sexta-feira, 18 de março de 2011

03. Ética Profissional

28/03/11 - 03. Ética e profissão (SÁ, 2009, 151-161);

24 comentários:

  1. Juliana Natália de Oliveira Silva27 de março de 2011 às 13:22

    Ética e Profissão.

    Citações Diretas: “Observada em tese, em seu sentido geral, a profissão, como exercício habitual de uma tarefa, a serviço de outras pessoas, insere – se no complexo da sociedade como uma atividade especifica”. (Sá, 2009. p. 151).
    “Quem pratica a profissão dela se beneficia, assim como o utente dos serviços também desfruta de tal utilidade. Isto não significa, entretanto, que tudo o que é útil entre duas partes o seja para terceiros e para a sociedade.” (Sá, 2009. p. 152 ).
    “O conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior.” (Sá, 2009. p. 152).
    “O valor do exercício profissional tende a aumentar à medida que o profissional também aumentar sua cultura, especialmente em ramos do saber aplicáveis a todos os demais, como são os relativos às culturas filosóficas, matemáticas e históricas.” (Sá, 2009. p.154).
    “È inequívoco que o trabalho que o trabalho individual influencia e recebe influências do meio onde é praticado. Não é, pois somente em seu grupo que o profissional dá sua contribuição ou a sonega. Quando adquire a consciência do valor social de sua ação, da vontade volvida ao geral, pode realizar importantes feitos que alcançam repercussão ampla.”(Sá, 2009. p.155).
    “Oque é natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das células, quer do conjunto indiscriminadamente.” (Sá, 2009. p.156).
    “A luta pelo mercado de trabalho, por exemplo, tem, também, produzido fenômenos sociais típicos de desrespeito entre as classes, dentro de um outro desrespeito geral que não observa os compromissos da qualidade de trabalho, mas exclusivamente a produção do lucro.” (Sá, 2009. p.157).
    Citações Indiretas: Não sabemos ate que ponto a vontade do ser, para ser ética , devemos seguir os princípios da ciência ou seria de uma vontade exigível.
    Um profissional deve sim atender a uma ética cientifica ou a uma conduta que seja voltada aos cumprimentos das leis de seu pais.

    ResponderExcluir
  2. tema 03- Ética Profissional pag.151 a 161

    Andreia Ap. da silva dias
    ´
    Etica e Profissão

    O agrupamento de profissionais que exerce a mesma função por criar as distintas classes prossionais e as condutas pertinentes, devido ao seu trabalho oferece uma relação entre necessidade e utilidade de uma conduta especifica para o sucesso de todas as partes envolvidas.
    Ja no conceito profissional é a evidência perante terceiros das capacidades e virtudes de um trabalho de qualidade superior.E o valor dos profissionais devem ser acompanhados pelos valores eticos para se integrar a uma imagem de qualidade.Não resolvensdo só a competencia tecnica e cientifica se não houver uma conduta virtuosa, desde que o conceito no campo de trabalho possam lidar com as profissões que lidam com maiores riscos.O valor do exercicio do profissional tende de aumentar a medida que o profissional tambem aumenta sua cultura.

    ResponderExcluir
  3. Cíntia Tamiko Nomizo27 de março de 2011 às 19:58

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    ÉTICA E PROFISSÃO

    A profissão é uma prática de “benefício recíproco a quem pratica e quem recebe o fruto do trabalho, também exige, nessas relações, a preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos” (p.151).
    E, ainda, se refere a uma “prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere” (p.151).
    Um profissional seria a pessoa que exerce algum trabalho com qualidade superior. Pode-se dizer que é um trabalhador capacitado e com virtudes que o faça ter a habilidade de se sobressair com o seu serviço.
    “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade” (p.152).
    Enquanto “no campo educacional, tem-se alegado que o excesso de especialização termina por marginalizar, socialmente, o profissional”, outros pesquisadores se opõem dizendo que “[...] a especialização é a solução para a qualidade do trabalho e para a sociedade, como maior veículo de utilidade [...]” (p.153).
    “[...] não há cultura inútil, mas sim os que não sabem reconhecer a utilidade da cultura por menor que seja o conhecimento, ele será sempre maior que a ignorância”, sendo que “o valor do exercício profissional tende a aumentar sua cultura [...]” (p.154). E, ainda, “a utilidade e a qualidade do trabalho tendem a ser tanto maiores quanto maior for a cultura do profissional” (p.155).
    Quando as pessoas se envolvem para promover o bem-estar social, pode-se dizer que os resultados positivos fluem com maior facilidade e naturalidade, porém quando as mesmas não dão importância e nem se comprometem a realizar tarefas benéficas à sociedade, tem-se um resultado ruim, que seria a desmotivação e a prática de ações prejudiciais a comunidade (corrupção, roubo, entre outros).
    Pode-se dizer que “o que é natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das células, quer do conjunto indiscriminadamente” (p.156), sendo que “a ausência de responsabilidade para o coletivo gera, como consequência natural, a irresponsabilidade para com a qualidade do trabalho” (p.157).
    “Todo esse quadro de atentados das profissões ao ambiente social, praticados em todos os níveis e em todas as classes, não por todos, mas por grupos minoritários dominantes, mostram-nos a distância entre o ideal social e o egoísmo acentuado no desempenho de um trabalho de cunho apenas lucrativo e de proveito individual” (p.158).
    “A contribuição profissional, todavia, é, muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando esta de acordo com a lei (e esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal” (p.158).
    “O objetivo do Estado é o bem público, mas nem sempre os dirigentes, incumbidos de cumprir tais propósitos, se comportam dentro de uma filosofia sadia e motivada da ética” (p.160).
    “A realidade, entretanto, mostra-nos, também, que não existem sociedades constituídas total e exclusivamente por virtuosos, nem só por células sociais eficazes” (p.161).
    No atual contexto, pode-se dizer que o poder esta retido em mãos da minoria, nem sempre é utilizado para se fazer o bem social, geralmente, o que acontece é a beneficiação de poucos e, isto, ocasiona os recentes problemas que a sociedade enfrenta: miséria mundial, distribuição irregular de renda, entre outros.

