quinta-feira, 18 de abril de 2013

19 abr 2013 - Ética

19 abr 

O porquê da ética (SUNG, SILVA, 1995, 11-24); 

Problemas da ética (VALLS, 2008, 7-23); 


(Contexto e questão de pesquisa);

10 comentários:

  1. Conversando sobre ética e sociedade, Silva e Sung (2008) e O que é ética, Valls (2006).
    Hugo Manuel Bastos

    Sung e Silva (2008) em seu texto começam dizendo que existem varias questões que nos perguntamos a nós mesmos se é certo ou errado, se é justo ou não, o porque de nós fazermos certa coisa e são estas questões que determinam os passos concretos de nossas vidas.
    Seguindo esta linha de pensamentos, os autores abordam os conceitos de ética e moral, que para ele é, respectivamente, o conjunto de práticas morais de uma sociedade e as normas que devemos seguir dentro de um grupo social para que não haja conflitos. Ressalta ainda que não nascemos pré-programados, existirá certas situação que não saberemos o que fazer e também não somos predestinados, determinados pelo destino ou por Deus. O ser humano deve construir seu ser.
    Os mesmos autores acima, explicam ainda que as indagações éticas que fazemos para nós mesmos é uma das experiências humanas fundamentais, pois ela nos mostrara a liberdade frente a situações injustas e nos permitira desvendar o mal que está disfarçado. Falam também que somos responsáveis pelos nossos atos e pelas suas consequências.
    Portanto somos seres morais e vivemos em uma sociedade de normas e valores para que haja a convivências social, e iremos descobrir a diferença entre o ser e dever-ser e a vontade de construir um futuro melhor que o presente.
    Valls (2006) começa abordando que a ética é um estudo sobre os costumes ou as ações humanas onde ele separa os problemas da ética em dois campos: os problemas gerais (liberdade, consciência, valores) e problemas específicos (ética profissional, ética política, etica sexual). Ele ainda explica que um comportamento correto em ética é aquele que é adequado aos costumes vigentes de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Conversando sobre ética e sociedade, Silva e Sung (2008)
    Moral e ética
    Em nossa sociedade normas significam costumes, ditado como uma aceitação em massa, sem surgimento de questionamentos, sem criticas.
    Ao acontecer esses questionamentos, essas criticas surge a ética. Fazendo a analise dos fundamentos da moral.
    Todos nós devemos ter esse questionamento, fazer essa critica, não devemos nos prender a realidade da sociedade.
    Ética e condição humana
    Uma característica que nos move é a de construir o caráter, construir o nosso ser. Diferente um do outro, criando questionamentos e repostas diferentes para o mesmo.
    Indignação ética
    Devemos tirar da cabeça que existe uma realidade absoluta.
    Um exemplo que Sung e Silva(2008) cita como indignação ética é a escravidão, ninguém questionava o que estava acontecendo, era uma verdade absoluta, ninguém se rebelou diante a injustiça. A indignação ética é uma experiencia que mostra que as ações vistas como normais para a sociedade são injustas, fazendo com que queiramos mudar para não ver o mesmo no futuro.
    Intenções e efeitos
    De acordo com Sung e Silva(2008) toda ação tem sua consequência, e por trás de cada ação existe a motivação, onde podem ser conscientes ou inconscientes. Conscientes quando sabemos como estamos agindo, do seu proposito, temos um ato involuntário. Já o inconscientes como o próprio nome diz, são incorporações inconscientes das ideais morais. A ação humana pode ter um proposito intencional e no final acontecer o que eu queria, mas pode também ser não intencional, algo que não estava previsto.
    Conflitos inevitáveis
    Sung e Silva(2008) apontam os conflitos inevitáveis que teremos ao longo de nossas vidas, interesses a curto e a longo prazo. Como o exemplo da criança querer ir brincar que é um interesse a curto prazo, com o de passar de ano que seria a longo prazo. Esses pequenos interesses se cruzam de acordo com a vida passa, e temos que saber colocar um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens de cara interesse.
    O conflito entre o interesse pessoal e coletivo mostra que existe sim a preocupação em relação as outras pessoas, deixando claro que não podemos dar total preferencia aos nossos direitos, pois necessitamos de uma boa convivência com aquele que faz parte do nosso dia a dia. Colocar o que me interessa em primeiro lugar seria a concretização de que não precisamos de ninguém para viver, fazendo assim difícil a convivência social.
    Sung e Silva(2008) finalizam afirmando que sempre devemos ter a desconfiança dos valores morais da sociedade, ou do nosso próprio valor moral. Revelando assim que os valores acobertam os interesses particulares, que causam conflitos.

