas trazem a incerteza em todos os campos da interação humana, precisamos educar o olhar para ser capaz de tomar atitudes corretas diante da vida cuja base seja regida pela ética

    ResponderExcluir
  6. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI28 de março de 2011 às 12:29

    CONSIDERAÇÕES SOBRE A ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS CIENTÍFICOS
    O comportamento humano,a ética,em relação a determinadas coisas,diante do avanço científico,teve que se adaptar a novos entendimentos,isso porque virtude implica veradde como essência,portanto o que diferencia cada ser é a forma de utilizar a força que possui e que determina os atos que pratica,o pensamento é considerado fruto da energia processada no cérebro com qualidade e intensidade,qe a organização mental distribui,portanto cada ser é transformador de energia para dar e receber energias positivas e negativas.
    É um dever ético viver e estar empenhado com a vida,criando oportunidade de ser útil,contribuindo com a evolução e cumprindo função que lhe foi dada,portanto o compromisso com a vida é fundamental perante a doutrina da ética.
    Todo ser humano tem deveres para consigo mesmo promovendo o bem - estar e a felicidade própria em harmonia com os deveres éticos,só assim ele consiquirá transmitir energias positivas e atingir o seu sucesso e o de terceiros.
    A consciência é uma entidade,cuja contribuição deve se iniciar e evoluir dentro do ser em favor da missão que este tem a cumprir,onde a qualidade ética deve ser um padrão de valor.o importante é que cada um possa ver sua missão cumprida no planeta de forma consciente dentro dos preceitos da ética.
    O ser dificulta a compreensão de si mesmo pelo fato de recusar ou não se esforçar ao analisar sua própria conduta e sua forma de pensar,pouco se conhece o verdadeiro potencial da mente,o que faz com que muitas das vezes os seres não sejam o que gostariam de serem.
    As pessoas desconhecem de si mesmo,não interagindo o corpo com a alma,procuram fora algo que só dentro da cada um encontra,a maioria buscam a felicidade nos outros ou em coisas sem dar conta que a fonta de satisfação estão junto a elas.É preciso não se afastar de si mesmo para encontrar a bondade do viver, para que tudo seja visto como bom.
    A natureza é um patrimônio comum,é obrigação de cada ser em reverência ao coletivo,preservar tais bens atravésde uma utilização racional que permita o que a ciência moderna denomina "desenvolvimento sustentável".A Terra parece ter sido constituída,para que racionalmente o homem a utilizasse com amor e por isso é dever ético preservar o que é fator de bem-estar e sobrevivência dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  7. luzia s. ferreira - 8º periodo adm.28 de março de 2011 às 14:33

    Profº o texto de amanha não está dando para acidioná-lo, entregarei em mãos.

    ResponderExcluir
  8. Mariane G. Rufino Vasconcelos28 de março de 2011 às 17:21

    Considerações sobre a ética aos modernos desafios científicos

    O texto a seguir retrata os novos conceitos que passaram a ser considerados verdadeiros depois de anos de estudos e pesquisas realizadas sobre a conduta humana. A ética foi beneficiada pelo conhecimento da Psicanálise, Neurociência, Biogenética e Parapsicologia. Juntas essas ciências procuram melhorias e evoluções, sendo assim, passaram por adaptações referentes ao avanço cientifico atual.
    Cada ser é diferenciado pela forma de pensar e agir. O pensamento é o resultado do processamento de energia no cérebro, que distribuiu para o restante do corpo esta energia com qualidade e intensidade. Ou seja, cada indivíduo é responsável por fazer chegar ate à estrutura da consciência as vibrações “boas” ou “ruins”. Cabe a nós ser humanos, viver a vida e fazer dela um aprendizado contribuindo para a evolução dos cosmos.
    Tornou-se um dever ético o compromisso com a vida, é nossa obrigação promover o bem-estar e a felicidade de acordo com os deveres éticos. A pessoa que consegue estar em harmonia consigo mesmo, transmite a outras energias positivas cooperando para o sucesso. Assim sendo, a consciência ética saudável é a integração do espírito, mente e corpo formando um complexo transitório.
    O existir é saber relacionar-se com o seu “eu” e, do mesmo modo, com o ambiente externo. Esta boa relação incide em conhecimentos de si, do ser humano e do sentido da existência da vida na terra. O conhecimento do real potencial da mente ainda é precário, muitas atitudes tornam uma pessoa aquilo que ela não deseja ser. Para Buda há cerca de 2.500 anos, “a ignorância é o maior de todos os males”.
    Grandes intelectuais como Locke, Kant, Newton aprovam a necessidade do conhecimento e respeito à natureza, pois, a natureza é um patrimônio comum, sendo assim, torna-se uma obrigação preservar tais bens. Todavia, existem exemplos constantes de destruições no planeta. Como, desmatamentos de reservas para dar lugar às pastagens, poluição dos rios, destruição da camada de ozônio no ar e muitas outras. Isso demonstra que o homem ainda não esta ciente do mal que ele esta fazendo para o como o corpo celeste que o abriga.

