terça-feira, 14 de maio de 2013

17 maio


17 maio

Questões éticas nas empresas / Princípios, valores e padrões (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 141-153); 

Modelos da empresa capitalista liberal e social / Modelos da empresa do trabalho solidário (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 154-171);

Responsabilidade social / Código de ética empresarial (ALONSO, LOPEZ, CASTRUCCI, 2008, 175-188);

12 comentários:

  1. A empresa é a conjunção do trabalho de várias pessoas para realizar determinados objetivos, dentro a organização mudam continuamente os modos de organizar e de realizar o trabalho, e também as formas de se relacionarem entre si quantos trabalham na empresa.
    A ética empresarial implica tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma, a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para a frente.
    Segundo Ruiz (2008) os problemas éticos são distintos, nas duas fazes da vida da empresa: na sua constituição e na sua operação.
    Na sua constituição podem surgir; Injustiça, desequilíbrio entre capital e trabalho e fixação de normas à medida do capitalismo. Na sua operação podem surgir problemas com os empregados, fornecedores, clientes, etc.
    O conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do Mal.
    Os princípios da Ética Sociais eles tem precedência absoluta sobre os chamados valores e padrões comportamentais da empresa. Quando bem apanhados são de grande eficácia para estabelecer presença da ética na tomada de decisões. A empresa ética deve conduzir de tal maneira que seus princípios sejam fielmente observados, vale ressaltar que a empresa deve evitar infringir os princípios éticos da pessoa.
    Os valores éticos exprime necessidade ou utilidade das coisas, só podem ser atribuídos a pessoas, pois elas são os únicos que agem com conhecimento de certo e errado e com liberdade de agir. São indicadores da relevância ou do grau do atendimento aos princípios éticos
    Os padrões de comportamento devem ter como fundamento os princípios e os valores éticos, mas também exprimem necessidades operacionais de setores da empresa. A medida que a sociedade tem mais indivíduos, necessitando ser eficaz, os padrões tendem a aumentar.
    No modelo capitalista liberal os valores éticos são relativos: são praticados ou não conforme sua contribuição para o lucro. Não são valores absolutos, que se devam praticar sempre.
    O modelo da empresa social faz uma combinação coerente dos valores altruístas com a motivação do lucro, inserem as políticas e programas de qualidade e de valorização do cliente.
    Modelo da empresa do trabalho solidário: o traço forte desse modelo é a prioridade das pessoas sobre as coisas (bens de produção, ativos, patrimônio). Desse principio decorrem naturalmente as seguintes características: o reconhecimento da dignidade, o estimulo aos tipos societários sem capital e transparecia absoluta.
    A responsabilidade social é vista como um compromisso da empresa com relação à humanindade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho.
    A responsabilidade social serve de ação preventiva, pois o adiamento na solução de problemas da sociedade pode torná-la mais agudos e sua solução maus cara, com risco para a própria empresa.