    O que é ética, Valls (2006).
    Os problemas da ética
    Para Valls(2006) a ética pode ser separada em dois campos de problemas: problemas gerais e fundamentais, e problemas específicos. A ética se distingui de outros estudos, possuindo varias dimensões. Como diferenciar se um suborno é um aspecto ético ou econômico? Ela nos ajuda a refletir sobre o julgamento de um homem, se ele é culpado ou não. De acordo que os anos passam a visão do errado e certo mudam, sendo de acordo com a cultura, com o lugar, fazendo assim surgir o questionamento de o que é certo ou errado no comportamento ético. É necessário conhecimento dos costumes dos lugares., uma ação seria considerada errada se ela fosse um novo comportamento indo contra os costumes aceitos por aquela sociedade.

    Tayná Nunes Cardoso

    ResponderExcluir
  3. ALUNA: PATRICIA QUEIROZ PELI


    O PORQUÊ DA ÉTICA

    As questões relacionadas à ética são realizadas através das situações presentes e dos problemas que nos levam a fazê-las. A ética surge em nosso cotidiano de acordo com os fatores que presenciamos ou estamos expostos.
    A ética surge entre o certo ou errado, como por exemplo, fatores sobre participar da vida de uma pessoa com problemas, política, poderes econômicos e outros. Às vezes nos sentimos bem sobre algumas situações, porém, nem sempre é ético ficar calado e acomodado com os problemas ao nosso redor que não nos atingem diretamente.
    A ética tem muito a ver com os valores morais de um individuo. Para (SUNG, SILVA, 1995, p.13), normas, normativo, normal, moral e costumes são palavras que estão interligadas em torno da questão que estamos analisando.
    Quando existem costumes e valores morais estabelecidos pela sociedade, muitas das vezes não existem discussões sobre determinados fatores. Porém, quando existem discordâncias surgem os fatores éticos ou discordâncias a sociedade: será que é ético?
    A ética não é apenas conhecer sobre a política, é também conhecer as necessidades para uma boa convivência social. Como a vida não é pré-programada surge à necessidade de determinarmos o que é certo ou errado para a sociedade e para a vida em si.
    Quando a indignação ética, a mesma nos mostra “como algo deveria ser feito” ou “o que deveria ser”. Uns exemplos que os autores nos trazem são a época da escravidão, onde os brancos acreditavam que os mesmos eram seres inferiores a eles. Neste caso a ética surgiu de acordo com opiniões de pessoas que percebiam que aquelas atitudes não eram as corretas.

    PROBLEMAS DA ÉTICA

    Normalmente a ética é entendida através de reflexões cientificas e filosóficas, onde as mesmas buscam entender os costumes humanos e diferenciá-los entre o certo ou o errado.
    Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas de ética profissional, de ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc (VALLS, 2008, p.8).
    Um exemplo quanto à ética se baseia até mesmo sobre as vendas de produtos, onde os mesmos possuem um valor de markup muito auto sobre o produto. Outros exemplos a serem dados, são os juros abusivos dos bancos ou lojas.