    Mariane Rufino – 8º Semestre - ADM

    ResponderExcluir
  9. franciele dayane de souza silveira

    Definida de forma vária a transformação do mundo, a que assistimos desamparados, provoca uma mudança dos processos económicos, sociais e culturais, fazendo-nos perder referências familiares As mudanças significativas na nossa noção de espaço e tempo questionam premissas históricas, agora invadidas por um acumulo de informação, acesso mais fácil a comunicações e uma revolução nos métodos quantitativos,
    processo de riscos e oportunidades.
    Questionar os valores faz parte do percurso da humanidade. Também neste quesito a originalidade em relação ao legado histórico, é diminuta. Os grandes momentos da História estão marcados precisamente por terem trazido, mais do que acontecimentos de monta, uma discussão dos princípios éticos das sociedades. A mudança moral por sua vez nos coloca perante a necessidade de definir as causas e factores que a determinam.
    cabe a cada pessoa dar sua contribuição para que daqui á alguns anos os conceitos da sociedade já renovados tenhamos participado plenamente desta transformação, visto que a sociedade se renova os conceitos éticos de hoje podem não ser os mesmos amanhã,temos de usar nossa conciência de uma forma inteligente e essa conciência deve gerir nossas atitudes de uma maneira a beneficiar a sociedade de maneira geral e cuidar do espaço fisico onde nos encontramos agora para que as futuras gerações tenham a oportunidade de usufruir da mesma forma ou até de forma melhor.

    ResponderExcluir
  10. SERGIO HENRIQUE CARVALHO FARIA - 8º SEM. ADM

    CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    A ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais. (pag. 265)
    O conhecimento de si mesmo, a vida consciente, em suma, fatores essenciais perante a Ética também foram tangidos por várias ciências, especialmente beneficiados pela Psicanálise, Psicologia, Neurociência, Biogenética, parapsicologia, ramos cujo estudo se inter-relacionam diretamente com a Ética.” (pag. 265-266).
    Cada vez mais se tem acentuado o entendimento sobre a necessidade de visões de maior amplitude na maioria dos ramos do conhecimento, mesmo quando o analisado refere-se a uma só parcela de um todo. (pag. 266)
    O comportamento humano, a Ética,pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço científico, teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência"(pag. 267).
    “O pensamento, pois, é considerado fruto da energia processada no cérebro, com qualidade e intensidade que a organização mental consente distribuir”. Assim, “cada ser é, portanto ’ transformador’ de energia, competente para dar a ela vibrações ‘positivas’ ou ‘negativas’, consoante a estrutura da ‘consciência’” (pag. 268).
    “Tudo isso permite admitir que entre o complicado sistema mental e a ocorrência da vida existe uma área de penumbra ainda por pesquisar.” [...] menos a sensação e mais a natureza interna, a consciência de si mesmo, é o que nos aproxima das essências e nos conduz a evitar o mal ou a absorver o bem”. “Viver, estar emprenhado com a vida, é um dever ético” (p.269).
    O ser humano tem deveres para consigo mesmo no sentido da promoção do bem-estar e da felicidade própria em harmonia com os deveres éticos. (pag. 271)
    A questão do viver no sentido de ser um bem ético, pode ser visto, também, como um princípio que o homem deve adotar. “A consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser”. A consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser. (pag. 273)
    “A consciência é essencialmente uma entidade cuja contribuição deve-se iniciar e evoluir dentro do ser em favor da missão que este tem a cumprir, não devendo, todavia, ser considerada isoladamente, mas como elemento de um conjunto” (pag. 275).
    A consciência é fruto de uma construção composta de matérias mutáveis, mas tais transformações constantes, para que sejam eficientes, devem ter caráter evolutivo. (pag. 278)
    “A infelicidade causada pelo uso irresponsável do poder permitido aos seus é uma dívida cósmica, um procedimento aético cujo efeito não é permitido em toda a extensão avaliar, mas, por outro lado, não impede supor venha a ser objeto de dura cobrança pelo destino” (pag. 286).