    ResponderExcluir
  4. Zaiana Moura Prates Silveira27 de março de 2011 às 21:27

    Ética e Profissão

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador, edição 08ª, São Paulo, Atlas 2009.
    Zaiana Moura Prates Silveira

    Citações Diretas: O conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior. Pg 152
    O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade. Pg 152
    No campo educacional, tem-se alegado que o excesso de especialização termina por marginalizar, socialmente, o profissional. Pg 153
    A maior visão ensejará, automaticamente, maior qualidade de trabalho no campo administrativo, com proveitos para a eficácia da gestão. Pg 153
    O valor do exercício profissional tende a aumentar à medida que o profissional também aumentar sua cultura, especialmente em ramos do saber aplicáveis a todos os demais, como são os relativos às culturas filosóficas, matemática e históricas. Pg 154
    O que é natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das cédulas, quer do conjunto indiscriminadamente. Pg 156
    A ausência de responsabilidade para com o coletivo gera, com conseqüência natural, a irresponsabilidade para com a qualidade do trabalho. Pg 157
    A contribuição profissional, todavia, é muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando está de acordo com a lei (e esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal. Pg 158
    O objetivo do Estado é o bem público, mas nem sempre os dirigentes, incumbidos de cumprir tais propósitos, se comportaram dentro de uma filosofia sadia e motivadora da ética. Pg 160
    Citações Indiretas: O profissional que se compromete com a ética, não deixa corromper em ambiente algum, mesmo que seja obrigado a viver e conviver com ele.
    O dever ético de um profissional é ser honesto integralmente, pois transgredindo os princípios da honestidade, não o prejudica só na sua profissão, mas em toda uma classe e até uma sociedade.
    É contra a ética a aceitação de tarefas sem o conhecimento, como aquela plenitude deste, mas aplicada para lesar o interesse de terceiros, Pois fazer tarefas sem o conhecimento é crime.
    Cada profissão tem sua lei, são elaboradas com o intuito de proteger os profissionais da categoria como um todo e os indivíduos que dependem desse profissional, assim, a ética profissional é um conjunto de normas de condutas que regem a prática de qualquer profissão.

    ResponderExcluir
  5. KELLY CRISTIANE DE OLIVEIRA ÉTICA E PROFISSÃO – SÁ, 2009



    Observa-se que a ética nasceu junto à sociedade. Contudo, ela vai além da moral, ou seja, além dos costumes de um grupo ou indivíduo, pois envolve também consciência ética para que se desenvolva o caráter de uma pessoa. É verídico que o homem é quem decida o que fazer, mas o habitual é que surjam questionamentos tais como: devo fazer ou não? Essas perguntas são corriqueiras em situações do dia-a-dia, seja com a família, amigos e até no ambiente de trabalho.
    Assim, profissão é definida como uma atividade especializada, da qual se podem tirar os meios de estabilidade e ocupação, além de proporcionar uma relação entre necessidade e utilidade. Sá (2009, p 152) destaca que nem “tudo o que é útil entre duas partes o seja para terceiros [...] e conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser em exercício”. Destaca-se ainda que se houver apenas competência técnica e não tiver uma conduta honesta de quem presta o serviço, o trabalho poderá ser ineficiente ou mesmo aniquilado, isto é, não pode o homem servir a dois senhores ao mesmo tempo!
    No campo da ética e da profissão o conhecimento de outras filosofias parece ser em vão. Porém, foi reconhecido como indispensável à formação cultural das profissões, de acordo com o Congresso Internacional de Educação. Em relação à influência, nota-se que um grupo ou pessoa pode ser influenciado pelo meio em que opera. Quando este aprende a consciência de valor social de uma ação, ela compreende que tal ação é justificável, enfim ético. É o que acontece, na grande maioria, quando o governo desvia verbas para determinado fim, para beneficiar terceiros, como por exemplo, para um familiar doente. Aí surgem duas questões.
    Em ambas partes um consentimento positivo. E como? Muitos se perguntam e a resposta é clara. Para o que roubou (governo) é ético ou até mesmo lícito, pois está ajudando alguém que precisa (mesmo 99% não acreditando, essa é a consciência ética deste indivíduo, que certamente foi influenciado por seu meio). A outra parte, a que foi roubada, isso é absolutamente imperdoável, pois esse mesmo dinheiro poderia ter sido usado na saúde ou na educação de uma determinada cidade que necessita de ajuda e é meramente excluída pelo seu governo. É inacreditável, mas é a pura e infeliz realidade descrita neste exemplo, dentre outros piores. Essa discussão pode ser compreendida no trecho escrito por Toffer: “a lista dos problemas que a nossa sociedade enfrenta é interminável” (SÁ, 2009, p156).
    Portanto, a ética é uma reflexão que busca conhecer o homem e seu modo de pensar. Na profissão, sem distinção há um código de ética, que traz benefícios recíprocos tanto a quem pratica quanto a quem recebe. E um profissional comprometido com a ética não se deixa corromper em nenhum ambiente, mesmo que seja obrigado a viver e conviver com ele.