    ResponderExcluir
  4. Conversando Sobre Ética e Sociedade/Os Problemas da Ética

    De acordo com Sung e Silva (2008), todas as pessoas antes de realizar qualquer tarefa questionam se está certo ou não, se deve mesmo fazer tal tarefa. Isso acontece porque se segue as normas da sociedade, geralmente essas respostas são rápidas e quase automáticas, como se fosse uma formula ou receita existente há tempos. Quando se fala de normas da sociedade, refere-se aos valores morais, os quais são valores de uma sociedade que adquirem um caráter normativo, ou seja, obrigatório.
    A moral vem do latim mos, que significa costumes, por isso utiliza-se “bons costumes” como sinônimo de moral. Frequentemente, estudiosos diferenciam a ética da moral, onde visam distinguir o conjunto de praticas morais cristalizadas pelo costume e convenção social dos princípios teóricos, que as fundamentam ou criticam. Por isso se deve conhecer alguns pontos sobre a ética, não apenas como uma obrigação acadêmica, mas também como uma necessidade para a convivência social (SUNG E SILVA, 2008).
    Segundo Sung e Silva (2008), um fundamento principal de ética é que o ser humano não nasce pré-programado e nem é determinado pela natureza, ele simplesmente se constrói ou conquista seu ser, ou seja, ele não nasce pronto, se faz um ser humano, se torna pessoa, se torna moral e ético, e esse é o desafio de cada um, o processo de construção do ser. Assumindo a condição humana, com necessidades e liberdade, limites e potencialidades, o ser busca realizar o que deseja, tornando-se responsável por cada atitude e ato. Sendo assim, as pessoas são seres morais e as comunidades criam sistemas de valores e normas morais para viabilizar a convivência social.
    Valls (2006) relata que a ética é uma daquelas coisas que as pessoas sabem o que é, porém não sabem explicar. A mesma é entendida como um estudo ou cogitação, científica ou filosófica, e às vezes até teológica, sobre costumes e ações humanas. Costuma-se dividir os problemas teóricos da ética em dois pontos: um ponto são os problemas gerais e fundamentais; o outro ponto são os problemas científicos, de aplicação concreta, como os problemas de ética profissional, política, sexual, matrimonial e bioética.
    Os costumes mudam e o que ontem era errado poder ser aceito hoje, tem-se como exemplo a situação dos índios Xingu, o que é aceito entre eles, pode ser rejeitado em outros lugares, do mesmo país até. Então se pode considerar que a ética seria uma simples listagem das convenções sociais provisória de um povo ou região (VALLS, 2006).

    ResponderExcluir
  5. Problema de Pesquisa
    Segundo Valls (2006), os costumes mudam e o que ontem era errado poder ser aceito hoje, tem-se como exemplo a situação dos índios Xingu, o que é aceito entre eles, pode ser rejeitado em outros lugares, do mesmo país até. Então se pode considerar que a ética seria uma simples listagem das convenções sociais provisória de um povo ou região. Nesse mesmo ponto de vista pode-se dizer que algumas atitudes utilizadas pelos acadêmicos em relação aos professores, como assinar lista de presença para os amigos, passar cola, fazer trabalho e colocar o nome do amigo, pode ser considerado antiético pelos professores, porém entre os alunos isso é ético.
    Por outro lado, será que alguns professores aproveitam do poder para obrigar os alunos a fazerem o que eles querem, sem direito de negociação? Será que todos os professores são totalmente éticos em relação aos alunos? Com essas questões em ênfase cria-se o problema de pesquisa: “Os professores do curso de administração já aproveitaram do poder decisório em alguma situação antiética, em relação aos alunos?”.

    Objetivo Geral: descrever e analisar as atitudes e situações éticas e antiéticas dos professores com relação aos alunos.

    Objetivos Específicos:
    • Conceituar sobre ética e antiética.
    • Analisar a existência de situações e atitudes que possa haver a questão antiética dos professores com relação aos alunos.
    • Observar e estudar os fatos acontecidos.
    • E expor os resultados de pesquisa e ainda transmitir o conhecimento que foi adquirido a partir dos estudos realizados.