    ResponderExcluir
  11. Jacques Amâncio da Silva


    Considerações sobre ética



    Devemos conhecer a si mesmo, a vida consciente, em soma, fatores essenciais perante a ética também foram tangidos por varias ciência. A limitação física do homem em “perceber” através dos sentidos de que dispõe fez com que conceitos se construíssem ao feito do estreito alcance daqueles, quer face ao micro, quer ao macromundo. A verdadeira “essência” do que nos cerca não esta em nosso alcance abranger, assim como ainda muito há que pesquisar sobre o que se passa nos dominós energéticos. Tal energia é supria por força que se admite seja preexistente, de proveniência além do ser corporal, cada ser é, portanto “transformado” de energia, competente para dar a ela vibrações “positivas” ou “negativas”, consoante à estrutura da “consciência”. O Ser humano tem deveres para consigo mesmo no sentido da promoção do bem-estar e da felicidade própria em harmonia com os deveres éticos, quem não consegue estar bem consigo mesmo dificilmente transmitirá energias positivas que possa contribuir para o sucesso próprio e de terceiros.
    A Consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser. Não se pode simplesmente ser guiado por emoções, alheando-se diante das circunstâncias surgidas em cada momento, a energia contida em cada ser exige dinâmica construtiva, porque a vida é uma infinitésima da vultosa grandeza cósmica em evolução. O estado de serenidade parece produzir um campo de força competente para impedir que situações maculadas pela cólera possam prosperar a ponto de causar prejuízos próprios e a terceiros.

    ResponderExcluir
  12. KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA- 8°SEM.

    CONSIDERAÇÕES SOBRE A ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS CIENTÍFICOS – SÁ, 2009


    Globalmente, devido às modificações que ocorreram na sociedade, isso permitiu que se desencadeassem conseqüentes transformações na ética, ou seja, no comportamento humano, pois “o conhecimento de si mesmo [...] perante a Ética também foram tangidos por várias ciências, especialmente beneficiadas pela Psicanálise, Psicologia [...] cujo estudo se inter-relacionam diretamente com a Ética”. No campo cientifico, destaca-se que está a expandir a visão do entendimento sobre ética, pois “o comportamento humano, a Ética, [...] diante do avanço cientifico, teve de se adaptar a novos entendimentos” (p 266, 267).
    A ética vai além de costumes, Sá (2009) destaca que cada indivíduo é um transformador de energia, ou seja, ele detecta o que é positivo ou negativo, seja dentro de um ambiente de trabalho, ou decisões a serem tomadas no dia-a-dia, isto é, consoante a estrutura da consciência. “ao nos relacionarmos com pessoas que emitem energias positivas, delas absorvemos vibrações que nos fortalecem. De forma oposta, se convivermos com quem possui energia negativa, nos enfraquecemos” (p 268).
    A ética vem sendo estudada há séculos, a vida também ganha prestígio. Os filósofos relatavam sobre a felicidade, ou seja, o bem estar. “Os filósofos em geral se preocuparam sempre com a origem e a interpretação dos fatos e das coisas”. Porém, cada indivíduo traz consigo informações coletadas, sendo estas verdadeiras ou não, mas que influenciam suas atitudes (p 271).
    A consciência ética possibilita ao indivíduo de julgar o que é certo ou errado, porém, cada um, com seus sentimentos, atitudes e uma visão diferenciada da vida, seguem caminhos distintos e a união com outros grupos ou pessoas permitem que a convivência influencie tais atitudes, do que é ou não ético. “A convivência que nos é imposta na vida em sociedade implica atitudes específicas, requerendo ações conscientes que as possam filtrar” (p 275).
    A neurociência estuda diversos campos, contudo destaca o fato de o ser humano conhecer ou não a si mesmo – conhece-te a ti mesmo – antigo refrão. A mente é um mistério, pois “esta muitas vezes faz o ser o que nem sempre gostaria de ter sido” (p 277). Não há a possibilidade de definir o que é ética, nem na antiguidade muito menos na modernidade. O homem é um ser inexplicável, nem todas as ciências vão conseguir chegar um determinado ponto.

    ResponderExcluir
  13. Jakeline Matias Leonardi29 de março de 2011 às 14:57

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS

    “O que diferencia cada ser é, portanto, a “forma” de utilizar a força que possui e que determina os atos que pratica.” (p.267).
    “Ou seja, não basta sentir-se existindo, sendo necessário fazer da existência uma oportunidade de ser útil, contribuindo para a evolução do cosmos”. (p.269).
    Para poder compartilhar energias positivas com terceiros e consigo mesmo, primeiramente tem que estar bem internamente e com si próprio, a falta de concentração do próprio corpo a fuga de pensamentos que atormentam, sem conseguir enfrentá-los são a causa de grandes males.
    “O ser humano tem deveres para consigo mesmo no sentido da promoção do bem-estar e da felicidade própria em harmonia com os deveres éticos”.(p.271).
    Sendo assim, o ser humano busca na maior parte do tempo a felicidade, o bem estar em outras pessoas, sem se dar conta que essas fontes de satisfação se encontram dentro dele.
    “É um dever ético preservar o que é fator de bem-estar e sobrevivência dos seres humanos”.(p.286). O ser humano deveria utilizar a Terra racionalmente com amor, preservando sua vida, não destruindo a camada de ozônio, não poluindo os rios entre outros fatores, ou seja, pensar no coletivo e não individualmente, isso demonstra irresponsabilidade com o corpo celeste que o abriga.
    Desta forma, o “importante, pois, é buscar um “equilíbrio desejável”, aguardando a oportunidade para respostas adequadas”. (p.289).