    ResponderExcluir
  6. Mariane G. Rufino Vasconcelos28 de março de 2011 às 08:49

    Ética e Profissão
    Este texto traz a profissão como uma pratica do bem, a uma terceira pessoa, resultando em benefícios para ambas as partes, existindo assim entre eles uma relação de necessidade e utilidade para com os envolvidos.
    A imagem de qualidade de um profissional é formada juntamente com um valor ético que este traz consigo. No decorrer de sua carreira o profissional de marketing irá adquirindo experiências e especializações. De acordo com alguns pesquisadores, este maior conhecimento acaba por denegrir a boa conduta deste trabalhador. Entretanto, não é isto que acontece. Existem filósofos afirmando que a especialização é a solução para o aprimoramento na qualidade do trabalho.
    “Sempre afirmei que não há cultura inútil, mas sim os que não sabem reconhecer a utilidade da cultura. Por menor que seja a conhecimento, ele será sempre maior que a ignorância.” (SÁ, 2009. Pag.154)
    O autor acredita que ao conhecimento sempre agrega valor, sendo assim, o profissional nunca será prejudicado por ter conhecimentos, mas sim pela falta dele. Quanto maior for a cultura de um profissional maior será sua utilidade e automaticamente melhor será a qualidade do serviço prestado.
    É certo que a tarefa individual influencia e recebe influencia do meio onde é pratica. Alguns profissionais considerados minorias, esqueceram os valores éticos, pois, a ganância por dinheiro e o desejo de poder falam mais auto. Com esse pensamento fútil, a moral foi deixada de lado. As pessoas não pensam na qualidade do trabalho desempenhado e nem na empresa, somente no bem próprio. Temo como exemplo disso o estado, que tem como finalidade o bem público, mas nem sempre os dirigentes, encarregados de desempenhar tais fins, se comportam dentro de uma filosofia sadia e motivadora da ética.

    Mariane Rufino – 8º Semestre - ADM

    ResponderExcluir
  7. Douglas Rodrigo Machado de Oliveira Grande
    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    ÉTICA E PROFISSÃO

    “Refere se a uma “prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere” .Pg.151
    Se passarmos dessas considerações para os negócios, veremos que sem moral as transações econômicas não se podem subsistir. Numerosos são os estudos a respeito assinados por filósofos e teólogos. Profissão sem moral não resiste, pois acaba desvendando a insegurança em que se encontra a parte interessada.
    “A contribuição profissional, todavia, é, muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando esta de acordo com a lei (e esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal”. Pg.158
    Nota se que houver apenas competência técnica e não tiver uma conduta honesta de quem presta o serviço, o trabalho poderá ser ineficiente ou mesmo aniquilado, isto é, não pode o homem servir a dois senhores ao mesmo tempo!
    No campo da ética e da profissão o conhecimento de outras filosofias parece ser em vão. Porém, foi reconhecido como indispensável à formação cultural das profissões, de acordo com o Congresso Internacional de Educação.
    Profissão sem ética não resiste, pois acaba desvendando a insegurança em que se encontra a parte interessada.

    ResponderExcluir
  8. VIVIANE GONÇALVES DE MORAIS

    FICHAMENTO 3 - Ética e Profissão

    Referência

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador. 8 ed, São Paulo, Atlas 2009.

    Conforme Sá (2009), “a profissão é uma prática de benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho, também exige, nessas relações, a preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos.” (p.151).
    A mesma se refere a uma “prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere.” (p.151).
    O profissional é uma pessoa que presta um serviço de qualidade superior a um terceiro, ou seja, um profissional capacitado com virtudes de um trabalho habitual.
    “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade.” (p.152).
    “No campo educacional, tem-se alegado que o excesso de especialização termina por marginalizar, socialmente, o profissional”, já para outros pesquisadores “a especialização é a solução para a qualidade do trabalho e para a sociedade, como maior veículo de utilidade.” (p.153).
    “O valor do exercício profissional tende a aumentar á medida que o profissional também aumenta sua cultura, especialmente em ramos do saber aplicáveis a todos os demais”. “A utilidade e a qualidade do trabalho tendem a ser maiores quanto maior for a cultura do profissional.” (p.154,155).
    Para Sá (2009), “o que é natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das células, quer do conjunto indiscriminadamente.” (p.156).
    “A contribuição profissional, todavia, é, muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando está de acordo com a lei (a esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal.” (p.158).
    “O objetivo Estado é o bem público, mas nem sempre os dirigentes, incumbidos de cumprir tais propósitos, se comportam dentro de uma filosofia sadia e motivadora da ética.” (p.160).
    “Uma sociedade absolutamente eficaz e um Estado igualmente eficaz são abstrações que a teoria deve buscar nas configurações teóricas, nos modelos a serem construídos para as condutas”. “A realidade, entretanto, mostra-nos, também, que não existem sociedade constituídas total e exclusivamente por virtuosos, nem só por células sociais eficazes”. (p.160, 161).