    ResponderExcluir
  6. O porquê da Ética
    Conforme Sung e Silva (2008) invariavelmente nos deparamos com problemas ou situações que nos compele a questionar o que realmente é errado e o que é certo. É de suma importância refletirmos sobre tais questões problemas, pois é por meio das mesmas que direcionamos o caminhar pela vida.
    Em regra adotamos as normas da sociedade ou do grupo social a qual desejamos pertecer, mediante a isto seus valores morais são promulgados e tornam-se obrigatórios, resultando no sentimento de estarmos dentro da normalidade.
    Em consonância à Sung e Silva (2008), moral denota costumes; já ética é conceituado por modo de ser ou caráter. Comumente pode-se usá-las como sinônimos, contudo quando distinguidas, Ética seria uma ponderação teórica que avalia ou repreende os princípios que conduzem um determinado sistema moral.
    Na visão dos autores os seres humanos em si, são seres inacabados que tem por desafio edificar-se e conquistar o seu ser; e o fato de serem livres os tornam responsáveis pelas conseqüências de suas atitudes, uma vez que a convivência humana está pautada dobre elas.
    A indignação ética é o fato de se rebelar perante a uma situação injusta ou desumana, sendo fundamental para desmascarar o mal disfarçado de normalidade e deste modo expor o bem e a justiça, motivando o ser humano a almejar e buscar construir um futuro melhor do que a realidade atual. (SUNG e SILVA, 2008)
    Sung e Silva (2008) salientam que por meio de um questionamento ético pode-se verificar as contradições que existem na vida humana, a exemplo, o conflito entre o interesse em curto prazo e os objetivos a médio ou longo prazo. Quando tais interesses se chocam, a melhor solução será analisar as desvantagens e vantagens de cada alternativa; isso permitirá atingir o bem maior sem recusar completamente os interesses imediatos.
    Em conformidade com os autores, outro conflito existente ocorre entre o interesse pessoal e coletivo. Mediante a tal conflito o homem é obrigado a pensar o que fazer em relação aos outros, sem que deixe de extinguir seus interesses pessoais, visto que, caso contrário estaria recusando o direito dos demais e professando que não necessitaria uns dos outros.
    A consciência ética é aquilo que surge frente aos conflitos enfrentados. Geralmente origina-se da desconfiança que os valores morais da sociedade encobrem algum interesse particular, não declarável ou inconsciente que irrompem com as próprias causas determinantes da moral. (SUNG e SILVA, 2008)
    Os Problemas da Ética
    Na concepção de Valls (2006) ética pode ser um estudo ou uma ponderação cientifica filosófica ou teológica sobre os costumes e ações do homem. Ao se estudar ética é possível verificar os problemas ligados à liberdade, à consciência moral e à lei, ao bem e o mal e problemas específicos de aplicação concreta, como ética profissional, ética sexual; matrimonial e ética política,.
    Segundo Valls (2006) uma importante questão a ser observada é o fato de os costumes mudarem, assim o que no passado era avaliado como errado, no presente pode ser aceito. Desta forma um comportamento correto em ética é aquele que se adequada aos costumes vigentes ou enquanto a maioria da sociedade aceitar. Isso implica em grandes debates em função das variações de costumes.
    Conforme Valls (2006) o movimento da reflexão interna e valorização da subjetividade teve inicio com Sócrates.
    Kant apud Valls (2006) acreditava que a igualdade entre os homens era fundamental para que ocorresse o desenvolvimento de uma ética em nível universal. Kant buscou subtrair da própria composição do sujeito humano, livre e racional a maneira de agir necessária e universal.

    ResponderExcluir
  7. As normas da sociedade têm muito a ver com os valores morais. A palavra moral vem do latim mos ( singular),e mores (plural) que significa costumes, assim a expressão é mais conhecida como bons costumes.
    A ética e a moral geralmente visam- se distinguir o conjunto de praticas morais cristalizadas pelo costume e convenção social dos princípios teóricos.
    Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. Mas a função fundamental é a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade.
    A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
    Para (SUNG e SILVA, 2008) devemos entender melhor e analisar certos tipos de perguntas, pois cada grupo social, cria respostas e soluções diferentes para cada tipo de problemas.Portanto o ser humano deve construir e conquistar o seu ser.
    Sung e Silva(2008) destacam conflitos inevitáveis como algo que teremos ao longo de nossa caminhada, pois sempre vão existir objetivos que vão ser de curto e longo prazo, outro conflito é o de interesse pessoal e coletivo, as pessoas perguntam sobre o que deve ou não fazer em relação às outras pessoas.
    A consciência ética surge de um conjunto diferente de uma simples assimilação de valores e normas morais vigentes na sociedade, como certa desconfiança, de que os valores morais da sociedade, encobrem algum interesse particular não confessável ou inconsciente que rompe com as próprias causas geradoras da moral.