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  2. A empresa é onde acontece uma junção de várias pessoas trabalhando para chegar a um determinado objetivo. Atualmente é falado sobre organizações, onde cada um tem sua função e exerce seu cargo dentro da empresa. Os autores passam a citar assim a Revolução industrial, onde surgia a fábrica o trabalho-máquina, dando origem a maior disciplina do trabalhador, se tratando de horários e de comprometimento. Surgiu o problema ético, o que prevalecia dentro da empresa? Os trabalhadores ou o capital?
    A política empresarial é baseada no comportamento ético, onde acontecem duas ordens, a ordem de fundo e a de conveniência. As razões de fundo são de extrema importância, é onde tudo melhora, o aprimoramento das pessoas, desenvolvendo suas qualidades pessoais. A razão de conveniência é a ética que atua sobre as causas sócias, o respeito, os direitos, a solidariedade. A empresa que criar sua cultura ética ela cria um laço interno que sempre a levará para frente. Os problemas dentro das empresas são grandes, as condutas antiéticas são também enormes, como: injustiça, desequilíbrio entre capital e trabalho, nas relações interpessoais etc. Sendo assim os membros da organização da empresa tende a pensar sobre o bem comum, não só da empresa, mas de todos em sua volta.
    O conjunto de dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade, e o principio de bem comum deve sempre ser um principio para a empresa. Esses seis princípios ajudam na tomada de decisão.
    De acordo com os autores valores éticos são indicadores da importância que cada pessoa da aos princípios éticos. As organizações devem apresentar seus valores, mantendo um ambiente mais saudável. Os padrões da empresa também devem seguir os princípios éticos, em cada departamento da empresa a um padrão diferente. Os que se destacam são aqueles que mostram a conduta, o valor da responsabilidade, o valor da lealdade.
    De acordo com os autores modelos são uma forma de representar a realidade. O modelo ético empresarial de Hobbes é caracterizado pelas seguintes formas: os seres humanos são egoístas, sempre agem de acordo com seu interesse, buscam sempre o poder, vivem sempre em uma guerra onde sempre um tem que ser melhor que o outro, buscam a segurança de todos, e abrem mão de seus direitos por conta de um líder que cuidara dessa segurança, por forma de leis e do poder de sanção.
    As características de desse modelo liberal são lucro máximo, competindo de todas as formas pra alcançar esse objetivo, ter um poder econômico alto, respeitar as leis pois elas são uma enorme garantia de sobrevivência da empresa, aceitar os valores éticos básicos desde que contribuam para o bem da empresa. Esse modelo ético é um menos indicado para a empresa utilizar, pois acontece sempre um imediatismo por resultado, por medo da sobrevivência da empresa, por mais que seus objetivos sejam de acordo com as leis a ética não compreende esses valores como corretos. Hoje em dia é muito melhor prezar resultados a longo prazo.
    Já nos fundamentos do outro modelo o ser humano é naturalmente social, ele adota os valores éticos os respeitando ao mesmo tempo que busca sempre a felicidade, ele junta o bem estar com a felicidade social harmonizando ambos fazendo ter a necessidade da ética social sempre priorizando o respeito e a solidariedade, a atitude perante a lei é sempre respeitada. As características desse modelo social a empresa deve crias produtos e serviços que beneficie os clientes atendendo sempre suas necessidades trazendo sempre a satisfação do mesmo. O lucro é somente uma consequência do objetivo principal, deve acontecer uma colaboração mutua, agindo sempre dentro da lei e além dela, e sempre priorizando os valores éticos.

    Tayná Nunes Cardoso

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  3. Seguindo os autores falam sobre o modelo solidário, suas características são: reconhecer a dignidade de todas as pessoas que fazem parte da organização, desde os trabalhadores até seus fornecedores, estimular sempre as cooperativas, as sociedades. Ter um maior desenvolvimento das pessoas que realizam seus trabalhos, prezando sempre suas necessidades. Acesso absoluto, sempre sendo transparentes em suas decisões. Esse modelo favorece a honestidade, a solidariedade, tendo o lema de “todos por um”.
    A responsabilidade social é um compromisso que a empresa tem com a sociedade, como o exemplo com as crianças abandonadas, com a alfabetização, com a saúde, assistência aos necessitados etc. A visão clássica e econômica acham que as únicas responsabilidades sociais da empresa são de maximizar os lucros de seus acionistas, eles argumentam que os problemas sócias devem ser atendidos pelos representantes do povo, seus políticos, não pelas empresas, as praticas sociais só iriam aumentar o poder que as empresas já possuem, podendo acontecer uma intervenção política. Já os defensores da causa social apontam pesquisas como o exemplo da pesquisa realizada na Universidade de Harvard, onde mostra que a boa relação da empresa com a comunidade geram lucro ao longo prazo. Mostram também que ao ajudar a sua comunidade sua imagem publica fica melhor, o governo passa também a evitar regulamentos na empresa e por fim é considerado essa tomada de atitude uma ação uma obrigação ética.
    O código ético de cada empresa deve partir do que ela é, sempre enfrentando seus problemas éticos. Cabe a comissão de ética da empresa proceder de acordo com o processo determinado no código, onde contam com sete passos: recebimento da representação ou denuncia ética, defesa prévia do denunciado, rejeição ou acolhimento da representação, defesa do denunciado que apresentara provas, audiência de instrução, razões finais de defesa e por fim o julgamento. Os membros dessa comissão devem ser pessoas com caráter, possuindo o domínio da ética. É conveniente que faça parte também dessa comissão ex empregados, membros de conselhos regionais. De acordo com os autores o desenvolver deve ser objetivo.