    VIVIANE MORAIS - 4 ADM

    ResponderExcluir
  9. LUCIANA DOS SANTOS OMELLI28 de março de 2011 às 11:59

    ÉTICA E PROFISSÃO A profissão,como prática habitual de um trabalho oferece relação entre necessidade e utilidade,que exige conduta específica para o sucesso de todos os envolvidos que se beneficiam.
    O conceito profissional é a evidência perante terceiros,das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior,praticando uma conduta qualificada e acompanhar-se de um valor ético´para existir uma imagem integral de qualidade.
    O valor do exercício profissional, tende a aumentar à medida que o profissional também aumentar sua cultura,principalmente em ramos do saber aplicáveis a todos os demais.
    A ausência de responsabilidade para com o coletivo gera,como consequência natural,a irresponsabilidadepara com a qualidade do trabalho.(SÁ,2009.PAG.157)

    ResponderExcluir
  10. SERGIO HENRIQUE CARVALHO FARIA - 8° SEM. ADM

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador. 8 ed, São Paulo, Atlas 2009.

    “A profissão é uma prática de benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho, também exige, nessas relações, a preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos.” (pag. 151).
    E, ainda, se refere a uma “prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere” (pag. 151).
    “O conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior.” “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade” (pag. 152).
    “O valor do exercício profissional tende a aumentar á medida que o profissional também aumenta sua cultura, especialmente em ramos do saber aplicáveis a todos os demais”. “A utilidade e a qualidade do trabalho tendem a ser maiores quanto maior for a cultura do profissional.” (pag.154).
    Pode-se dizer que “o que é natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das células, quer do conjunto indiscriminadamente” (pag. 156).
    A ausência de responsabilidade para com o coletivo gera, com conseqüência natural, a irresponsabilidade para com a qualidade do trabalho. (pag. 157)
    A contribuição profissional, todavia, é, muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando esta de acordo com a lei (e esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal” (p.158).
    “Uma sociedade absolutamente eficaz e um Estado igualmente eficaz são abstrações que a teoria deve buscar nas configurações teóricas, nos modelos a serem construídos para as condutas”. “A realidade, entretanto, mostra-nos, também, que não existem sociedade constituídas total e exclusivamente por virtuosos, nem só por células sociais eficazes”. (pag. 160).
    “A realidade, entretanto, mostra-nos, também, que não existem sociedades constituídas total e exclusivamente por virtuosos, nem só por células sociais eficazes” (p.161).

    ResponderExcluir
  11. Jaqueline Correa Gomes

    Ética profissional é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão. Cada profissão, exige de quem a exerce, alem dos procedimentos éticos comuns a todos os homens, procedimento ético de acordo com a profissão.
    O valor da profissão, está relacionado com duas expressões éticas que são necessidade e utilidade, ambas envolvidas, porém com suas respectivas condutas que podem afetar o sucesso de um individuo de acordo com seu trabalho.
    A cultura é muito importante no campo profissional, pois pode agregar valores ao exercício profissional dependendo de cada campo de atuação, evidente que serão qualificados quanto a prática e entendimento de cada profissional.
    Cada profissão tem sua função social, neste caso o Estado não se confunde com o da sociedade, entretanto assemelha-se a uma proteção e da ordem dos cidadãos. Já no caso de autoridade ou poder o profissional pode ser visto como incompetente ou ineficaz.
    O profissionalismo sempre deve estar com intuito de atender ou cooperar com a sociedade, individualmente ou em grupos de profissionais.
    A realidade nos mostra que o conhecimento profissional pode provocar fenômenos típicos da luta no mercado de trabalho, como por exemplo, o desrespeito entre as classes profissionais, falta nos compromissos má qualidade nos trabalhos, porque na maioria dos casos estão visando apenas obter lucro.
    A obrigação ética jamais deve ser confundida pelo profissional com a ética imposta pelo poder público ou pela sociedade em geral que não aplica uma filosofia de virtudes, de praticar o bem,mas sempre visando o poder.
    As profissões derivadas de aplicações sociais diante da realidade que vivemos hoje encontrarão dificuldades diante de leis sociais e jurídicas muitas vezes impostas pelo estado.
    A conduta humana diante da ética não deve negar seu dever social, mas não se deve confundir o Estado como sociedade, nem com nossos sentimentos individuais.
    Na prática temos irrealidades vistas como leis , ou seja apenas legalizadas, mas sem princípios verdadeiros,que não existem socialmente, mas que podem ser vividos de acordo com uma nova sociedade conquistada por esforços do povo.

