quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Funcionamento do Blog: como fazer fichamentos/comentários

Os comentários devem ser identificados, é necessário ressaltar os principais conceitos do texto e uma conclusão do entendimento, isto deve ocorrer através de citações diretas e indiretas (conforme as normas científicas). Os fichamentos/comentários comporão, no máximo, 30% da nota referente a primeira avaliação e 20% da nota referente a segunda avaliação, previstas no plano de ensino.

Para fazer os comentários é preciso localizar a postagem que trata do tema que será comentado, uma vez localizado basta clicar na palavra comentários (em azul no final da postagem) e fazer o fichamento/comentário, finalizando clique em Postar comentário.

As postagens dos temas estarão no BLOG dez dias antes da data de encerramento do envio do fichamento/comentário. Os envios fora do prazo estipulado não serão avaliados.

Um comentário:

  1. Jerusa J. Bezerra dos Santos

    Introdução a ética

    De modo geral, os conceitos de ética e moral, quando referidos os modos e costumes que definem como os indivíduos se comportam em sociedade, são freqüentemente tomados como sinônimos.Contudo, como destacam Sung e Silva (1995), as diferenças entre essas noções podem ser evidenciadas desde a própria etimologia das palavras ¨moral¨e ëtica¨. O significado de moral vem do latim: (mores ) e se refere –se à maneira de se comportar regulada pelo uso. Em outras palavras, a moral é um conjunto de regras de conduta criadas em uma determinada época, ou por algum grupo de homens, ou comunidade. ( Sung e Silva, 1995 ,p.02)
    Por sua vez, a palavra ética vem do grego ethos, que também por significar ¨costume¨,leva à confusão com o termo moral. Na verdade,a ética é a parte da filosofia que se ocupa da reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. O conceito da ética é usado para se referir à teoria sobre a prática moral. ¨´Etica seria uma reflexão teórica que analisa e critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral¨(Sung e Silva,2004:13).Marconi(2000) aponta em seus estudos de crises corporativas que a ética, a honra e a integridade são as bases de formação de reputação e estas geraram negócios, os quais criaram empresas e carreiras.
    A ética no departamento de marketing é um reflexo da ética na cúpula e em todos os outros níveis da administração de uma empresa. Uma companhia, produto, serviço ou pessoa considerada ética é respeitada por todos.(Marconi,2000:08)
    Com a análise da ética ao que se diz em exercer uma profissão é fundamental que se cumpra os princípios éticos exercendo os fundamentos e princípios que regem e determina a um sistema moral. Uma empresa considerada ética tende a se destacar no mercado com uma visão de idoneidade e com responsabilidades diante da sociedade, portanto é necessário que a moral e os códigos de ética passem a ser rigorosos e fiscalizados com eficácia em corporações e profissionais, é importante que ser discutidos e remodelados por pessoas que direto ou indireto foi afetado.
    È importante que a comunicação seja uma ferramenta para prevenir e para solução de uma ética de responsabilidade com pessoas e instituições com uma dimensão coletiva .

    ResponderExcluir