    JAKELINE MATIAS LEONARDI
    4ºANO ADM

    ResponderExcluir
  14. CAROLINE GOMES CHAVES BOBATO 8° Sem.
    Fichamento: Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos
    Referência: (SÁ, 2009, 265-289).

    O século XXI, com as profundas transformações sofridas pela sociedade, com as revoluções nas áreas da ciência, da tecnologia e da informação, produz um novo paradigma tecnológico, ou seja, mudanças radicais nas relações de produção, sociais e profissional.
    A maneira do homem pensar a vida em todos os seus aspectos – social, político, religioso, cultural e profissional – passa a ser visto como algo a ser conquistado em um espaço de tempo cada vez menor. O homem coloca-se com um novo desafio pela frente: o seu conhecimento e a exploração da sociedade da informação. Sua inserção nas áreas de computação, de comunicação e de informação, esta em suas inúmeras representações – livros, CDs, filmes, etc. - conflui em um único ponto: o descobrir, imediata e precisamente. Surge um novo padrão de produção e as relações sociais tornam-se um fenômeno estratégico para a humanidade, para as sociedades tornarem-se desenvolvidas.
    Para que os avanços científico e tecnológico, atualmente em ritmo acelerado, sirvam à sociedade de maneira justa, num modelo de acesso à comunidade, no qual seja evitado o aprofundamento das desigualdades sociais, o homem deve ter como máxima de seu pensamento a dignidade. É importante que seja garantida a equidade de participação em um novo padrão de desenvolvimento, onde o uso crescente da tecnologia da informação e comunicação, aproxime pessoas e instituições e não torne as diferenças sociais mais profundas.
    Nesse contexto, o presente trabalho discute a interface entre a ciência, entendida como a busca da verdade e o avanço do conhecimento, a ética, entendida como uma norma de conduta ou código moral, e a tecnologia, entendida como transformação do conhecimento científico em aplicação. Pretende-se, ainda, ressaltar a ciência e a tecnologia associadas às questões éticas, ou seja, ao comportamento social. Assim, o conhecimento é assumido como o centro da atenção da sociedade moderna, a ciência como a evolução em si mesma e a tecnologia fruto dessa evolução. A ética é abordada como essencial para essa discussão.
    O processo da globalização está afetando e transformando profundamente as características do mundo para absorção de profissionais. A formação, a capacitação e a atualização são necessárias para que profissionais façam uso das modernas tecnologias da informação e da comunicação. A velocidade das transformações, em todas as áreas, exige não só um novo profissional, mas sim, uma nova postura desses profissionais, pois os mesmos deverão atuar como agentes de mudanças no campo do juízo de valor.

    ResponderExcluir
  15. Lucas Henrique Correia

    Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos.



    “A interdisciplinaridade é, pois, algo inquestionável e em alguns casos tão estreita é a ligação que acaba por dar origem a ramos específicos do conhecimento, derivados do somatório delas, como ocorreu, por exemplo, com a Biogenética (associando Biologia, física e Química).” (Sá, 2009. p. 265).


    “No armazenamento na mente, construído pelo ser, encontra-se grande numero de informações acumuladas egressas de outras fontes, estas que desde a infância edificam o mundo dos pensamentos, algumas falsas, outras verdadeiras, mas todas capazes de influenciar atitudes.” (Sá, 2009. p. 272).


    “Os defeitos de educação que conduzem ao ceticismo ou fanatismo são ferrolhos, confinam o pensar aos limites do mau entendimento sobre a utilidade da existência.” (Sá, 2009. p. 273).


    “Fé, emoção, razão são eventos comuns e constantes que assomam, derivados de uma estrutura que possuímos e onde intensas produções energéticas movimentam neurônios que ensejam atitudes, mas o racional tem prevalência quando se trata de respeito ao ambiente natural.” (Sá, 2009. p. 285).