    Tayná Nunes Cardoso

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  4. O autor define a empresa como uma sociedade intermediária, constituída pelos homens, distinguindo-a pela sua finalidade, o trabalho.
    Nesta perspectiva, tem a finalidade de realizar determinados trabalhos através da conjuntura de esforços de pessoas. Atualmente tem-se empregado o termo organizações para designar os empreendimentos que visam e que não visam lucro.
    No ambiente profissional a ética é definida como “o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem e do mal” (p. 147).
    Esses princípios são: dignidade da pessoa, direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem e do mal.
    Em relação aos fundamentos do modelo de Empresa Capitalista Social, podemos considerar que: 1. O ser humano é natural e essencialmente social; 2. Buscar da felicidade com a adoção de valores éticos; 3. Compatibilizar o bem estar social com a felicidade individual; 4. Obediência a lei em todas as situações que os princípios e valores éticos exigem.
    A responsabilidade social é vista pelo autor como “um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de constas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem” (p.176).
    Em relação ao código de ética empresarial, pode-se afirmar que é um conjunto de normas éticas ditadas pela organização visando o bem comum.
    Neste cenário o código de ética deve partir da realidade de cada empresa, estabelecendo comportamento corretos, com o intuito de averiguar a sua própria problemática ética e enfrentá-la.

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  5. Para os autores a empresa é essencial para que o ser humano sobreviva, ela é um conjunto de trabalhos de um aglomerado de pessoas para realizar determinados fins. A forma de organizar e realizar o trabalho sempre muda. O trabalho em grupo sempre existiu desde que uma pessoa sozinha não consiga realizar o que lhe é proposto. Atividade empresarial é o objetivo do ser humano com empenho e esforço, essa atividade é integrada tanto por operários como por administradores e a ética esta presente em todas as atividades empresariais porque deve sempre estar presente nos seres humanos.
    Nos dias atuais fala-se muito em organizações, onde convivem muitas pessoas com funções distintas umas com autoridades e outras subordinadas em atividades administrativas e produtivas sempre buscando o bem comum. Como isso as pessoas devem estar pautas pela ética.
    Alonso, Lopez, Castrucci (2008) o intuito não é narra a história da ética no mundo dos negócios e sim considerar um momento critico a Revolução Industrial, onde parte da mão de obra humana foi substituída por máquinas a vapor. Onde surgiu a comodidade pelo menor esforço nos trabalho, mas exigiu do ser humana uma maior disciplina. Onde surgiu o problema ético, referente a valores entre seres humanos e as máquinas. O principio ético fundamental é a dignidade da pessoa, as empresas capitalistas ofendem isso quando prioriza o capital.
    A conduta ética dentro da empresa apresenta-se de duas formas, fundos e conveniência. Fundos ajuda a que cada um busque os degraus do seu auto aperfeiçoamento, não existe comportamento ético sem qualidade no trabalho. Conveniência quando empresa atua para os princípios éticos sociais recebe reconhecimento interno e externo.
    Em todos os lugares vamos encontrar pessoas e empresas éticas e antiéticas, devemos sempre nos perguntar se gostaríamos que fizessem com a gente o que fazemos com os outros assim conseguiremos ver o que seria correto ou incorreto.
    A ética é de suma importância nas empresas e consiste num complexo conjunto de atos humanos. Ética não é uma prioridade íntima da razão ou do coração ela extravasa e aparece nas relações humanas e empresariais. Alonso, Lopez, Castrucci (2008) define ética empresarial “conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal”.
    Nas empresas existem normas, politicas, diretrizes e um monte de aspecto que norteia e regulamenta a vida da empresa e tudo deveria ser ético ou baseado nos princípios e valores éticos assim criaria padrões de comportamentos.
    Leidiane Cristina da Silva

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  6. No modelo capitalista liberal os valores éticos são praticados de forma que tragam lucros para empresa, se não trazer vantagens não serão praticados. Neste modelo o mais visado é o lucro.
    O modelo capitalista social interage a ética com os lucros, trabalha a ética como estratégia do negocio é através dela que eles trabalham para atingirem lucros. Neste modelo pensa-se no social no humano nos valores pessoais para criarem os empresariais.
    No modelo trabalho solidário os valores éticos são evidentes, neste modelo coloca o seres humanos na frente dos bens, prega a solidariedade entre as pessoas. Segundo o autor por trás da solidariedade esta atuando o mandamento cristão “amem-se uns aos outros”. Na realização deste modelo exige prudência por mais que tenha agido eticamente e da melhor forma possível, pode não conseguir atingir os objetivos.
    Responsabilidade social é uma forma ética de a empresa ajudar a sociedade em geral, vê que a empresa tem obrigação com isso por utilizar dos recursos naturais deveria devolver isso de alguma forma. A responsabilidade social deveria ser feita de forma a prevenir, porque ter um menor custo. A empresa sendo responsável socialmente melhora sua imagem perante governo e sociedade.
    O código de ética empresarial deve ser criado pelo que a empresa é, pois os eles não vão determinar o que a sociedade vai fazer e sim o que dever ser ético dentro de uma organização em especifico, para que aconteça o código de ética dentro de um empresa é preciso que os membro da comissão seja pessoas integras e que tenha pessoas de fora da empresa. Já existem vários conselhos que têm os códigos de ética de alguns profissionais como Conselho Regional de Administração que possui um código de ética do administrador quando ele atua numa empresa deve observar os códigos de ética da empresa e do conselho regional.