    ResponderExcluir
  12. Ética e Profissão

    Jacques Amâncio da Silva



    Podemos Considerar que ética e profissão são praticas e benefícios recíprocos a quem pratica e recebe o fruto do trabalho, a consideração ética, sendo relativa, também hoje se analisa de acordo com a conduta e de efeitos amplos, globais, mesmo diante de povos que possuem tradições e costumes diferentes.
    Com a prática habitual de um trabalho, gera-se uma relação quer sejam diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores onde tal relação se insere. Havendo um valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético, assim como uma conduta virtuosa.
    A cultura e outro fator importante que gera e ensina o individuo a viver com maior intensidade e a compreender a própria especialização.
    O Conhecimento amplo de varias matéria mesmo não sendo de sua área profissional o faz ter uma maior visão e eficácia em seu cargo. Não há cultura inútil, mas sim os que não sabem reconhecer a utilidade da cultura. Da mesma forma que o individuo deve ser responsável, por suas atitudes, pois a ausência de responsabilidade para com o coletivo gera como conseqüência natural a irresponsabilidade para com a qualidade do trabalho.
    Essa mesma falta de responsabilidade e de visão para com o social também se espelha na elaboração e aprovação de lei. Finalizando esse comentário gostaria de dizer que as ciências sociais servem na contribuição para que tais estágios desejáveis sejam alcançados, pelo menos, quase totalmente.

    ResponderExcluir
  13. Luzia da Silva Ferreira - 8ºperíodo adm.28 de março de 2011 às 14:18

    FICHAMENTO: ÉTICA E PROFISSÃO

    Sá (2009) argumenta que a profissão como um exercício habitual de uma tarefa, a serviço de outras pessoas, insere-se no complexo da sociedade como uma atividade específica, trazendo benefícios recíprocos a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho. Nessas relações, a preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos.
    O conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior. O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade. Quando só existe a competência técnica e cientifica e não existe uma conduta virtuosa, a tendência é de que o conceito, no campo do trabalho, possa abalar-se. Para Ferreira (2006) a conduta é um procedimento ou comportamento. A profissão tanto pode enobrecer pela ação correta e competente, como também pode ensejar a desmoralização, através da conduta inconveniente, com a quebra de princípios éticos (SÁ, 2009).
    O valor do exercício profissional tende aumentar à medida que o profissional também aumentar sua cultura.
    A especialização tem sua utilidade, seu valor, sendo impossível negar tal evidencia; não trata apenas da identificação de uma classe de valor, mas também da qualidade superior que esse valor pode alcançar, se a especialização for complementada com outras culturas. A conduta tende a ser tanto mais qualificada quanto maior for o grau de cultura.
    O Estado como organização promovida pela sociedade motiva à idéia do coletivo, quando as administrações públicas são sinceras com seu povo, quando a justiça é aplicada sem protecionismos e sem acobertar os erros dos mais poderosos, entende-se que a consciência social se exerce com maior influência. É imprescindível que as profissões se preocupem com o social, mas se não são induzidas a isto, o que tende a ocorrer é a ação irresponsável de todos. O natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das células, quer do conjunto indiscriminadamente.
    Ofertas indiscriminadas de pacotes de propostas, com rótulos mercadológicos, invadem os mercados de serviços e de bens, sem nenhum compromisso com a utilidade.
    Planos econômicos são elaborados para efeitos políticos, sem atenção aos danos sociais que causam, sobrepondo interesses monetários aqueles humanos e do bem-estar. Vendem-se pareceres profissionais para certificar situações estáveis de empresas onde já há plena instabilidade, atos de corrupção e decadência. Todos os atentados das profissões ao ambiente social, praticado em todos os níveis e em todas as classes, não por todos, mas por grupos minoritários dominantes, mostram-nos a distância entre o ideal social e o egoísmo acentuado no desempenho de um trabalho de cunho apenas lucrativo e de proveito individual.
    Se a política fere os princípios éticos, estabelecidos pela ciência, que nesse sentido se produzir como conduta, pode ser do interesse do Estado, mas não o será daquele social, em sentido absoluto.
    Tendo o Estado com o objetivo o bem público, mas nem sempre os dirigentes incumbidos de cumprir tais propósitos, se comportam dentro de uma filosofia sadia e motivadora da ética.
    Conclui-se que o profissional qualificado com grau de cultura mais elevado sai em vantagem no mercado de trabalho; no exerce da profissão deve ter com preceito básico a ética e conduta com seu meio e com as pessoas que compõe seu grupo de trabalho. O profissional que possui somente preceitos técnicos não aliados a uma boa conduta, não conseguirá obter êxito em sua profissão. O estado com sua incumbência de cuidar do bem estar da população, tem que agir de forma parcial, não favorecendo uma pequena parcela que lhes convêm, senão seu papel passar a não ter validade perante o povo que lhes deu confiança para governar.


    REFERENCIAS

    FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio . 6ª ed. Curitiba: positivo, 2006.