    ResponderExcluir
  16. Jean Marcos Custódio Firme
    Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos
    “A interdisciplinaridade é pois, algo inquestionável e em alguns casos tão estreita é a ligação que acaba por dar origem a ramos específicos do conhecimento, derivados do somatório delas. Com ocorreu, por exemplo, com a biogenética associando Biologia, física e química).” (SÁ, 2009)
    “O conhecimento de si mesmo. a vida consciente, em suma, fatores essenciais perante a ética também foram tangidos por varias ciências, especialmente beneficiadas pela Psicanálise, Neurociência, Biogenética e parapsicologia, ramos cujos estudos inter-relacionam diretamente com a ética.” (SÁ, 2009)
    “O comportamento humano, a ética, pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço cientifico, teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência.” (SÁ, 2009)
    “As conquistas da ciência moderna representam na atualidade novos ensejos no tratamento de temas na Ética, especialmente no tange a formação da consciência e das transformações pertinentes.” (SÁ, 2009)
    “viver, estar empenhado com a vida, é um dever ético.” (SÁ, 2009)
    “É importante observar que mesmo um organismo de uma só célula, como a ameba, sente-se vivo e luta por sobreviver cumprindo a função que outorgado lhe foi.” (SÁ, 2009)
    “Consciência e matéria apresentam ainda sérias duvidas, quer quanto ás origens, quer quanto á realidade de suas naturezas, face ao que possam representar perante a essência cósmica.” (SÁ, 2009)
    “O ser humano tem deveres para consigo mesmo no sentido da promoção do bem estar e da felicidade própria em harmonia com os deveres éticos.” (SÁ, 2009)
    “A conquista de tal estado, todavia, carece de profundo conhecimento próprio. Competente para habilitar a mente a exercer toda força que o espírito em condições de oferecer.” (SÁ, 2009)
    “Como um conjunto, alma, cérebro e corpo, afirmam os neurocientístas, devem cumprir um curso compatível com as necessidades existentes pertinentes, através de comportamentos virtuosos, embora nem sempre isso seja conseguido, em razão da relativa autonomia de cada componente do referido sistema.” (SÁ, 2009)
    “As ciências do “entender-se” e do “relacionar-se”, todavia não conseguiram constatar ainda a aplicação de todos os seus acervos com a intensidade suficiente, necessária a felicidade dos seres.” (SÁ, 2009)
    “Em matéria de especulação cientifica, a metodologia tem por tradição priorizado o raciocínio lógico, colocando-o acima mesmo do que imediatamente possa ser percebido, embora a observação seja o fundamento do conceito.” (SÁ, 2009)
    “A posição assumida por varias ciências na atualidade em relação a preservação do ambiente natural traz contribuições que influenciam sobre a matéria ética.” (SÁ, 2009)
    “Uma relação lógica existente, pois entre o concessão e a ocupação do concedido, exigindo conhecimento e respeito á natureza, como há séculos lecionaram grandes intelectuais, dentre diversos com destaque Locke, Kant, Newton.” (SÁ, 2009)
    “O curso do destino, mesmo sem fantasiar, parece mostrar que tudo se organizou cosmológica, geológica e biologicamente para entregar a um tipo de ser a administração de tantos recursos legados, para isso, outorgando-lhe a capacidade da formação de um estado especial de consciência.” (SÁ, 2009)
    “Diante de uma situação de erupção emocional de outra pessoa é sugerível um sentimento contrario, ou seja, de paz, serenidade e conforme o caso até de “piedade” por quem não possui formação ética de dominar emoções explosivas ou sensibilidade para compreender que todos merecem respeito.” (SÁ, 2009)

    ResponderExcluir
  17. Ariovaldo da Silva

    No inicio do estudo o autor faz citação a interdisciplinaridade que da origem a diversas outras ciências. Com a ética não é diferente, uma serie de ciências é que serve de base a postura moral de um ser, desde o período pré Sócrates já se mencionava e multidisciplinaridade de idéias.
    A posterior é abordado a questão da sobrevivência humana, citando o RNA e DNA. Os filósofos antigos já se preocupavam com inquietações intimas que ocorriam fora do ser, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos. Dessas observações originou-se outras ciências como a aritmética.
    Nos dias atuais o capitalismo impera na sociedade fazendo com que o ser humano busque cada vez mais o ter, deixando o mais importante da vida que é o ser. Isso faz com que as pessoas sintam-se egoístas. Grandes pensadores como São Tomas de Aquino já mencionavam a pratica do amor como bem estar da sociedade.
    É louvável as contribuições das ciências para a formação espiritual e moral das pessoas, porém cada pessoa carrega sobre si uma carga genética imensa, a qual pode expor uma pessoa ao desvio de conduta grave. É comum com tantos afazeres as pessoas pararem para refletir sobre suas atitudes, porém se fizessem isso muitas coisas ruins poderiam ser evitadas.
    O equilíbrio proposto por filósofos entre corpo e alma, torna raro em dias atuais podemos notar claramente quando refletimos o que o homem faz com meio ambiente não se preocupando ao menos com sua sobrevivência.