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  7. Elizamara Garcia
    A ética empresarial implica tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma, a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para a frente.
    A responsabilidade social “é vista como um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem.
    A responsabilidade social é uma tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida.
    Na elaboração de seus códigos de ética as empresas devem ser orientadas por algumas recomendações: 1 – pela presença de um consultor externo, que interprete a personalidade da empresa e os potenciais perigos de comportamento antiético, seja da empresa, seja de seus funcionários, clientes e fornecedores; 2 – pela representatividade, não só da direção, mas também de outros níveis da empresa, e do consultor, na comissão encarregada de realizar o Código; 3 – pelo processo de divulgação e implantação.

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  8. O autor define que ética empresarial é um conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem ou do mal.
    O autor Vê a responsabilidade social como um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de constas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem.
    Os códigos de ética das empresas devem ser norteadas por algumas recomendações: a presença de um consultor externo, que interprete a personalidade da empresa e os potenciais perigos de comportamento antiético, seja da empresa, seja de seus funcionários, clientes e fornecedores; a representatividade, não só da direção, mas também de outros níveis da empresa, e do consultor, na comissão encarregada de realizar o Código e pelo processo de divulgação e implantação.
    A política empresarial se baseia no comportamento ético, onde acontecem duas ordens, a ordem de fundo e a de conveniência. As razões de fundo possuem extrema importância, isso traz as melhoras, o aprimoramento das pessoas, desenvolvendo suas qualidades pessoais.

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  9. EUDES FERNANDO
    Toda empresa é o conjunto do trabalho de várias pessoas prontas e preparadas para efetuar determinados objetivos, e na organização mudam continuamente as maneiras de organizar e de desenvolver o trabalho, e também as formas de se relacionarem entre si quantos trabalham na empresa.
    Ética empresarial tem tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma, a organização que encara de frente a sua vida ética desenvolve uma energia interna para suas grandes metas.
    A política empresarial tem seus princípios no comportamento ético, onde acontecem duas ordens, a ordem de fundo e a de conveniência. Essas razões de fundo são de suma importância, é onde tudo fica mais eficiente, o treinamento das pessoas, desenvolvendo suas características de qualidades . A razão de conveniência é a ética que atua sobre as causas sócias, o respeito, os direitos, a solidariedade. A organização que criar sua cultura ética ela cria um laço interno forte que sempre a levará para alcançar seus objetivos
    A responsabilidade social é vista pelo autor como “um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de constas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem” (p.176).
    Se tratando da relação ao código de ética empresarial, afirma-se que é um conjunto de normas éticas ditadas pela organização visando o bem comum e o bom relacionamento em grupo.





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  10. Segundo os autores, relatam as características de como reconhecer as pessoas que fazem parte da organização tendo como premissa estimular o bem para a sociedade, em prol de favorecer os integrantes da empresa, bem como seus familiares, onde a solidariedade represente o objetivo de todos.
    A ética empresarial tem por objetivo delinear a ética de seus colaboradores, pois a empresa dissemina sua cultura, onde uma pessoa que não possui caráter compatível com a mesma pouco provável permanecer na empresa, seguindo a energia positiva que há move.
    No ambiente profissional a ética é definida como “o conjunto de princípios, valores e padrões que regula o comportamento das atividades da empresa do ponto de vista do bem e do mal” (p. 147).
    A responsabilidade social é vista pelo autor como “um compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem” (p.176).Portanto ditam as normas, visando o bem comum.
    Acadêmico
    Luciano Costa Maia