    ResponderExcluir
  8. Sung e Silva (2008), afirmam que em nossas atividades diárias, varias vezes nos deparamos com questões às quais nos questionamos se esta acontecendo de forma correta ou não. Onde na maioria das vezes não nos indagamos quanto à isto e acabamos por responder de forma intuitiva e automática.
    Algumas normas que existem na sociedade diz respeito aos valores morais. Dessa forma, quanto todos aceitam as normas impostas pela sociedade, não existem indagações. Porém quando surge questionamentos sobre a validade desses costumes, existe a importância de se fundamentar os valores vividos,a partir daí, surge o conceito de ética que significa caráter.
    A ética se define por um conjunto de práticas morais de uma sociedade, ou também um conjunto de princípios que norteiam as praticas de ações.
    Os autores afirmam, que o as pessoas devem construir ou conquistar o seu ser, pois nos seres humanos, nos tornamos pessoas, onde nosso maior desafio é construirmos nosso ser.
    Sobre a indagação ética, Sung e Silva (2008) dizem que as perguntas: “Devo fazer” ou “Deveria ser”, nos mostram a diferença que existe entre o ser e o dever-ser.
    Já intenções e efeitos se refere a quando assumimos nossa condição humana com necessidade e liberdade, limites e potencialidades, onde buscamos realizar nosso ser, e nos tornamos responsáveis pelas nossas atitudes e atos.
    Alguns conflitos podem existir , quando nos indagamos de forma ética. Um deles é o conflito que existe entre o interesse de curto prazo com os objetivos a médio e longo prazo.
    Existe também conflitos entre interesses pessoais e coletivos, pois se não houvessem, as pessoas buscariam somente algo de os favorecessem, dessa forma ignorando o interesses do coletivo.

    ResponderExcluir
  9. Hudson Schildt

    Dois textos estão presentes neste fichamento

    Os Problemas da Ética

    A ética pode ser um estudo ou uma ponderação cientifica filosófica ou teológica sobre os costumes e ações do homem. Ao se estudar ética é possível observar os problemas ligados à liberdade, à consciência moral e à lei, ao bem e o mal e problemas específicos de aplicação concreta, como ética profissional, ética sexual, matrimonial e ética política.
    Uma importante questão a ser observada é o fato de os costumes mudarem, assim o que no passado era avaliado como errado, no presente pode ser aceito. Desta forma um comportamento correto em ética é aquele que se adequa aos costumes vigentes ou enquanto a maioria da sociedade aceitar. Isso implica em grandes debates em função das variações de costumes.
    O movimento da reflexão interna e valorização da subjetividade teve seu início com Sócrates. A igualdade entre os homens é fundamental para que ocorra o desenvolvimento de uma ética em nível universal. Dessa forma pode-se observar o bem coletivo e assim o ganho será alcançado por todos.