    ResponderExcluir
  18. Alyne Mitie Sasazima29 de março de 2011 às 18:48

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    “A ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais”. (Sá, 2009. p. 265).
    As atitudes do homem não podem mais ser analisado considerando-o como centro, mas sim relacionado com o seu ambiente.
    “O comportamento humano, a Ética, pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço científico, teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência.” (Sá, 2009. p. 267).
    “Muitas coisas que não vemos realmente existem sem que consigamos sequer percebê-las.” (Sá, 2009. p. 267).
    “As conquistas da ciência moderna representam na atualidade novos ensejos de tratamento de temas na Ética, especialmente no que tange à formação da consciência e das transformações pertinentes.” (Sá, 2009. p. 268).
    Viver e estar empenhado a ela é um dever ético, ou seja, não basta existir, é necessário ser útil.
    “A consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser.” (Sá, 2009. p. 273).
    O exercício de uma vida inteligente necessita do conhecimento sobre si mesmo, do comportamento que procura o bem-estar de todos, dependendo da formação da consciência ética.
    “De acordo com a Ética, um autêntico ‘sistema de valores’ deve servir de modelo na aprovação ou desaprovação de condutas, atos e intenções próprias ou de outrem.” (Sá, 2009. p. 275).
    “Novos posicionamentos poderão ocorrer sobre os preceitos éticos, estes que há milênios são sustentados, mediante novas concepções que possam advir das descobertas que essas ciências novas estão a pesquisar.” (Sá, 2009. p. 277)
    Para que o comportamento possa ser ético, é necessário que a energia vital e a mente estejam em harmonia.
    “Os referidos progressos hoje estão a explicar no campo da Ética a razão de comportamentos especiais, notadamente os relativos às perturbações causadas pelo sentimento ‘emocional’ em seu conflito com o ‘intelectivo’.” (Sá, 2009. p. 282).
    Conhecer a natureza e os seres não é o bastante, como dever ético, deve-se respeitá-los.
    É dever ético preservar tudo aquilo que proporciona bem-estar e sobrevivência, porem nem sempre a responsabilidade é assumida.
    “A falta de equilíbrio comportamental não só cria situações anti-humanas, como também é algo considerado anômalo perante a Ética.” (Sá, 2009. p. 286).
    “Importante, pois, é buscar um ‘equilíbrio desejável’, aguadando a oportunidade para respostas adequadas.” (Sá, 2009. p. 289).
    “Não imitar o erro derivado de atitude raivosa, esforçar-se para manter a paz interna e ensejar a de terceiros são deveres éticos.” (Sá, 2009. p. 289).

    ResponderExcluir
  19. FICHAMENTO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ÉTICA FACE AOS MODERNOS DESAFIOS CIENTIFÍCOS.

    Sá (2009) diz:
    Ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais. A interdisciplina é inquestionável e tão estreita é a sua ligação que acaba por dar origem a ramos específicos do conhecimento.
    O conhecimento de si mesmo, a vida consciente, em suma, fatores essenciais perante a Ética também foram tangidos por várias ciências, especialmente beneficiados pela Psicanálise, Psicologia, Neurociência, Biogenética, parapsicologia, ramos cujo estudo se inter-relacionam diretamente com a Ética.
    A explicação sobre a essência do comportamento humano, no campo científico, está a ampliar sua visão sob o influxo da metodologia do “holismo”. O homem não pode mais ser avaliado face às suas atitudes apenas por um determinado grupo de pessoas, como se algo isolado fosse, mas relacionado com todos os seus entorno.
    O compromisso com a vida é um fundamento, não apenas um argumento perante a doutrina da ética. Os indivíduos que imaginam ser a existência algo apenas transitório esgotável no curto prazo, se equivocam. Tudo indica que o universo não é formado de perdas, mas de transformações. O compromisso com a vida é, portanto, sem dúvida, um fundamento, não apenas um argumento perante a doutrina da ética. Os indivíduos que imaginam ser a existência algo apenas transitório esgotável no curto prazo, se equivocam. Tudo indica que o universo não é formado de perdas, mas de transformações. O ser humano tem deveres para consigo mesmo no sentido da promoção do bem-estar e da felicidade própria em harmonia com os deveres éticos. Não estando bem consigo mesmo dificilmente transmitirá energias positivas que possam contribuir para o sucesso próprio e dos demais.
    Na maior parte do tempo as pessoas buscam-nos outros sua felicidade, sem dar conta de que é junto dela que está sua fonte de satisfação. Devido a isso se paga alto preço por tal afastamento de si próprio. É preciso não se afastar de si mesmo para encontrar a bondade do viver, para que tudo seja visto como bom.
    A falta de equilíbrio comportamental não só cria situações anti-humanas, como também é algo considerado anômalo perante a ética.

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    ResponderExcluir
  20. Wesley Cabral Fernandes Gonzaga29 de março de 2011 às 19:40