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 8ª ed. São Paulo, atlas, 2009.

    ResponderExcluir
  14. Acadêmica: Caroline Gomes Chaves Bobato 8° sem. Adm.
    Prof.: Geraldino.
    Fichamento.

    ÉTICA E PROFISSÃO

    Referência: SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

    Ética é a parte da moral que trata da moralidade dos atos humanos. “Embora o termo ética seja empregado, geralmente, como sinônimo de moral, a distinção se impõe. A primeira, moral, propriamente dita, é moral teórica, ao passo que a segunda é moral prática.” Sendo assim, Ética profissional seria o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão. Cada profissão, exige de quem a exerce, alem dos procedimentos éticos comuns a todos os homens, procedimento ético de acordo com a profissão.

    Ética na profissão consiste em entender essa atividade, o trabalho como fator fundamental à construção da identidade e da realização pessoal e ao estabelecimento de uma ordem social, em que prevaleçam relações fundadas na dignidade, na liberdade e na igualdade entre os homens.

    Ética irá tratar exatamente da consciência moral do ser humano acerca de seus comportamentos.

    Pode-se enxergar os pequenos grupos de nossas relações profissionais ou sociais como uma pequena amostra do convívio em sociedade. Para que as pessoas se organizem em determinado espaço, utilizando-se do meio comum à sobrevivência, é preciso que se estabeleçam algumas normas para que todos falem a mesma língua.

    Nas relações entre pessoas de uma equipe de determinada empresa, não é diferente. As normas devem existir para que o grupo possa caminhar junto, a fim de alcançar seus objetivos. Essas normas vão se modificando, adaptando-se às necessidades do grupo. A obediência a essas normas faz com que o grupo cresça.

    ResponderExcluir
  15. Jakeline Matias Leonardi28 de março de 2011 às 16:11

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009

    ÉTICA E PROFISSÃO

    “A profissão, como a prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta especifica para o sucesso de todas as partes envolvidas - quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere”. (p. 151).
    Em profissões que trabalham com maiores riscos, tende-se ter uma conduta virtuosa, pois apenas os conhecimentos científicos ou técnicos não são suficientes.
    “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade”. (p.152).
    Ao alcance que o profissional aumenta sua cultura, o valor do seu exercício profissional também tende a aumentar, o profissional que tiver conhecimentos não apenas em sua área está muito mais qualificado ao sucesso.
    “Quando o profissional, isoladamente, e as classes profissionais, por suas entidades representantes, agem em favor de uma cooperação orgânica, social, consegue-se o estágio idealmente desejável”. (p.156).
    “A ausência de responsabilidade para com o coletivo gera, como conseqüência natural, a irresponsabilidade para com a qualidade do trabalho”. (p.157).
    “O objetivo do Estado é o bem público, mas nem sempre os dirigentes, incumbidos de cumprir tais propósitos, se comportam dentro de uma filosofia sadia e motivada da ética” (p.160).
    De forma geral, o individuo deve-se caminhar de acordo com suas normas morais, e assim tem um comportamento ético em sua profissão, que é fundamental para que haja uma boa relação tanto em seu trabalho quanto com a sociedade. Pois por impulso podemos tomar certas atitudes que podem influenciar vidas de outras pessoas, por isso, devemos agir com responsabilidade.

    JAKELINE MATIAS LEONARDI
    4ºANO ADM

    ResponderExcluir
  16. Jean Marcos Custódio Firme
    “A consideração ética, sendo relativa, também hoje se analisa do ponto de vista da necessidade de uma conduta de feitos amplos, globais, mesmo diante de povos que possuam tradições diferentes.” (SÁ, 2009)
    “O conceito profissional é a evidencia, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior.” (SÁ, 2009)
    “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade.” (SÁ, 2009)
    “A utilidade e a qualidade do trabalho tendem a ser tanto maiores quanto maior for a cultura do profissional.” (SÁ, 2009)
    “O que é natural, como ético, é que a profissão esteja a serviço do social, quer das células, quer do conjunto indiscriminadamente.” (SÁ, 2009)
    “A ausência de responsabilidade para com o coletivo gera, como conseqüência natural, a irresponsabilidade para com a qualidade do trabalho.” (SÁ, 2009)
    “A contribuição profissional, todavia, é, muitas vezes, compulsoriamente exigida e quando está de acordo com a lei (e esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal.” (SÁ, 2009)
    “Não se trata de fazer apologia de uma desobediência civil, mas de reconhecer que o poder, nas mãos de minorias dominantes, há muito tempo, em quase todo o mundo, deixou de praticar uma política verdadeiramente em favor da sociedade, e isto se comprova pelas estatísticas que indicam o progresso da miséria no mundo, paralelamente a um progresso da má distribuição e rendo.” (SÁ, 2009)
    “A idéia de um estado infalível, idealmente perfeito, tem-se comprovado uma utopia, embora a meta a alcançar seja de uma organização eficaz, pois o desejável está em possuir-se uma macrocélula social que possa coordenar e ensejar a liberdade, o crescimento e o bem estar de todas as demais.” (SÁ, 2009)