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  11. Questões Éticas na Empresa
    Conforme Alonso ET. AL. (2008) desde o inicio da civilização, já se existia um código de ética; ou seja já havia uma noção do modo de agir, ou seja, o que era certo ou errado desde os primórdios. Com o passar do tempo, os indivíduos passaram a trabalhar em grupo, desenvolveram comércios e na atualidade é comum a discussão sobre questões éticas nas empresas. Uma vez que cada membro tem uma cultura específica com princípios e valores diferente, tal diversidade é um fator de alta relevância para a administração.
    Sob tal paradigma Alonso Et. AL. (2008) afirmam que as atividades desenvolvidas na empresa é uma associação entre as atividades dos funcionários e gestores e, uma vez que a ética norteia todos os atos humanos, desta maneira a ética está presente em toda atividade empresarial. Portanto cabe a empresa direcionar seus colaboradores, apontando o que pode ou não ser realizado no ambiente de trabalho.
    A discussão do que seria ou não ético dentro de uma mepresa conforme os autores teve inicio no decorrer da revolução industrial, onde a questão de estabelecer quem , entre pessoa ou recurso, teria mais valor foi bastante explorada.
    Assim Alonso Et. AL. (2008), alegam que o comportamento ético pode ser apresentado em duas ordens destintas, as razões de conveniencia e razões de fundo. A primeira lembra que a empresa ética trabalha com princípios éticos sociais, como respeito à dignidade pessoal, solidariedade, o que origina valor agregado à empresa, pois será conhecida pelos clientes e pala sociedade, ou seja, terá sucesso no mercado. Já a segunda tem como fundamento que tudopode melhorar, ou seja, no comportamento com os colegas, no aprimoramento de suas qualidades, enfim a ética torna os individuos honrados.
    Apesar das condutas éticas agirem em benefício da própria empresa, há casos, onde para obter maior lucratividade, administradores se envolvem em procedimentos antiéticos tais como: adulterações de produtos, fraudes, extorsões, levando ao fracasso da corporação.
    Princípios, Valores e Padrões
    Na concepção dos autores a ética é um elo entre os atos e as pessoas, todavia, não sendo prioridade exclusiva dos sentimentos ou da razão, ela é superior, encontra-se na formação moral da empresa, estabelecendo como os princípios, valores e padrões devem regular o comportamento das atividades empresariais para o bem ou mal. Tais padrões, princípios e valores, conforme os autores, é formado pelos próprios membros da organização no intuito de possibilitar sua existência no mercado, assim como direcionar os colaboradores a buscar o sucesso da empresa. A qualidade que faz estimável algo ou alguma coisa é denominada de VALOR. Geralmente no meio empresarial é um bem com qualidade superior e são medidos em função dos preços.
    Contudo, o valor pode ser estético, sentimental, político, social ou ético. Os valores éticos guiam o indivíduo a uma boa relação para com os demais indivíduos e para com a sociedade, pois trata de honestidade, do respeito para o outrem, da solidariedade.
    Alonso Et. AL. (2008) afirmam que os valores colocados em pratica são de suma importância para que a empresa tenha um ambiente sadio e incitam as virtudes das pessoas que formam esse contexto.

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  12. O melhor planejamento ético, por si só, não implica sucesso nem ganho material. O melhor planejamento significa que, embora sem segurança total, se vai pelo melhor caminho, pela melhor forma de alcançar resultados satisfatórios para todos
    Para que a organização consiga desenvolver a responsabilidade social, a ética precisa existir principalmente dentro da administração e na essência de cada pessoa que colabora com a empresa. Quando um ambiente de trabalho é constituído de bons exemplos e incentivos saudáveis, resulta em maior satisfação de todos no desempenho das tarefas
    A Responsabilidade social é compreendida como um compromisso das empresas com relação à população em geral.
    Existem duas formas de visualizar a responsabilidade social de uma instituição, a clássica, onde os executivos buscam somente maximizar o lucro dos acionistas, já a contemporânea está voltada para a proteção e a melhoria da qualidade de vida oferecida.
    Responsabilidade social é realizada espontaneamente em prol da sociedade, obrigações sociais são direitos legais e contratuais, como salários
    Um código de ética empresarial é um conjunto de normas éticas ditadas pela autoridade empresarial com vistas ao bem comum. Nele estão previstas medida repressiva – advertências, suspensão e exclusão.

    (Não consegui postar antes devido a problema de conexão)

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