    De acordo com Sá (2009)o avanço da ciência o comportamento do ser humano e a conduta ética tiveram que se adaptar aos novos entendimentos, devido a implicar a verdade como essência
    A explicação sobre a essência do comportamento humano, no campo científico, está a ampliar sua visão sob o influxo da metodologia do “holismo”, ou seja, nas ciências humanas e sociais, que defende a importância da compreensão integral dos fenômenos e não a análise isolada dos seus constituintes. O homem não pode mais ser avaliado face às suas atitudes apenas por um determinado grupo de pessoas, como se algo isolado fosse, mas relacionado com todos os seus entorno (Sá,2009. p.266).
    O compromisso com a vida não é apenas um argumento perante a doutrina da ética. O ser humano pensa que sua existência é algo passageiro ou transitório, algo relativamente de curto prazo, se equivocam. Tudo indica que o universo que nos rodeia não é somente formado por percas, mas como também mudanças.
    Na maiorias das vezes ,pessoas buscam-nos em outros individuos, sem perceber de que é junto dela que está sua fonte de satisfação.Devida tal atitude o individuo afasta cada vez de seu interior, da sua propria existência, de seu universo interior. A falta de reconhecimento, a ignorância de como tratar tal poder é responsável pela maior parte das insatisfações; cada ser, na maioria das vezes é seu próprio algo em razão da forma como se conduz eticamente. Nossa energia vital e a mente devem estar em harmonia para que o comportamento do ser possa ser ético.
    De acordo ainda com autor a falta da concentração da energia no próprio corpo, a evasão dos pensamentos que atormentam, sem o enfrentamento dos mesmos, são algumas das causas de grandes males. Poucas vezes o pensamento age como tirano e faz com que o ser fuja de suas próprias pretensões.
    Sá (2009) ainda comenta que a consciência quando influênciada pela a benevolência, faz do comportamento humano ser o príncipio dos estudos e da filosofia da ética.
    As atitudes do homem não pode ser considerado como atitudes de "centro das atenções", que o mundo gira em torno de si próprio, mas sim ser considerado do meio que o entorna.
    Podemos dizer que o progresso do ser humano nas relações éticas é mutável ao longo dos tempos, e que a mesma recebe influências do avanço tecnológico. Com isso o ser humano tem argumentos e discernimentos suficientes em distinguir entre o que é certo ou errado, bom ou mal,ético e não-ético.

    ResponderExcluir
  21. MARCOS DOS S.BARBOSA
    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    O texto estuda a consciência ética e o dever ético sempre com base em filósofos clássicos e modernos significativos no que diz respeito à ética profissional na sociedade contemporânea. Trata-se de um guia de conduta produzido. .Embora estejamos numa conjuntura social onde a rapidez da troca de informações e as respostas imediatas trazem a incerteza em todos os campos da interação humana, precisamos educar o olhar para ser capaz de tomar atitudes corretas diante da vida cuja base seja regida pela ética.
    Definida de forma variado que visa a transformação do mundo, a que assistimos desamparados, provoca uma mudança dos processos em vários meios que assolam a sociedade como: econômicos, sociais e culturais, fazendo-nos perder o conceito de família média, ou seja, a base educacional que todo cidadão encontra no seio familiar. As mudanças significativas de espaço e tempo questionam premissas históricas, agora invadidas por um acumulo de informação, acesso mais fácil ao referido ocasionando assim uma revolução nos métodos quantitativos, processo de riscos e oportunidades.
    Questionar os valores, faz parte do percurso da humanidade. Os grandes momentos da História estão marcados precisamente por terem trazido, mais do que acontecimentos de monta, uma discussão dos princípios éticos das sociedades.
    O conhecimento de si mesmo, a vida consciente, em suma, fatores essenciais perante a Ética também foram tangidos por várias ciências, especialmente beneficiados pela Psicanálise, Psicologia, Neurociência, Biogenética, parapsicologia, ramos cujo estudo se inter-relacionam diretamente com a Ética.” Pg 265-266
    Com tudo, para ilustrar a temática, cada ponto de vista é a vista de um ponto, ou seja, a partir do olhares de cada ser é ilustrado sua conduta que para outras possa feri-los, assim redefinir ou defini-la surge como uma um dispositivo que visa a normatizar a vivencia em grupo, porem surgem resistência para educar cada ponto de vista e tornar-lo senso comum.

    ResponderExcluir
  22. ALINE SILVA SOCORRO

    Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos.


    A ética pode se inter-relacionar com diversas áreas do conhecimento, o ser humano não pode ser analisado tendo como centro a pessoa e assim isolado, mas com todos os entorno.
    O comportamento humano e a ética, teve uma forte relação a determinadas coisas, diante do avanço científico, teve que se adaptar a novas maneiras porque implica em verdade. (Pag.267)
    O autor apresenta que nos temos energias que nos move que não somos capazes de ver porem sentimos, como em nosso cérebro existe células-troncos. O organismo físico assemelha-se a um aparelho receptor de poderes, sendo forma compactada a própria energia. A forma que cada pessoa utiliza sua força diferencia o ser e o determinam os atos na pratica, o pensamento é o resultado da energia processada no cérebro na organização mental.
    A nossa natureza interna é o que nos faz ter consciência de si mesmo, e nos faz julgar o que nos leva a conduzir e evitar o mal ou absorver o bem. (pag268)
    O valor ético em relação à vida, o ser humano proteger seu corpo em relação às ameaças a sua sobrevivência, captando aquilo que nos interessa e manter o próprio equilíbrio.
    O dever ético de bem estar, harmonia parte de um compromisso consigo mesmo ou seja, interferindo o próprio eu e terceiros.
    Existir é se relacionar consigo mesmo espírito, mente,corpo e igualmente com o ambiente externo indivíduos, classes, sociedade nação, natureza e o cosmo(pag 275)
    Faz-se necessários relacionar as conquistas neurociência, biogenética, parapsicologia visando integrar corpo, mente e espírito trazendo contribuições para a ética.
    O ser humano necessita da natureza para sobreviver portanto , deve-se ter uma postura ética em respeito ao desenvolvimento sustentável .
    O autor demonstra ao final do texto a importância de se estabelecer um equilíbrio em relação ao comportamento humano e a neurociência influenciando a determinação do que é a ética, e para isso deve desenvolver capacidades físicas e mentais para estabelecer uma ponderação em relação à ética.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos

    “Cada ciência é, por sua vez, um aspecto da inteligência que se afirma num dado momento do tempo e numa certa região do espaço”. (p. 265). Ou seja, o contexto começa abordando sobre realidade e ética, ciência entre como uma base de como seguir o certo, segundo o autor “muitas coisas que não vemos realmente existem sem que consigamos sequer percebê-las”. (p.267).
    Em seguida aborda o valor ético do compromisso com a vida e a ciência moderna que diz “viver, estar empenhado com a vida, é um dever ético”. (P.269). Portanto, é dever do ser humano ou dever ético conhecer a si próprio, saber definir questões que encontre sentido a ético, pois, ser ético é um dever de todos para o bem a si mesmo.
    “De acordo com a ética, um autentico sistemas de valores de servir de modelos na aprovação ou desaprovação de condutas, atos e intenções próprias ou de outrem”. (p. 275).
    “Muito dificulta a compreensão que um ser pode ter de si mesmo o fato de recusar ou deixar de esforçar-se quanto á analise de sua própria conduta e forma de pensar”. (p.277). Com tudo isso se conclui que o conhecimento vem cada vez mais evoluindo para o bem estar das pessoas com novas tecnologias e profissionais capacitados para lidar com elas, o ser humano tem que chegar ao bom senso que necessitamos da natureza para sobrevivermos e cuidar do nosso bem estar no futuro é ético e um dever de todos nós.

    ResponderExcluir
  25. VIVIANE GONÇALVES DE MORAIS

    FICHAMENTO 4 – Considerações sobre a ética face aos modernos desafios científicos

    Referência

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador. 8 ed, São Paulo, Atlas 2009.


    Para Sá (2009), “a ciência é um grande campo onde existem diversos sítios de indagações, cujas dilatações implicam mutações de limites e assimilação de enriquecimentos culturais” (p.265).
    “Cada ciência é, por sua vez, um aspecto da inteligência que se afirma num dado momentos do tempo e numa certa região do espaço” (SÁ, 2009, p.265 apud GUSDORF, 1988, p.255).
    “O comportamento humano, a Ética, pois, em relação a determinadas coisas, diante do avanço científico teve que se adaptar a novos entendimentos, isso porque virtude implica verdade como essência” (p.267).
    “O pensamento, pois, é considerado fruto da energia processada no cérebro, com qualidade e intensidade que a organização mental consente distribuir” (p.268).
    “Cada ser é, portanto, “transformador” de energia, competente para dar a ela vibrações “positivas” ou “negativas”, consoante a estrutura da “consciência” (p. 268).
    Segundo Sá (2009), “viver, estar empenhado com a vida, é um dever ético” (p.269).
    “Tudo indica que o Universo não é formado de “perdas”, mas de “transformações”” (p. 271).
    “A consciência ética sadia, portanto, deve ter como fundamento a realidade do viver, esta que é apenas efeito do que permite o exercício da essência, ou seja, a energia cósmica que anima o ser” (p.273).
    “Tal ótica avigora o argumento que o exercício de uma vida inteligente depende do conhecimento de si mesmo, de um comportamento que enseje o bem-estar próprio e o de terceiros, tudo dependendo da formação de uma robusta consciência ética” (p.274).
    “A consciência é essencialmente uma entidade cuja contribuição deve-se iniciar e evoluir dentro do ser em favor da missão que este tem a cumprir, não devendo, todavia, ser considerada isoladamente, mas como elemento de um conjunto” (p.275).
    “A consciência é fruto de uma construção composta de matérias mutáveis, mas tais transformações constantes, para que sejam eficientes, devem ter caráter evolutivo” (p.278).
    “A falta de equilíbrio comportamental não só cria situações anti-humanas, como também é algo considerado anômalo perante a Ética” (p.286).
    “O confronto colérico é um ato aético e tende agravar problemas, raramente resolvê-los, podendo até ensejar atos de violência extrema” (p.288).
    Portanto, “importante, pois é buscar um “equilíbrio desejável”, aguardando a oportunidade para respostas adequadas”. “É norma de saudável comportamento o admitir que cada ser tenha sua parcela de responsabilidade pelo que acontece, assim como é a relativa ao que se decide sobre o que fazer com a própria vida” (p.289).

    ResponderExcluir