    ResponderExcluir
  17. JAQUELINE QUIM – 8º período
    FICHAMENTO
    SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
    ÉTICA E PROFISSÃO
    Para Sá (2009, p. 151) “a profissão oferece uma relação entre necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas”. O profissional deve ser ético para que assim seja possível transparecer uma imagem de qualidade ao prestar seus serviços.
    O trabalho individual influencia e recebe influências do meio, onde é praticado e isso faz com que o valor do exercício profissional aumente à medida que aumenta sua cultura.
    Segundo Sá (2009, p.156) “o mundo mudou, mas a política e o procedimento ético não acompanharam tal mudança, mostra o elevado grau de decadência moral que se chegou, em razão em poder das minorias, que vem mantendo uma fachada de democracia.”
    A forma como a maioria das pessoas vem agindo faz com a ausência de responsabilidade para com o coletivo gera, como conseqüência a irresponsabilidade também para a qualidade de trabalho. Diante desses aspectos o texto discute até que ponto a vontade do ser, para ser ética, deve seguir os princípios de uma ciência ou de uma vontade que exija critérios políticos, que geralmente são mascarados como o meio social em momentos históricos.
    A realidade nos mostra que não existem sociedades constituídas total e exclusivamente por virtuosos, mas de esforços da razão no sentido da produção para uma convivência humana fundamentada em condutas e procedimentos competentes (SÁ, 2009).

    ResponderExcluir
  18. MARCOS DOS S.BARBOSA
    SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
    ÉTICA E PROFISSÃO

    O texto apresenta Refere se a uma “prática habitual de um trabalho, oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam os indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere” .Pg.151 Profissão sem ética não resiste, pois acaba desvendando a insegurança em que se encontra a parte interessada.
    “A contribuição profissional, todavia, é, muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando esta de acordo com a lei (e esta o poder manipula como deseja), ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal”. Pg.158
    . A profissão tanto pode enobrecer pela ação correta e competente, como também pode ensejar a desmoralização, através da conduta inconveniente, com a quebra de princípios éticos (SÁ, 2009), ou seja, o comportamento ético reduz as ações da conduta humana, sendo ela regulada por princípios, sendo eles morais ou éticos, sendo assim que na profissão este “regulamento” vem a incorporar valores e costumes dentro da organização, para que as tenha-se um uma relação de grupo boa, que não venha prejudicar os outros colegas de serviço. Assim as ações culturais de cada ser podem afetar nos valores éticos, sendo assim que a organização atribui algumas políticas de boa conduta individual e grupal para que não haja o conflito na organização.

    ResponderExcluir
  19. Alyne Mitie Sasazima28 de março de 2011 às 19:04

    SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional do administrador, edição 08ª, São Paulo, Atlas 2009.

    Quem contrata e quem pratica o serviço desfrutam de seus benefícios, porém não significa que seja útil para a sociedade.
    O conceito profissional é a evidência de capacidades e virtudes ao longo do trabalho. Não se obtém um conceito absoluto sem a prática da conduta qualificada. Ou seja, para uma imagem de qualidade é necessário o valor profissional e uma conduta ética.
    Não existe cultura inútil, por menor que seja o conhecimento, ele sempre será válido. O valor profissional aumenta à medida que o profissional aumenta sua cultura.
    A especialização é útil, porém pode elevar a utilidade se for complementada com outras culturas.
    O trabalho individual influencia e recebe influências do ambiente onde é praticado. Quando se adquire o valor social da ação, pode-se realizar grandes feitos que alcançam repercursões maiores. Portanto, é impressindível que as profissões se preocupem com o social, entretando não são induzidas a isso, tendendo à ação irresponsável.
    Atualmente há elevado grau de decadência moral devido ao poder de minorias que matêm fachada de democracia, mas sem que o povo tenha ação sobre os verdadeiros destinos de suas nações.
    A irresponsabilidade perante o coletiva gera irresponsabilidade perante a qualidade de trabalho.
    Os atentados das profissões ao meio ambiente mostra a distância entre o ideal social e a busca pela lucratividade.
    A contribuição profissional é exigida e, quando está de acordo com a lei, ganha aparência ética, porém nem sempre o é em sua essência, pois a lei é altamente manipulável.
    Há tempos, o poder nas mãos de minorias dominantes deixou de de ser uma política verdadeiramente em prol da sociedade, comprovado pela má distribruição de renda e pela miséria no mundo.
    Entretanto, o Estado nasceu da vontade das sociedades de se organizarem, mas é notável que a autoridade e o poder exercidos nem sempre foram compatíveis aos interesses das próprias sociedades.
    É uma utopia a idéia de um Estado perfeito, porém deve-se sempre buscar por uma organização eficaz, para que se possa existir uma macrocélula social capaz de coordenar e ensejar liberdade, crescimento e bem-estar de todos.