    O Porquê da Ética

    Constantemente nos encontramos com problemas ou situações que nos levam a questionar o que realmente é errado e o que é certo. É muito importante refletirmos sobre estas questões problemas, pois é por meio das mesmas que podemos dar sentido ao caminho da vida.
    Em regra seguimos as normas da sociedade ou do grupo social a qual desejamos pertecer, mediante a isto seus valores morais são promulgados e tornam-se obrigatórios, resultando no sentimento de estarmos inseridos na normalidade.
    A moral denota costumes, já ética é conceituada pelo modo de ser ou de agir. Comumente pode-se usar as duas palavras como sinônimos, contudo quando distinguidas, a ética seria uma avaliação teórica que pondera ou repreende os princípios que conduzem um determinado sistema moral.
    Os seres humanos são seres inacabados que tem por desafio edificar-se e conquistar o seu ser; e o fato de serem livres os torna responsáveis pelas consequências de suas atitudes, uma vez que a convivência humana está pautada sobre elas.
    A frustração ética é o fato de se rebelar perante a uma situação injusta ou desumana, sendo fundamental para desmascarar o mal disfarçado de normalidade e deste modo expor o bem e a justiça, levando o ser humano a almejar e buscar construir um futuro melhor do que a realidade atual.
    Por meio de um questionamento ético pode-se verificar as contradições que existem na vida humana, a exemplo, o conflito entre o interesse em curto prazo e os objetivos a médio ou longo prazo. Quando tais interesses se chocam, a melhor solução será analisar as desvantagens e vantagens de cada alternativa, isso permitirá atingir o bem maior sem recusar completamente os interesses imediatos.
    Outro conflito é o que ocorre entre o interesse pessoal e coletivo. Frente este conflito o homem é obrigado a pensar o que fazer em relação aos outros, sem que deixe de extinguir seus interesses pessoais. Caso contrário estaria recusando o direito dos demais e professando que não necessitaria uns dos outros.
    A consciência ética é aquilo que surge frente aos conflitos enfrentados. Geralmente origina-se da desconfiança que os valores morais da sociedade encobrem algum interesse particular, não declarável ou inconsciente que irrompem com as próprias causas determinantes da moral.
    A sociedade necessita da ética para caminhar e se desenvolver o coletivo e o individual, eles devem estar voltados ao bem de todos, sem que a minoria seja esquecida, nem a maioria sofra em benefício de poucos.

    ResponderExcluir
  10. Conversando sobre ética e sociedade
    Luciano Costa Maia
    O problema da ética no Brasil é um caso sério a ser trado, pois a cultura do país não da muita atenção a estes problemas, não estamos acostumados a refletir sobre menores abandonados, fome, corrupção etc. Geralmente seguimos normas da sociedade ou nosso grupo social e nos sentimos dentro da normalidade, e não nos importamos com as atitudes ou ações tomadas pelos os outros.
    Moral e ética existe dentro das variáveis que acontecem em cada sociedade, pois talvez coisas que não são éticas para uns são para outras e assim por diante, porém surge a necessidade de fundamentar estes valores de forma teórica, para que estes valores sejam vividos de forma prática. A diferença da ética com a moral geralmente visa distinguir o conjunto das práticas morais cristalizadas pelo costume e convenção social dos princípios teóricos.
    Conhecer alguns pontos fundamentais sobre a ética não apenas uma questão acadêmica ou restrita a alguns momentos em que a sociedade discute mais acalorada, como por exemplo, os problemas éticos na política. O ser humano deve então construir ou conquistar o seu ser, de forma a sermos diferentes dos animais.
    Um segundo ponto é a pergunta sobre o que devo fazer ou sobre o que deveria ser, só quando superarmos a visão da realidade existente em nosso país, poderá assim então imaginar, sonhar e pensar sobre outra realidade diferente e melhor. Um terceiro ponto é quando assumimos nossa condição humana com a necessidade, liberdade, limites e potencialidade e buscarmos realizar o nosso ser.
    Os questionamentos éticos revelam algumas condições que fazem parte de nossas vidas, ou seja, podem existir conflitos entre meu interesse em curto prazo e a meus objetivos a médio e longo prazo, para tanto podemos tomar como referencia nossa infância, a vontade de brincar sem parar e a vontade de passar de ano são dois objetivos bons, porém na maioria das vezes são contraditórios.
    Em resumo nós somos seres morais e as comunidades humanas sempre criam valores e normas morais para possibilitar a convivência social, porque não somos seres determinados pela natureza ou pelo destino e no processo de conquista descobrimos a diferença entre o ser e o dever-ser, sendo que para construir um futuro melhor se fazem necessários só não as boas intenções, mas também o controle sobre os feitos não intencionais de nossas ações.

    ResponderExcluir