    ResponderExcluir
  20. FICHAMENTO: ÉTICA E PROFISSÃO

    Sá (2009) diz:
    A profissão como um exercício habitual de uma tarefa, insere-se no complexo da sociedade como uma atividade específica, trazendo benefícios que se correspondem a quem pratica e a quem recebe o fruto do trabalho. Nessas relações, ha preservação de uma conduta condizente com os princípios éticos específicos.
    Um profissional seria a pessoa que exerce algum trabalho com qualidade superior. O conceito profissional é a evidência, perante terceiros, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior. O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade. Quando só existe a competência técnica e cientifica e não. Ou seja,Ética profissional é o conjunto de normas morais pelas quais o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. O valor do exercício profissional tende aumentar à medida que o profissional também aumentar sua cultura.
    A contribuição profissional, todavia, é muitas vezes, compulsoriamente exigida e, quando está de acordo com a lei, ganha aparência de ética, mas, na essência, duvido que possa ser aceita como tal. O objetivo do Estado é o bem público, mas nem sempre os dirigentes, incumbidos de cumprir tais propósitos, se comportaram dentro de uma filosofia sadia e motivadora da ética. Com o crescimento desenfreado do mundo globalizado, muitas das vezes deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e as vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes.
    O dever ético de um profissional é ser honesto integralmente, pois transgredindo os princípios da honestidade, não o prejudica só na sua profissão, mas em toda uma classe e até uma sociedade, sendo esse aquele profissional que esta sempre a frente no mercado de trabalho.

    SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. 8 ed. São Paulo, atlas, 2009.

    ResponderExcluir
  21. ARIOVALDO DA SILVA

    Ética e Profissão
    Diante de uma vida cada vez mais corrida, o ser humano dedica grande parte da sua vida a afazeres laborais, seja produzindo produtos e serviços, o conjunto de atividades desenvolvidas por uma pessoa trás benefícios para empresa e funcionário. No ambiente organizacional é rotineiro surgir conflitos relacionados a ética, pois cada cidadão tem seus próprios usos e costumes.
    É comum na atualidade vermos pessoas formadas para exercer uma profissão e quando a oportunidade de colocar em pratica todos seus dotes científicos, porém não basta ser um excelente profissional quando não se tem uma conduta aceitável diante seus pares e a própria sociedade. Grandes escritores há tempos discutem ética no campo profissional, mas o que pode notar é que ter uma profissão nem sempre é sinônimo de uma conduta virtuosa.
    O ambiente em que vivemos muito influencia nas profissões, no entanto não justifica ser antiético somente porque vive numa sociedade corrompida, nem está relacionado a cultura profissional, podemos notar isso no exemplo do caso “Marcola”, um dos maiores traficantes da America Latina, que já ultrapassou 2000 obras literárias lidas.
    No contexto profissional muitas das vezes se abandona o bem estar da coletividade, grande parte das pessoas que se esquecem desse ponto vem a se perder em seus valores, grande parcela de responsabilidade nesse meio tem o Estado em despertar nos cidadãos uma cultura de respeito aos profissionais envolvidos no âmbito organizacional e a sociedade que é a maior interessada e beneficiada de cidadãos honestos e justos.

    ResponderExcluir
  22. franciele dayane de Souza Silveira


    Cada uma das pessoas tem sua própria
    individualidade, desejos, emoções, sentimentos,
    motivos, interesses que irão influenciar nas suas
    relações sociais.Onde houver de mais
    de uma pessoa, envolvida num processo de troca
    de experiências, teremos um relacionamento
    humano.
    isso ocorre no meio profissional onde pessoas de diferentes culturas trabalham por um bem comum, buscando os mesmos objetivos. nem sempre as relações são pacíficas é ai que entra a ética para gerar alguns princípios básicos de convivência coletiva buscando manter o equilibrio entre as partes isso servirá tanto na vida profissional como pessoal.

    ResponderExcluir
  23. Ética e profissão

    Profissão significa “a pratica habitual de um trabalho e oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano”. (Sá, 2009. p. 151). Ou seja, profissão é o exercício habitual de uma tarefa, a serviço de outras pessoas. No contexto ético e profissão relata um exemplo da profissão de um advogado, onde em muitas ocasiões de seu trabalho o advogado defende seu cliente mesmo o réu estando errado, ele quebra um principio ético se o desmerecendo como profissional.
    “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade” (p.152). Neste caso que ouve o advogado fez uso de sua profissão, infringindo a ética.
    A ética e a profissão devem andar juntos, mas pode ocorrer momentos em que o lado profissional irá fala mais alto, e fará com que ocorra atitudes anti éticas.

    ResponderExcluir
  24. Ética e profissão
    Profissão significa “a pratica habitual de um trabalho e oferece uma relação entre a necessidade e utilidade, no âmbito humano”. (Sá, 2009. p. 151). Ou seja, profissão é o exercício habitual de uma tarefa, a serviço de outras pessoas. No contexto ético e profissão relata um exemplo da profissão de um advogado, onde em muitas ocasiões de seu trabalho o advogado defende seu cliente mesmo o réu estando errado, ele quebra um principio ético se o desmerecendo como profissional.
    “O valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade” (p.152). Neste caso que ouve o advogado fez uso de sua profissão, infringindo a ética.
    A ética e a profissão devem andar juntos, mas pode ocorrer momentos em que o lado profissional irá fala mais alto, e fará com que ocorra atitudes anti éticas.

    ResponderExcluir